Photobucket

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

"O PASSADO,POR VERA PINHEIRO"




O PASSADO

 Por Vera Pinheiro

Passado é passado, já passou, portanto. Ele, o passado, pode receber umas visitinhas breves de nossas emoções para lembranças e aprendizados, mas não devemos fixar residência nele, pois, como apontam nossos pés, é para frente que se anda. Cultivar mágoas, ressentimentos, ódios, amarguras não faz parte de espíritos elevados, que buscam a luz divina para ascender a um patamar superior de sua caminhada. Devemos, isso sim, fazer um esforço por perdão e compaixão em relação aos nossos erros, em primeiro lugar, com os erros alheios e com os erros da humanidade toda, orando para que a compreensão e o amor se instalem entre os humanos.
Mas não basta orar, o exercício do perdão e da compaixão exige prática cotidiana, e os benefícios são imensos para todos, principalmente para os que conseguem fazê-lo. É difícil, porém, necessário ao engrandecimento de nossa alma, que é eterna e superior aos conflitos a que damos tanta importância, sendo tão menores do que parecem.
Na dúvida, ouve o teu coração, pois é através dele que os mestres falam. Ouve o que diz o teu Eu Superior, que fala quando silencias os tormentos. Segue teu instinto animal e vê que os animais não são rancorosos como os humanos. Na minha casa, de vez em quando, eles quase se matam, mas estão sempre juntos, são companheiros e lambem as feridas uns dos outros. Segue a tua intuição e não tenhas medo dela, pois o dom de intuir leva, geralmente, a acertar.
Quanto mais exercitamos o instinto, a intuição, o amor, o perdão e a compaixão, menos equívocos nós cometemos. Porém, como andamos por caminhos e em ritmos diferentes, é prudente tomar algum cuidado e perguntar o que queremos saber e o que não sabemos para evitar conclusões apressadas. Nos relacionamentos não é nada seguro substituir pergunta por suposição, porque nos equivocamos por conta da nossa imaginação fértil e por termos expectativas que vão além da realidade.
A família é berço do nosso aprendizado na terra, e não nos juntamos por acaso. A vida teve um propósito para aproximar e reunir pessoas. Viemos ao mundo depois de nossos pais e, segundo as minhas convicções, com as quais ninguém precisa concordar, ainda quando estamos no plano divino escolhemos nossa família, e creio na enorme importância do harmonioso entrelaçamento de vidas entre os que nos cercam.
Não importa o que o outro tenha feito, dá o teu perdão, mesmo que ele(a) não saiba disso. Esforcemo-nos na missão de conciliar e pacificar corações, ensinando amor, perdão e compaixão, que são sentimentos libertadores. Realmente é difícil, mas não impossível aquietar a nossa porção humana e deixar que se expresse o nosso aspecto divino, que nos liberta da opressão causada pelas emoções dolorosas que alguém nos causou. E vê bem, não precisas revidar, devolver, tampouco receber. Deixa passar. Busca compreender quem está em um processo evolutivo mais lento do que o teu, e se Deus Pai e a Grande Mãe são pacientes, por que não tentar sê-lo também? Não tentes consertar as pessoas, faz a tua parte que, em relação ao todo, tem enorme dimensão. Melhorar a nós mesmos é um exercício complexo, mas essencial à elevação de nosso espírito.
Todos nós estamos vinculados, não adianta tentar escapar dessa unidade. Uma boa razão para perdoar é que a vida é muito mais feliz se preenchida de afetos que unem corações para pulsar em uníssono nas mesmas emoções. Alguns acompanham nossa trajetória desde que surgimos no ventre da vida e viram o primeiro riso, a primeira lágrima, os primeiros sonhos da infância. Depois, a adolescência e a juventude permeadas de expectativas, enquanto escrevemos a existência todos os dias. Outras pessoas chegam mais tarde e de mãos dadas seguem conosco na trajetória existencial. Permanecem ao lado, fazendo parceria com nossos sonhos, são solidários e amorosos, vibram com as nossas vitórias e acreditam em nossos sucessos.
Não contabilizemos os que ferem, magoam ou nos abandonam. Lembremo-nos dos que estão em nossa vida e jamais querem partir de nós. Esses trazem alegria ao viver. Porém, aqueles outros nos ensinam a relevar, que é tão importante quanto perdoar e deixar no passado o que já passou e não sofrer mais por isso.
(*) Crônica publicada na edição de 5 e 6 de junho de 2010 do jornal A Razão (www.arazao.com.br) de Santa Maria, RS. 





Bom fim de semana,

com luz, paz, amor, fé e esperança!

Rosane!

7 comentários:

  1. A oração é um otimo exercicio para lehorarmos nós mesmos.
    Belo texto. E profundo.
    com carinho MOnica

    ResponderExcluir
  2. Rô, que fotos lindas dos filhos e netinho. Parabéns pela linda família e vc, elegantérrima. Excelente fds!

    ResponderExcluir
  3. Que maravilha de texto !!! Eu realmente concordo passado foi...aprendizado fica o resto deixa lá né!!
    muito reflexivo !

    bjks
    http://meninacajuina.blogspot.com/
    @Nanazudah

    ResponderExcluir
  4. Querida

    Se não fosse a oração, como seria que nos alimentávamos e sentíamos protecção?
    Gostei muito.
    Ah! não precisava colocar tanto em evidência...as coisas feitas com o coração só ao coração do outro se reconhece.
    Não ando muito bem nesta fase...
    muita coisa vem acontcendo, e sinceramente, sinto-me um pouco cansada, sobretudo desta blogosfera. Tanto assim que resolvi fechar os comentários. Afinal o que interessa é a passagem de algo significativo para que outros se revejam ou se relembrem, ou despertem! - o resto pouco importa, não ser algums pessoas amigas como tu e nada mais.
    Deixo-te o meu beijo e abraço especiais que so o coração sente.

    Sempre..
    Mariz

    ResponderExcluir
  5. Rô, fico muito feliz que tenhas achado a Verinha Pinheiro, ela é maravilhosa, adoro tudo o que ela escreve e hoje, 10/10/10, dia em que realmente inicia a era de aquário, temos que rezar e perdoar a todos, mas, principalmente a nós mesmas.
    Bjim, cosquirídia.

    ResponderExcluir
  6. Feliz dia das crianças para vc !, bjs lambuzados de carinho, Lu

    ResponderExcluir

  7. Estou só passando para desejar um belo dia.
    com carinho MOnica

    ResponderExcluir

"Concedei-nos, Senhor, a serenidade necessária
Para aceitar as coisas que não podemos modificar,
Coragem para modificar aquelas que podemos,
E sabedoria para distinguir umas das outras".

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails