Photobucket

terça-feira, 30 de março de 2010

"ACESSIBILIDADE" JÁ PENSOU NISSO? NÃO? ENTÃO PENSE!

Letra F e
 seu relevo
Teclado de computador com a letra F e seu relevo.
imagem aqui


Pensando no futuro bem próximo que está batendo as portas de minha família, comigo mesma, com meu marido e com minha mãe, desde ontem, depois de participar do aniversário de 91 anos de uma querida e extimada amiga de aula de pintura, Dona Elisinha, meu ícone de vida, voltei para casa pensando...será que eu chego???
E se chegar estaremos adptados para enfrentar n's problemas de espaço e conforto em nossa casa.
Não! respondeu a voz da minha conciência.
No meu blog de receitinhas e dicas da vovó Rô, fiz um post sobre a ACESSIBILIDADE EM NOSSAS CASAS, CONFIRA SE DESEJAR CLICANDO AQUI


E para isso acontecer fazer o que?
Fui a campo e pequisei::..

 
                       Símbolo Internacional da Acessibilidade.                                                                  Símbolo Internacional da Acessibilidade na Internet.
            Símbolo Internacional de Acesso                              Símbolo Internacional de Acesso na Internet
             
O que é ACESSIBILIDADE?


Texto extraído da home page : Acessibilidade comum um ambiente para todos

   A acessibilidade é um conceito ligado à qualidade do Projeto baseando-se num conjunto de especificações, de normas, de legislação e principalmente em conscientização das diversidades. Na sensibilização dos profissionais da área de Arquitetura e Engenharia, que formularão suporte técnico regional para soluções comuns nos níveis possíveis, estabelecendo exigências mínimas a serem observadas na acessibilidade do espaço edificado, quer seja ela de domínio privado ou público.
   Este trabalho levará os leitores a um contato com a NBR9050-1994, norma esta referencial técnica de acessibilidade sendo instrumento confiável e indicadora de critérios mínimos de qualidade e conforto ambiental.
   Aprender a lidar com as limitações impostas por séculos de barreiras arquitetônicas, que endurecem a percepção de projetistas e os levam a desperdiçar na Arquitetura sua vocação como veículo de integração social, e as possibilidades de ocupação democrática dos espaços construídos para todos indivíduos, independente de suas características físicas, sensoriais e mentais. A inserção do conceito de acessibilidade junto a esses profissionais servirá de fator multiplicador. 


 O que é acessibilidade na internet/
  

Acessibilidade da Internet

Amanda Meincke Melo, junho de 2005
A acessibilidade da Internet é caracterizada pela flexibilidade da informação e da interação relativa ao respectivo suporte de apresentação. Essa flexibilidade deve permitir a utilização da Internet por pessoas com necessidades especiais, bem como em diferentes ambientes e situações, por meio de vários equipamentos ou navegadores.
A ampliação do acesso a Web e a autonomia que o uso do computador pode proporcionar às pessoas com deficiência na realização de suas tarefas fomentaram várias iniciativas com vistas à acessibilidade da Internet. A definição de padrões para o design de páginas Web representa esforços para torná-la acessível aos cidadãos com deficiência, ao mesmo tempo em que beneficia outros grupos de usuários, em contextos de acesso diversificados.

Para que serve acessibilidade na internet?

A internet oferece serviços de utilidade pública, comerciais e de entretenimento, que podem ajudar a todos. Parece ser natural que as pessoas que tenham mais dificuldades de mobilidade para irem a um banco, supermercado, lojas de compras, de verificarem andamento de processos, lerem jornais e outros serviços que demandariam locomoção ou ajuda de outras pessoas para serem realizados, sejam nela incluídas, proporcionando-lhes liberdade de ação, comunicação e obtenção de informações.
Por outro lado, a diversidade de tecnologias atualmente empregadas na internet, acabou por dificultar sua plena disponibilidade para pessoas que, a princípio, não teriam dificuldade alguma de um acesso regular.
Sendo assim, muitas pessoas para poderem desfrutar dos serviços oferecidos, precisam que as páginas da web que os disponibiliza sejam codificadas dentro de determinados padrões, para que possam oferecer um acesso que sirva para o maior número de usuários possível. Esse é o objetivo de se fazer acessibilidade na web.
 fonte aqui
























O viídeo acima lhe ensina sobre custo e benefício

 No site ACESSIBILIDADE LEGAL, que você pode clicar na imagem, você poderá ficar por dentro de tudo o que é possível para facilitar a vida das pessoas que possívelmente estão precisando de ajuda.

Acessibilidade Legal

Enfim pessoas que eu amo, quem é que sabe o que pode acontecer amanhã?
ter conhecimento é sempre bom e um dever de todos nós!
Pense nisso!
Eu estou pensando e muito!


 Beijos de bom dia!
Rosane!



Um comentário:

  1. E isso ai Rô,nos pensamos em tudo até na aposentadoria a muito tempo....porque depois pode não ter mais jeito.
    Pois e Rô...mas e o medo de encher a boca da papagaia de Pisteche e sair no Datena....no horário que todo Brasil assiste...rsrsrrsrs

    ResponderExcluir

"Concedei-nos, Senhor, a serenidade necessária
Para aceitar as coisas que não podemos modificar,
Coragem para modificar aquelas que podemos,
E sabedoria para distinguir umas das outras".

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails