Photobucket

sábado, 18 de julho de 2009

- O Critério da Verdade -

imagem aqui


O CRITÉRIO DA VERDADE


O que é, é. O que não é, não é. E pronto! A afirmação é simples, direta, radical, objetiva, cortante e óbvia. Mas, óbvia para quem? Podemos dizer que é óbvia para quem tem bom senso. Ótimo! Acontece, porém, que todos nós temos apegos desordenados, mais ou menos sob controle, os quais, à socapa, quais traidores disfarçados, tentam tomar o comando de nossas decisões e nos desviar do reto caminho. Em outras palavras, nem sempre somos realmente honestos conosco mesmos. E é aí que nossa sorte entra em rota de colisão, é aí que podemos por a perder as afirmações de fidelidade e os bons propósitos que tínhamos em mente.

Jesus deixou-nos afirmação altamente terapêutica, ao dizer: Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará (Jo 8, 32). Conhecer a verdade é um primeiro passo, é a verdade de nós mesmos, das pessoas que nos cercam, das oportunidades que surgem, principalmente do que Deus deseja de nós. Mas há o segundo passo, o de sermos coerentes com essa descoberta, o de darmos resposta lógica à realidade. Por aí vão a verdadeira objetividade, o senso do real, o senso do realizável. Pior que a mentira verbal, com que alguém diz com a boca o contrário do que pensa, é a mentira da vida, pela qual alguém age às avessas do que sabe ser o caminho da liberdade, do bem e da virtude. Por menos que nos agrade, as coisas são o que são e continuam sendo. Não adianta colocarmos óculos coloridos para disfarçar seu aspecto, por vezes menos sorridente para nós.

Outro nome dessa atitude é Humildade. Boa definição parece ser esta: amor à verdade, ainda que doa, pois a verdade nem sempre é gostosa de se sentir. Pode justamente ir de encontro, isto é, ser contrária, aos nossos impulsos e preferências mal-educadas. A realidade das coisas não pode ser impunemente negada, seja qual for a razão que nos tenha levado a distorcê-la. Se vivemos contra os princípios da honestidade interior, então tornamo-nos candidatos a cair no buraco que nós mesmos cavamos. É o que acontece com o cego imprudente, que pretende guiar outros cegos, sem ter treinamento e estofo par isso.

Por isso, propostas alegres e gostosas serão acolhidas com gratidão, momentos difíceis e incômodos também o precisam ser, desde que nada mais possamos fazer para contornar a situação e resolver os problemas iminentes. Cristo até pediu ao Pai que afastasse dele o cálice da Paixão e da morte, mas mostrou, uma vez mais, qual o modo adequado de agir: Não se faça a minha vontade, Pai, mas a tua (Lc 22, 42). Aceitação humilde e confiante do que não podia ser mudado, apesar das providências que ele procurara tomar. Isso é ser fiel a Deus e aos homens.

A humildade é ter visão de conjunto ou de sabedoria, enxergando tudo em relação com a grandeza incomparável de Deus. Diante dele só não somos nada porque ele nos tirou desse nada. Tudo que somos é dom seu, é gratuidade. A conquista do ideal de correspondermos ao fim para o qual fomos criados, supõe que tenhamos os pés firmemente apoiados no chão da verdade. Caso contrário, estaríamos perseguindo quimeras. A partir de imaginações vazias só se conseguem nuvens de fumaça inconsistente. A busca constante da verdade é condição sólida e necessária para a segurança de estarmos no bom caminho.

Espiritualidade Inaciana
Discernimento 6
Milton Paulo de Lacerda


"Sempre que você tem a verdade ela precisa ser dada com amor, ou a mensagem e o mensageiro serão rejeitados." (Mahatma Gandhi)

Bom tarde a todos(as)!
Rosane!



6 comentários:

  1. "A humildade é ter visão de conjunto ou de sabedoria, enxergando tudo em relação com a grandeza incomparável de Deus"

    Texto PERFEITO!

    Um grande beijo no seu coração, mãezinha! Dá um abração em todo mundo aí por mim, tá?

    ResponderExcluir
  2. Oi Rô,
    Sabe eu cresci com as palavras que minha mãe repetia: Sim, sim.Não, não.
    É logico que não levo ao pé da letra mas penso que deveria levar sempre.
    Não gosto de mentiras. Mentiras sinceras não me interessam.

    Beijão do amigão!

    ResponderExcluir
  3. Em nome da verdade, temos que declinar os nossos sentimentos humanos, que nos amarram sem permitir que voemos mais alto em busca da LIBERTAÇÃO;
    Rosane,
    obrigado pelas carinhosas palavras de FÉ, que os Anjos te guardem.
    Suelly

    ResponderExcluir
  4. Voinha que texto lindo e completo! Muito bom para começar a semana!! :)
    A verdade é algo completamente absoluta e indispensável!!!
    Beijos no seu lindo coração!!!!

    ...........................

    Voinha, e só uma pausa em meio a essas lindas e sinceras palavras que a senhora postou aqui. Quero te dizer que eu todos os dias agradeço por ter a senhora do meu lado. Tu és mais que amiga, é a minha voinha de coração que eu adotei para mim!!! Eu te amo muito, minha querida!!
    E eu te desejo feliz dia do amigo!!
    Beijos e muitos beijos

    ResponderExcluir
  5. A verdade, a busca da verdade....oh coisa complicada essa... principalmente quando temos consciência que nada somos e nada sabemos.
    Beijo no seu coração mainha, te amo!

    ResponderExcluir
  6. Você não é só minha mãezinha, é minha amiga mais querida!
    Amo você, hoje e sempre!

    FELIS DIA INTERNACIONAL DO AMIGO!!!

    ResponderExcluir

"Concedei-nos, Senhor, a serenidade necessária
Para aceitar as coisas que não podemos modificar,
Coragem para modificar aquelas que podemos,
E sabedoria para distinguir umas das outras".

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails