Photobucket

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Um coração alegre—otimismo prático Prof. Armando Borges




coraçao-vermelho-imagens-recados-orkut-cartao-gifs



Tá difícil mas valeu aprender essa lição ao ler o texto abaixo.

Um coração alegre—otimismo prático
Prof. Armando Borges


“O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos” (Pv 17:22).
“Por Seu amor a Majestade do Céu Se fez de nenhuma reputação; por eles Ele veio a um mundo todo marcado e arruinado pela maldição. Ele trabalhou dia e noite para instruir, elevar e trazer alegria eterna a um povo desobediente e ingrato.” BS 24
“Deus reclama não apenas vossa benevolência, mas vossa fisionomia alegre, vossas palavras de esperança, vosso aperto de mão. Aliviai alguns dos aflitos de Deus. Alguns estão enfermos, e a esperança os abandonou. Devolvei-lhes aalegria. Há almas que perderam a coragem; falai com elas; por elas orai. Há os que necessitam do pão da vida. Lede-lhes a Palavra de Deus. Há uma enfermidade da alma que nenhum bálsamo pode alcançar, nenhum remédio curar. Orai por esses e trazei-os a Jesus. E em todo o vosso trabalho esteja Cristo presente para fazer impressões no coração humano. Manuscrito 105, 1898.” BS 71
“Ao passar Ele pelas cidades e aldeias, era como uma corrente vital, difundindo vida e alegria por onde quer que fosse.” BS 74
“Não deveis assumir a atitude de quem está demonstrando condescendência ao entrar em contato com famílias pobres. Falai-lhes como sendo eles parte da humanidade, tal como vós o sois. Eles não possuem luz e alegria bastantes, e por que não lhes proporcionar luz e alegria adicionais que lhes ilumine o caminho e encha-lhes o coração?” BS 90
“Imaginai essas mães, pálidas, cansadas, quase em desespero, mas decididas e perseverantes. Carregando seu fardo de sofrimentos, buscam o Salvador. Como são repelidas para trás pela multidão revolta, Cristo abre passo a passo caminho para elas, até que lhes fica ao lado. Brota-lhes no coração a esperança. Caem-lhes lágrimas de alegria ao Lhe atraírem a atenção, e fitarem os olhos que tanta piedade e amor exprimem.” CBV 38
“O amor difundido por Cristo por todo o ser é um poder vitalizante. Todo órgão vital - o cérebro, o coração, os nervos - esse amor toca, transmitindo cura. Por ele são despertadas para a atividade as mais altas energias do ser. Liberta a alma da culpa e da dor, da ansiedade e do cuidado que consomem as forças vitais. Vêm com ele serenidade e compostura. Implanta na alma uma alegria que coisa alguma terrestre pode destruir - alegria no Espírito Santo -alegria que comunica saúde e vida.” CBV 115
Sim, existem benefícios físicos para o riso e o pensamento alegre. O riso exercita os pulmões e estimula o sistema circulatório. Como resultado, uma taxa maior de oxigênio entra no sangue. O riso age como um relaxante e, a longo prazo, pode ser associado à suave diminuição da pressão sanguínea. O riso aumenta a produção das endorfinas, que acalmam e relaxam a mente, aliviam a dor, elevam o humor e aumentam a atividade do sistema imunológico. Esse otimismo e coração alegre é completamente apropriado, porque está fundamentado no conhecimento de que Deus está no controle de nossa vida.
O riso em muitos casos, no entanto, está  relacionado à exposição ao ridículo e portanto é um escárnio. A bíblia não registra Jesus rindo mas sim Ele era feliz e difundia alegria. A alegria e a gratidão juntas podem levar ao riso. Rir de alegria.
Sabemos que não é possível ser alegre e rir continuamente. Mas podemos manter uma atitude de confiança em Deus e enxergarmos as motivações para viver presentes em cada um de nós.

6. Como se pode aplicar na prática a promessa de Isaías 26:1-4?
“Naquele dia se entoará este cântico na terra de Judá: Temos uma cidade forte, a que Deus pôs a salvação por muros e antemuros. Abri as portas, para que entre nelas a nação justa, que observa a verdade. Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti. Confiai no Senhor perpetuamente; porque o Senhor Deus é uma rocha eterna”. Isaías 26:1-4
Aqui está a fonte da verdadeira alegria. A mente centrada na cidade santa. A confiança na salvação provida por Jesus. A consciência pura diante do dever cumprido e a habilitação para a cidadania celestial.
Quando nossa mente está firme em Deus e confiamos nEle, colhemos benefícios definidos. Estudos mostram que o hábito de considerar os outros de maneira positiva e benevolente afeta positivamente nossa resistência à infecção (e também nos torna agradáveis aos outros!). Quando cultivamos e nutrimos nosso relacionamento com Cristo, a saúde física é beneficiada, e podemos ter cura emocional e espiritual, o que também pode ajudar na cura física.  Provérbios 17:22 traz uma escolha: o coração alegre faz bem; o espírito abatido tem efeitos negativos sobre todo o nosso ser. Davi aprendeu a importância dessa escolha e costumava se lembrar do cuidado de Deus nessa luta contínua.

7. Que esperança é apresentada no Salmo 27? Como podemos aplicar a nós mesmos essas palavras?
“O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei? Quando os malvados, meus adversários e meus inimigos, se chegaram contra mim, para comerem as minhas carnes, tropeçaram e caíram. Ainda que um exército me cercasse, o meu coração não temeria; ainda que a guerra se levantasse contra mim, nisto confiaria. Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e inquirir no seu templo. Porque no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão; no oculto do seu tabernáculo me esconderá; pôr-me-á sobre uma rocha. Também agora a minha cabeça será exaltada sobre os meus inimigos que estão em redor de mim; por isso oferecerei sacrifício de júbilo no seu tabernáculo; cantarei, sim, cantarei louvores ao Senhor. Ouve, Senhor, a minha voz quando clamo; tem também piedade de mim, e responde-me. Quando tu disseste: Buscai o meu rosto; o meu coração disse a ti: O teu rosto, Senhor, buscarei. Não escondas de mim a tua face, não rejeites ao teu servo com ira; tu foste a minha ajuda, não me deixes nem me desampares, ó Deus da minha salvação. Porque, quando meu pai e minha mãe me desampararem, o Senhor me recolherá. Ensina-me, Senhor, o teu caminho, e guia-me pela vereda direita, por causa dos meus inimigos. Não me entregues à vontade dos meus adversários; pois se levantaram falsas testemunhas contra mim, e os que respiram crueldade. Pereceria sem dúvida, se não cresse que veria a bondade do Senhor na terra dos viventes. Espera no Senhor, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor.” Salmo 27
Existe ampla evidência de que uma relação vibrante com Deus afeta nosso bem-estar total. Que mudanças você precisa fazer a fim de ter melhor relacionamento com o Senhor?
Estudo adicional
Leia Ellen G. White, A Ciência do Bom Viver, p. 241-259: ‘A Cura Mental”,

“Coisa alguma tende mais a promover a saúde do corpo e da mente do que um espírito de gratidão e louvor. É um positivo dever resistir à melancolia, às idéias e sentimentos de descontentamento - dever tão grande como é orar. Se nos destinamos ao Céu, como podemos ir qual bando de lamentadores, gemendo e queixando-nos por todo o caminho da casa de nosso Pai?” (Ellen G. White, A Ciência do Bom Viver, p. 251).
“Sem a cruz não teria o homem união com o Pai. Dela depende toda a nossa esperança. Daí brilha a luz do amor do Salvador; e quando ao pé da cruz o pecador contempla Aquele que morreu para salvá-lo, pode se rejubilar com grande alegria, pois seus pecados estão perdoados. Ao se ajoelhar em fé junto à cruz, terá alcançado o mais alto lugar que o homem pode atingir” (Ellen G. White, Atos dos Apóstolos. p. 209, 210).
“Nesta esperança de uma herança segura na Terra renovada se rejubilavam os primeiros cristãos, mesmo em tempos de severa prova e aflição. Alegrem-se por isso, se bem que agora é possível que vocês fiquem tristes por algum tempo, por causa dos muitos tipos de provações que vocês estão sofrendo. Essas provações são para mostrar que a fé que vocês têm é verdadeira. Pois até o ouro, que pode ser destruído, é provado pelo fogo. Da mesma maneira, a fé que vocês têm que vale muito mais do que o ouro, precisa ser provada para que continue firme. E assim vocês receberão aprovação, glória e honra, no dia em que Jesus Cristo for revelado. Vocês O amam, mesmo sem O terem visto, e crêem nEle, mesmo que não O estejam vendo agora. Assim vocês se alegram com uma alegria tão grande e gloriosa, que as palavras não podem descrever. Vocês têm essa alegria porque estão recebendo a sua salvação, que é o resultado da fé que possuem” (1 Pe 1:6-9, NTLH; Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 517,518).
Texto daqui


Fotorkut

Beijos meus, cheios de, fé esperança, paz e amor!


2 comentários:

  1. Linda postagem!
    Que Deus a abençoe sempre!
    Carinhosamente,
    Angela

    ResponderExcluir
  2. Lindo querida!Ser alegre é ser feliz.Nada nos torna mais conscientes da nossa liberdade e felicidade do que a alegria de viver.Que assim seja sempre!
    Minha linda amiga, por todas as lições de vida aprendidas e refletidas através dos textos publicados no teu Blog , o meu muito obrigada.
    Tenhas um belíssimo final de semana.Bjs Eloah

    ResponderExcluir

"Concedei-nos, Senhor, a serenidade necessária
Para aceitar as coisas que não podemos modificar,
Coragem para modificar aquelas que podemos,
E sabedoria para distinguir umas das outras".

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails