Photobucket

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

A lenda do Pelicano



A lenda do Palicano!

Enquanto o pelicano foi buscar alimento, uma cobra, escondida entre os galhos, dirigiu-se para o ninho. Os filhotes dormiam tranqüilamente. A cobra aproximou-se, e com um brilho de maldade nos olhos, deu início a matança. Uma mordida venenosa em cada um, e as pobres criaturinhas passaram diretamente do sono à morte.
Satisfeita, a cobra voltou para seu esconderijo a fim de observar a reação do pelicano. Dentro em pouco o pássaro estava de volta.
À vista de tal carnificina começou a chorar, e seu lamento era tão desesperado que todos os habitantes da floresta ouviram e se entristeceram.
- Que sentindo tem minha vida sem vocês? - disse o pobre pássaro, olhando para os filhotes mortos - quero morrer com vocês!
E pôs-se a bicar o próprio peito, bem no lugar do coração. O sangue jorrou da ferida e escorreu para cima dos filhotes que a cobra matara.
Porém de repente o pelicano agonizante teve um sobressalto. Seu sangue morno devolvera a vida aos filhotes. Seu amor ressuscitara-os. Então, finalmente feliz, morreu.

Leonardo da Vinci

Reflexão

Sempre e por toda parte a refeição foi símbolo de união. Para nós, cristãos, a refeição por excelência é a Eucaristia, com caráter de sacrifício e de ação de graças, como repetição do sacrifício de Cristo, do mistério pascal.
São Jerônimo, num comentário do Salmo 102, disse: “Sou como um pelicano do deserto, que fustiga o peito e alimenta com o próprio sangue os seus filhos”. Ele é o símbolo do sacrifício e da doação de si mesmo. E a Eucaristia é Jesus Cristo, como pão do céu, da paz e a salvação da humanidade.
A principal característica do pelicano é única: uma bolsa membranosa que prende o bico, duas ou três vezes maior que seu estômago, que tem a finalidade de armazenar alimento por um determinado tempo.
Assim, como a maioria das aves aquáticas, possui os dedos unidos por membranas. Eles são encontrados em todos os continentes, com exceção da Antártida; medindo até três metros, de uma asa a outra e pesando até 13 quilos. Os machos são normalmentemaiores e possuem bicos mais longos que as fêmeas e alimentam-se de peixes.
Na Europa medieval eram considerados animais especiais e zelosos que alimentavam os filhotes com o alimento que extraíam da sua própria bolsa e chegando a faltar alimento, dava-lhes o seu próprio sangue. Daí tornar-se um símbolo da Paixão de Cristo, da Eucaristia e da auto-imolação, costumando a sofrerem de uma doença que os deixavam com marca vermelha no peito. Outra versão de que eles costumavam matar os filhotes e, depois, ressuscitá-los com seu sangue, o que seria análogo ao sacrifício de Jesus.
Ó pássaro bom! Ó pelicano bom, Senhor Jesus! Temos consciência de que Eucaristia é a renovação da aliança do Senhor com os homens e que através dela se realiza de um modo contínuo a obra da Redenção. Temos convicção de que a Eucaristia é o sinal da unidade e vínculo da caridade e que também dela tende toda ação da Igreja e, ao mesmo tempo, é a fonte donde emana toda sua força (cf. SC. 522, 537, 537 e 600).
Que o pássaro bom nos ensine amar mais a Eucaristia, Sacramento no qual Jesus se acha presente, com seu corpo, sangue, alma e divindade. Ele é banquete sagrado, “o pelicano bom a nos inundar com vosso sangue, sangue no qual uma só gota pode salvar o mundo inteiro”


(Santo Tomás de Aquino).

Imagens tiradas do Google Imagens a tempos

“Porque vós sabeis que não é por bens perecíveis, como a prata e o ouro, que tendes sido resgatados da vossa vã maneira de viver, recebida por tradição de vossos pais, mas pelo precioso sangue de Cristo, o Cordeiro imaculado e sem defeito algum, aquele que foi predestinado antes da criação do mundo e que nos últimos tempos foi manifestado por amor de vós. ” (1 Pedro 1,18-20).
É o Sangue do Senhor que é derramado pela remissão dos nossos pecados, para que reatemos a amizade de filhos de Deus com o nosso Pai.



Pie pellicáne Jésu Domine,
Me immundum munda túo sánguine,
Cújus una stílla sálvum fácere
Tótum múndum quit ab ómni scélere.

tradução:
“Senhor Jesus, bondoso pelicano,
Lava-me, eu que sou imundo, em teu sangue
Pois que uma única gota faz salvar
todo o mundo e apagar todo pecado”



Bom fim de semana a todos(as)!

Rosane!

Recados e Imagens - Bom Fim de Semana - Orkut

10 comentários:

  1. Vó, eu fiquei tooda arrepiada aqui!!!
    Que mensagem linda!!!
    Que lição podemos aprender com o pelicano, isso que é amor!!!

    Beijooos e bom FDS!!

    ResponderExcluir
  2. Lindo post!
    Jesus é o fiel Pelicano... mas ao ler a lenda, lembrei-me do aborto... enquanto os animais se oferecem por seus filhos, tantas mães os matam dentro de seus ventres... Que Deus tenha piedade!
    Abraços e um ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir
  3. Que linda e triste estória. Obrigada.

    Olha, estou vindo aqui te avisar que os posts sobre a blogagem coletiva estao todos em um único blog para faciliatr que deseja lê-lo.

    O seu também está lá.

    Entao, dá uma passadinha por lá vê se está tudo bem prá você como tudo ficou por lá com o seu post.

    Aqui o link do blog: http://blog-blogagem.blogspot.com/

    Te desejo um ótimo final de semana.

    Abracos do Dácio e da Georgia

    ResponderExcluir
  4. Bom final de semana pra você também vovó!!! Bjks

    ResponderExcluir
  5. Trazendo sempre lindas mensagens pra nós, não é vovó? Eu não conhecia essa história sobre o pelicano e toda sua simblogia. Fiquei encantada.

    Beijos e mais beijos pra senhora!

    ResponderExcluir
  6. Amada de Deus...Que divino este post...Sou uma apaixonada por tudo que diz respeito ao Pelicano...Que analogia fantástica do pelicano e Jesus, o Divino Pelicano!E como o Pelicano é Palavra, quanta meditação Nele que se torna Caminho, Verdade e Vida!...Puxa, fiquei comovida...Vc tá bem? Muitas saudades...Jesus Amado e a Doce Mãezinha lhe abençoem e guardem nas Dobras de Seus Santos Mantos! Com muito amor, carinho, e mil bjos, sua irmãzinha.

    ResponderExcluir
  7. Lindo, Vó... e hoje é dia Dela, da Santa Eucaristia. Que ótimo ler essa reflexão em pleno domingo!^^

    beijos, beijos!

    ResponderExcluir
  8. ola minha linda! que bela lenda!
    é verdade, a refeiçao tanto do corpo quanto da alma é sagrada! temos que respeitar e saber que o amor també é algo que tem que ser alimentado!
    tenha uma excelente semana!

    ResponderExcluir
  9. Oi minha amada! Só pra dizer que tô rezando para que cumpra toda a sua linda missão de ajuda e apoio aos amados irmãozinhos em Deus!Conte sempre, sempre com minhas orações! Te amooooooooooo...

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

"Concedei-nos, Senhor, a serenidade necessária
Para aceitar as coisas que não podemos modificar,
Coragem para modificar aquelas que podemos,
E sabedoria para distinguir umas das outras".

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails