sexta-feira, 21 de novembro de 2008

A lenda do Pelicano



A lenda do Palicano!

Enquanto o pelicano foi buscar alimento, uma cobra, escondida entre os galhos, dirigiu-se para o ninho. Os filhotes dormiam tranqüilamente. A cobra aproximou-se, e com um brilho de maldade nos olhos, deu início a matança. Uma mordida venenosa em cada um, e as pobres criaturinhas passaram diretamente do sono à morte.
Satisfeita, a cobra voltou para seu esconderijo a fim de observar a reação do pelicano. Dentro em pouco o pássaro estava de volta.
À vista de tal carnificina começou a chorar, e seu lamento era tão desesperado que todos os habitantes da floresta ouviram e se entristeceram.
- Que sentindo tem minha vida sem vocês? - disse o pobre pássaro, olhando para os filhotes mortos - quero morrer com vocês!
E pôs-se a bicar o próprio peito, bem no lugar do coração. O sangue jorrou da ferida e escorreu para cima dos filhotes que a cobra matara.
Porém de repente o pelicano agonizante teve um sobressalto. Seu sangue morno devolvera a vida aos filhotes. Seu amor ressuscitara-os. Então, finalmente feliz, morreu.

Leonardo da Vinci

Reflexão

Sempre e por toda parte a refeição foi símbolo de união. Para nós, cristãos, a refeição por excelência é a Eucaristia, com caráter de sacrifício e de ação de graças, como repetição do sacrifício de Cristo, do mistério pascal.
São Jerônimo, num comentário do Salmo 102, disse: “Sou como um pelicano do deserto, que fustiga o peito e alimenta com o próprio sangue os seus filhos”. Ele é o símbolo do sacrifício e da doação de si mesmo. E a Eucaristia é Jesus Cristo, como pão do céu, da paz e a salvação da humanidade.
A principal característica do pelicano é única: uma bolsa membranosa que prende o bico, duas ou três vezes maior que seu estômago, que tem a finalidade de armazenar alimento por um determinado tempo.
Assim, como a maioria das aves aquáticas, possui os dedos unidos por membranas. Eles são encontrados em todos os continentes, com exceção da Antártida; medindo até três metros, de uma asa a outra e pesando até 13 quilos. Os machos são normalmentemaiores e possuem bicos mais longos que as fêmeas e alimentam-se de peixes.
Na Europa medieval eram considerados animais especiais e zelosos que alimentavam os filhotes com o alimento que extraíam da sua própria bolsa e chegando a faltar alimento, dava-lhes o seu próprio sangue. Daí tornar-se um símbolo da Paixão de Cristo, da Eucaristia e da auto-imolação, costumando a sofrerem de uma doença que os deixavam com marca vermelha no peito. Outra versão de que eles costumavam matar os filhotes e, depois, ressuscitá-los com seu sangue, o que seria análogo ao sacrifício de Jesus.
Ó pássaro bom! Ó pelicano bom, Senhor Jesus! Temos consciência de que Eucaristia é a renovação da aliança do Senhor com os homens e que através dela se realiza de um modo contínuo a obra da Redenção. Temos convicção de que a Eucaristia é o sinal da unidade e vínculo da caridade e que também dela tende toda ação da Igreja e, ao mesmo tempo, é a fonte donde emana toda sua força (cf. SC. 522, 537, 537 e 600).
Que o pássaro bom nos ensine amar mais a Eucaristia, Sacramento no qual Jesus se acha presente, com seu corpo, sangue, alma e divindade. Ele é banquete sagrado, “o pelicano bom a nos inundar com vosso sangue, sangue no qual uma só gota pode salvar o mundo inteiro”


(Santo Tomás de Aquino).

Imagens tiradas do Google Imagens a tempos

“Porque vós sabeis que não é por bens perecíveis, como a prata e o ouro, que tendes sido resgatados da vossa vã maneira de viver, recebida por tradição de vossos pais, mas pelo precioso sangue de Cristo, o Cordeiro imaculado e sem defeito algum, aquele que foi predestinado antes da criação do mundo e que nos últimos tempos foi manifestado por amor de vós. ” (1 Pedro 1,18-20).
É o Sangue do Senhor que é derramado pela remissão dos nossos pecados, para que reatemos a amizade de filhos de Deus com o nosso Pai.



Pie pellicáne Jésu Domine,
Me immundum munda túo sánguine,
Cújus una stílla sálvum fácere
Tótum múndum quit ab ómni scélere.

tradução:
“Senhor Jesus, bondoso pelicano,
Lava-me, eu que sou imundo, em teu sangue
Pois que uma única gota faz salvar
todo o mundo e apagar todo pecado”



Bom fim de semana a todos(as)!

Rosane!

Recados e Imagens - Bom Fim de Semana - Orkut

11 comentários:

  1. Vó, eu fiquei tooda arrepiada aqui!!!
    Que mensagem linda!!!
    Que lição podemos aprender com o pelicano, isso que é amor!!!

    Beijooos e bom FDS!!

    ResponderExcluir
  2. Lindo post!
    Jesus é o fiel Pelicano... mas ao ler a lenda, lembrei-me do aborto... enquanto os animais se oferecem por seus filhos, tantas mães os matam dentro de seus ventres... Que Deus tenha piedade!
    Abraços e um ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir
  3. Que linda e triste estória. Obrigada.

    Olha, estou vindo aqui te avisar que os posts sobre a blogagem coletiva estao todos em um único blog para faciliatr que deseja lê-lo.

    O seu também está lá.

    Entao, dá uma passadinha por lá vê se está tudo bem prá você como tudo ficou por lá com o seu post.

    Aqui o link do blog: http://blog-blogagem.blogspot.com/

    Te desejo um ótimo final de semana.

    Abracos do Dácio e da Georgia

    ResponderExcluir
  4. Bom final de semana pra você também vovó!!! Bjks

    ResponderExcluir
  5. Trazendo sempre lindas mensagens pra nós, não é vovó? Eu não conhecia essa história sobre o pelicano e toda sua simblogia. Fiquei encantada.

    Beijos e mais beijos pra senhora!

    ResponderExcluir
  6. Amada de Deus...Que divino este post...Sou uma apaixonada por tudo que diz respeito ao Pelicano...Que analogia fantástica do pelicano e Jesus, o Divino Pelicano!E como o Pelicano é Palavra, quanta meditação Nele que se torna Caminho, Verdade e Vida!...Puxa, fiquei comovida...Vc tá bem? Muitas saudades...Jesus Amado e a Doce Mãezinha lhe abençoem e guardem nas Dobras de Seus Santos Mantos! Com muito amor, carinho, e mil bjos, sua irmãzinha.

    ResponderExcluir
  7. Lindo, Vó... e hoje é dia Dela, da Santa Eucaristia. Que ótimo ler essa reflexão em pleno domingo!^^

    beijos, beijos!

    ResponderExcluir
  8. ola minha linda! que bela lenda!
    é verdade, a refeiçao tanto do corpo quanto da alma é sagrada! temos que respeitar e saber que o amor també é algo que tem que ser alimentado!
    tenha uma excelente semana!

    ResponderExcluir
  9. Oi minha amada! Só pra dizer que tô rezando para que cumpra toda a sua linda missão de ajuda e apoio aos amados irmãozinhos em Deus!Conte sempre, sempre com minhas orações! Te amooooooooooo...

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Irmãos que bom que comungamos do mesmo carisma e adoramos o mesmo DEUS!
    Meu nome é Carlos Lima e eu comento o Blog do Ministério Ultimatum de Jaú/SP que está em estúdio gravando o seu 1°CD que receberá o nome "Fiel Pelicano"!
    Glória-Fiel Pelicano é de autoria de Miriam Garcia integrante do Ministério Ultimatum.
    Linda e abençoada canção, convido a todos a visitar o Blog do Ministério Ultimatum e ouvir a música Fiel Pelicano na versão da Banda!
    Que DEUS abençoe a todos nós!!!
    Divulguem o Blog do Ministério Ultimatum , vamos evangelizar esse mundo tão sedento de DEUS!!!
    http://bandaultimatum.zip.net/

    ResponderExcluir

"Concedei-nos, Senhor, a serenidade necessária
Para aceitar as coisas que não podemos modificar,
Coragem para modificar aquelas que podemos,
E sabedoria para distinguir umas das outras".

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails