Minha filha Hevelyn e minha nora Príscila fizeram Magistério, portanto são professoras.
Mas quis o destino que elas seguissem caminhos diferentes. Bem que elas tentaram seguir a carreira, mas, principalmente minha filha fez vários concursos aqui na minha cidade (Campinas) e no meu Estado (SP), sem sucesso, pois todos os que ela participou foram cancelados por fraude. Uma pena pois na época dos concursos ela acalentava o grande sonho de ser uma Mestra, e com certeza o seria. Mas este sonho foi interrompido por pessoas sem ética e escrúpulos.
Quando do convite do carinhoso Amigo e Mestre Valdeir dono do Blog Ponderantes, logo me veio a mente o inesquecível filme Ao mestre com carinho, com o maravilhoso (Sidney Poitier).
Procurando na Internet, encontrei uma das melhores resenhas sobre esse filme, clique aqui e se emocione, assim como eu.
Me emocionei pois esse filme apesar de tão antigo é a realidade vivida por nossos Mestres nos dias de hoje. Os professores de hoje vivem a mesma realidade descrita no filme e com descomunal esforço tentam passar para seus alunos que a vida é boa e vale a pena ser vivida, são verdadeiramente uns heróis e guerreiros incansáveis.
Coloco aqui um pedacinho da resenha do SITE RATO DE BIBLIOTECA, o qual penso eu, define magistralmente nossos MESTRES sua garra e luta por ensino de qualidade e acima de tudo com mais HUMANIDADE::..-
" Aprendi com o Mestre dos Mestres que a arte de pensar é o tesouro dos sábios. Aprendi um pouco mais a pensar antes de reagir, a expor - e não impor - minhas ideias e a entender que cada pessoa é um ser único no palco da existência.
Aprendi com o Mestre da Sensibilidade a navegar nas águas da emoção, a não ter medo da dor, a procurar um profundo significado para a vida e a perceber que nas coisas mais simples e anónimas se escondem os segredos da felicidade.
Aprendi com o Mestre da Vida que viver é uma experiência única, belíssima, mas brevíssima. E, por saber que a vida passa tão rápido, sinto necessidade de compreender minhas limitações e aproveitar cada lágrima, sorriso, sucesso e fracasso como uma oportunidade preciosa de crescer.
Aprendi com o Mestre do Amor que a vida sem amor é um livro sem letras, uma primavera sem flores, uma pintura sem cores. Aprendi que o amor acalma a emoção, tranquiliza o pensamento, incendeia a motivação, rompe obstáculos intransponíveis e faz da vida uma agradável aventura, sem tédio, angústia ou solidão. Por tudo isso Jesus Cristo se tornou, para mim, um Mestre Inesquecível"
Parabéns por sua brilhante iniciativa meu querido Valdeir um MESTRE porreta como dizem os baiabos.
Bom e dignificante dia para você!
Rosane!
Obrigada a todos que são MESTRES e obrigada ao MESTRE DOS MESTRES, por ser tão bom e misericódioso conosco, nos dando pessoas tão íntegradas e abençoadas!
ResponderExcluirBom dia e boa blogagem a todos os participantes!
Beijos no coração!
Rô,
ResponderExcluirPost rico, héin?! Eu vi esse filme a primeira vez quando eu tinha 15 anos de idade e já sonhava ser professor.
Com o filme, eu me assustei, mas virei ídolo do personagem interpretado por Sidney.
Hoje, sou trintão e um pouco desmotivado com a Educação, mas o que me incentiva é ver que meus alunos carregam um pouco de mim. É maravilhoso encontrar um ex-aluno de 7 anos atrás e ouvir dele: "Aquilo que o senhor me falou, nunca esqueci. É tanto que aplicco isso em minha vida". E são essas vidas que faz um pouco mais feliz a minha vida.
Rô, obrigado por aceitar participar desta blogagem.
Abraços.
Olá vovó Rosane!
ResponderExcluirObrigada pela referência ao meu artigo, fico feliz que tenha gostado.
Parabéns a Hevelyn e a Priscila, e também a todos os professores, que têm uma missão muito importante, apesar de nem sempre reconhecida. Também tenho professores na família, e sei quais são as alegrias e dificuldades da profissão.
Grande abraço!
rO!
ResponderExcluirtAMBÉM ESTOU PARTICIPANDO DESSA COLETIVA.
iNFELIZMENTE, NÃO CONSEGUI ME ESCREVER. mAS ESTOU LÁ.
nÃO ABRIA A CX. DE INSCRIÇÃO. tE ESPERO NO BLOG UMA INTERAÇÃO DE AMIGOS.
TAMBÉM ESCOLHI A MÚSICA AO MESTRE COM CARINHO
COM CARINHO AMIGA
SANDRA
Eu não sabia dessa blogagem, tbm ando mais sumida que tudo, não é voinha??!!
ResponderExcluirMas os nossos professores brasileiros merecem todo o nosso respeito, pois eles estão aqui para ajudar na nossa educação e conhecimento!
Parabéns a todos os nossos mestres brasileiros!!!
Voinha beijos no seu coração!!
Eu te amo!!!
Gostei do filme e da abordagem do texto. E realmente, não conhecia esse clip. Vou guardá-lo agora nos meus favoritos para não esquecer! :)
ResponderExcluirAbraços e, parabéns pela participação na blogagem do Valdeir!
Vovó Rosane,
ResponderExcluirParabéns pelo seu post.
" Aprendi com o Mestre dos Mestres que a arte de pensar é o tesouro dos sábios..."Augusto Cury escreve com a alma.
Pensar é tudo,professores que levam seus alunos a reflexão e ao questionamento.
Preciso ver novalmente o filme "Ao Mestre com Carinho". E preciso preparar o balde e os lenços...
Abraços,
Marise.
Rô , que lindo post. Muito obrigada pela visita e parabéns pela linda participação. A música de Ao mestre com carinho é linda mesmo!
ResponderExcluirOi Rô,
ResponderExcluirParabéns para todos nós!!!
Tb estou na blogagem... No Ideias...
Já assisti este filme!!! E te indico outro melhor ainda!!!
ESCRITORES DA LIBERDADE!!! Vc vai se emocionar!!!
bjão
Olá Rosane,
ResponderExcluirAs blogagens coletivas têm isso de bom: conhecer outros espaços, outros blogs, outros pensamentos e, é claro, outras pessoas. Fonte rica em conhecimento e experiências. Adorei sua postagem. Parabéns a todos os professores! também participo dessa blogagem. Aguardo você por lá.
Abraço,
Roseli
Olá Rô,
ResponderExcluircompartilho com você, a alegria deste dia
Boas energias
Mari
Obrigado pela participação em meu blog...Amei a sua postagem...
ResponderExcluirJá sou seu seguidor...vou te linkar ao meu blog.
abraços
Hugo
Nosso-Cotidiano
Rô, não sabia que a sua filha e nora eram professoras. Em casa tenho o exemplo da minha mãe, que fazia a linha durona, mas enfim, acho que ela não se adaptaria aos dias atuais. Penso que no Brasil será necessário a adoção do sistema de tutoramento, onde um membro da família se responsabiliza pela educação com acompanhamento do ministério público. Assim as famílias darão mais valor ao ensino e aprendizado.
ResponderExcluirEste filme assisti a muitos anos, não me esqueço!
Boa blogagem! Beijus
Olá Rô!
ResponderExcluirSua postagem ficou excelente! quanto carinho aos nossos mestres e com sua sensibilidade fiquei emocionada com o post.
Adoro esse filme e sou apaixonada pelas obras de Augusto Cury.
Beijokas
Rô,
ResponderExcluirEsse seu texto está lindo!!! Completo, não falta nada. Amei!!! Parabéns pelo excelente trabalho e pelo carinho dedicado a nós.Beijos e muita saúde e paz.
A profissão de professor é tão bonita e importante para as pessoas, penas que não seja reconhecida como deveria ser e o salário é muito baixo também. Parabéns a tod@s @s professores do Brasil e do mundo!!!
ResponderExcluirBjks e bom final de semana.
Ro
Mamy's! Obrigada sempre pelo carinho e lembrança!
ResponderExcluirUma vez "tia", "tia" sempre! Aaee!!
Rô,
ResponderExcluirEstou voltando aqui para lhe agradecer pela homenagem que me fez no final do seu post.
É muito bom ser reconhecido e homenageado no Dia dos Professores.
Beijos e bom final de semana.
Rô,
ResponderExcluirbelíssima tua participação!
Assisti este filme inúmeras vezes e choro sempre, é lindo demais.
Nossos professores necessitam urgentemente de reconhecimento não só do governo e do estado como também da sociedade. Vivemos uma triste realidade que refletirá em nossos filhos e netos.
Também estou participando, se tiver um tempinho passa lá para conferir minha homenagem.
Doces beijos querida Rô e tenha um ótimo fim de semana...
Rô,
ResponderExcluirBelíssimo texto, grata pela homenagem a nós professores.
O filme é inesquecível, embora antigo continua atual.
Abraços,