Photobucket

sexta-feira, 20 de junho de 2008

- Oração de São Francisco por Leonardo Boff - Poesia -

Onde houver desespero, que eu leve a esperança

O ser humano concreto é constituído por vários centros energéticos que conferem dinamismo à vida: o desejo, o instinto de sobrevivência, o cuidado, o amor, a capacidade de captar totalidades. Um dos principais é também a esperança, entendida não apenas como uma virtude, mas como um princípio gerador de muitas virtudes. A esperança é a energia básica que dinamiza todas as demais.
Podemos perder a fé e a consequência é uma aterradora ausência de sentido. Mas a vida continua. Podemos perder o amor e desaparece o brilho e a alegria de viver. Mas as pessoas sobrevivem e procuram um novo amor. No entanto, quando perdemos a esperança, desaparecem todas as razões para viver. A loucura, o suicídio e a morte são os fantasmas que rondam os que perderam a esperança. É o inferno do desespero.
As cenas de desespero são as mais terríveis: os olhos saltam das órbitas, os rostos deformam-se, as pessoas atiram-se dos andares mais altos, lançam-se ao mar encrespado, arremessam o carro ao abismo. Por medo de morrer, por vezes o desesperado mata-se. O desespero surge quando a pessoa é colocada numa situação sem saída e se vê encurralada.
Actualmente, entre as muitas situações de desespero, duas ressaltam sobremaneira: a miséria social e a consciência da morte próxima e inevitável. Mais de mil milhões de pessoas vivem abaixo do limiar da pobreza. Os números mal escondem o desespero dos que não sabem o que vão comer, onde vão dormir e como chegar ao dia de amanhã. A dor maior é ver os filhos sofrerem de fome e não saber a quem recorrer. É parca a solidariedade entre os humanos. As gerações futuras, ao olharem para o nosso tempo, condenar-nos-ão como bárbaros, inumanos e sem piedade, porque temos sido demasiado insensíveis perante os padecimentos dos nossos próprios irmãos e irmãs.
Quantos entram em desespero quando descobrem que a pessoa que lhes é mais querida tem sida ou que o cancro de um filho já produziu metástases nos principais órgãos vitais. Fecha-se o horizonte do futuro. A morte lança a sua sombra letal sobre a vida.
A ideia da morte anunciada é uma das realidades mais difíceis de serem digeridas pelo organismo espiritual humano. O primeiro sentimento é de injustiça: porquê eu, porquê ele ou ela, se há tantos perversos que mereceriam morrer antes? Depois vem a revolta: porquê morrer agora e não ao cumprir o ciclo da vida? Por fim surge a autovitimação: a pessoa sente-se vítima inocente de mecanismos incontroláveis da natureza e do próprio corpo, que de repente se torna estranho e traiçoeiro. Procuram-se, então, todos os possíveis caminhos de cura. Potencia-se a esperança de que haja médicos, curandeiros, paranormais, portadores de saberes secretos que nos possam salvar. Quando nada sustém a acção devastadora da morte, a pessoa rende-se e resigna-se. No entanto, milagres acontecem: nem sempre a cura tão procurada, mas a reelaboração do sentido da vida através de uma serena entrega a Deus. Por causa da fé, a morte deixa de ser para muitos um fantasma aterrador e transforma-se em serena libertação.
Como levar esperança? Perante as situações de injustiça, é o engajamento concreto contra elas que funda uma esperança histórica. Os processos vitoriosos de mudança – por menor que seja – abrem sempre um novo horizonte de esperança que confere sentido à vida e à luta.
Nos momentos de desamparo pessoal, mais do que muitas palavras, o importante é comunicar uma aura de serenidade e confiança aos desesperados. Essa aura só se conquista com a interiorização de convicções tão poderosas que passam a fazer parte do nosso ser: estamos nos braços do Pai e Mãe de infinita bondade. Por isso podemos entregar-nos aos seus cuidados. Por ventos favoráveis ou contrários, Deus conduzirá o nosso barco a porto seguro.
O caminho da vida pode ser tormentoso, mas o fim é bom e já está garantido pela certeza da ressurreição e pela promessa da vida eterna. A fénix renasce das cinzas e das sombras da morte pela esperança na vida transfigurada e feliz para além desta vida.

Fazei com que eu procure mais amar, que ser amado

Sentir-se amado é mais gratificante que amar, pois basta apenas acolher o amor gratuito do outro, sem ser necessário conquistá-lo ou dar-lhe provas de amor. Sentir-se amado é sentir-se importante e precioso para alguém. Aumenta a auto-estima e reforça o sentido de ser.
De repente, sei que estou no coração e na mente de outra pessoa. Sou para ela um valor inestimável. Acompanha-me em cada gesto, procura saber cada pormenor da minha história, valoriza cada palavra minha e intui amorosamente cada intenção, por mais secreta que seja.
Aquele que ama vive num estado de consciência alterado. Perde o interesse por si mesmo e entrega-se a forças que o arrastam irrefreavelmente na direcção da pessoa amada. Esta aparece aos seus olhos como única e diferente de todas as demais no Universo. Experimenta um estado de arrebatamento e de potencialização de sentido que, em função da pessoa amada, reorganiza toda a vida.
Todos querem ser amados; pois todos anseiam ser únicos para alguém. A frase mais triste que ouvi foi de uma jovem assistente social, mulher simples do povo, sem grandes dotes de beleza, segundo as pobres convenções da nossa cultura material: “Eu nunca fui amada; nunca fui interessante para ninguém; ninguém até hoje olhou para mim.” E os seus olhos traíam uma tristeza infinita. Uma mágoa profunda com a vida ingrata e cruel pesava em cada uma das suas palavras. O Universo parecia ter desabado sobre ela.
Sem amor, a vida perde significado e densidade. Tudo fica irrelevante e sem valor. É fundamental para o brilho da existência sentirmo-nos amados e acolhidos com enternecimento por aqueles que nos cercam. Por detrás do ateísmo, do gnosticismo e do indiferentismo talvez esteja essa experiência devastadora: a incapacidade de alguém se sentir acolhido como num útero, aceite como no seio de uma família e amado incondicionalmente por uma pessoa.
Porque temos esta necessidade inarredável de sermos amados? Porque nós, seres humanos, desde que nascemos mostramos a tendência para nos unirmos a algo que nos realize, a algo que nos transcenda. As ciências da Terra dizem que esse algo representa a acção da seta do tempo e do impulso da evolução a empurrar-nos sempre para a frente e para cima, de convergência em convergência, na direcção de uma culminância suprema. Os especialistas da psique humana aventam a ideia de que esse desejo de união representa a memória ancestral da nossa vida no útero materno. As religiões ensinam que esse algo é a ânsia por Deus como Alfa e Omega da nossa vida. Seja como for, o ser humano, ao sentir-se amado, vive a experiência de ter resgatado o paraíso terrestre ou ter chegado à Terra da Promissão.
O que significa procurar mais amar, que ser amado? É o convite para darmos o salto por cima de nós mesmos, para podermos propiciar amor ao outro e aos outros. Ao amar o outro, queremos que ele experimente uma absolutarealização – ser amado – e se sinta existencialmente o centro afectivo do nosso universo. Pois é exactamente essa a experiência que o amor nos permite ter.
Amar mais do que ser amado é, então, a força de sairmos de nós mesmos e de nos centrarmos no outro por causa do outro – dando-lhe valor, cuidado, ternura, cordialidade e convivialidade. São Francisco conseguiu amar os leprosos e todas as criaturas como irmãos e irmãs muito queridos. Por isso o seu universo é cheio de unção, enternecimento e respeito, porque permite que todos se sintam amados.
Esta atitude de um amor maior pode resgatar a humanidade ameaçada e salvar a vida do planeta Terra. Quem tem este tipo de amor superabundante conquista tudo: o próprio coração, a salvação eterna e o próprio Deus.

Leonardo Boff
A ORAÇÃO DE S. FRANCISCO
Uma Mensagem de Paz para o Mundo Atual
Tenham um final de semana repleto de graças, bençãos e Amor muito Amor...

Poesia

Poesia é beleza,riqueza sem fim.
Faz nascer a ternura e sentir a doçura da flor de jasmim.
No deserto da vida e na escuridão,é paz renascida,é luz oferecida em c
omunhão.
No silêncio do mundo,é firme expressão.
Não busca vaidades
mas busca a verdade e a rectidão.
Poesia é dom,infância encantada,alegria sentida na senda perdida e reencontrada.
Nascem as palavras,sementes de amor,que voam nos ares e vogam nos mares em ondas de cor.
São pobres os homens que gritam rancor e vivem na ânsia,na cega ganância,semeando dor.
Ignoram os homens que a simplicidade os abre à beleza,à grande riqueza da fraternidade.
Poesia é sonho,é pássaro, luz,arco-íris de sons.
Mensagem de paz e voz que nos traz,do fundo das cinzas,a esperança perdidana vida e seus dons.
Anónimo






"Hoje tem sugestão para o almoço de domingo lá no Receitinhas e dicas da vovó Rô!"




7 comentários:

  1. Que linda mensagem, vovó Rô ..
    Realmente, o amor é o sentimento mais sublime que Deus criou e amar é uma grande dáviva que Ele nos concedeu !!

    Beijão e um bom fim de semana de muita paz, viu, te adoro de montão !!

    ResponderExcluir
  2. Faço minhas as palavras do Nando!

    Que você tenha um ótimo final de semana, mãezinha!

    ResponderExcluir
  3. Mãe! Adorei a mensagem...
    E acalmou meu coração...
    Onde houver desespero, que eu leve a esperança...
    Hoje recebi por email uma mensagem linda, falando sobre preparar nosso coração para os caminhos que Deus nos planeja... E eu sei que TUDO já deu certo na TAM!
    Obrigada por me amar incondicionalmente... E obrigada por torcer mais que eu mesma... Deus nunca deixou de ouvir suas preces, e sei que ele nunca abandona uma mãe... Porque Ele sempre lembra de da Mãe de Jesus, e por isso, nunca deixa uma mãe aflita!
    Te amo mãe!

    ResponderExcluir
  4. Na essência de tudo está o amor. Sem reconhecermos o amor, antes em nõs mesmos, fica difícil seguir.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
  5. Oi Rô,

    Profundo o texto...
    Esse amor incondicional anda tão raro.
    Vivemos dias em que o ser humano se torna cada vez mais egoísta!
    Estamos realmente precisando aprender a "mais amar que ser amado"!
    Bom final de semana!
    Abraço carinhoso!

    ResponderExcluir
  6. Linda mensagem Vó!
    Vou salvar no computador pq rende uma boa discussão no Evagelho do Lar. ;]

    Tenha um lindo FDS! =D

    Beijinhos no ♥

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Rô!
    Carrego comigo a oração de São Francisco de Assis!
    Eu acho uma das mais belas.
    Parabéns pela postagem.
    Abraço e bom final de semana.

    ResponderExcluir

"Concedei-nos, Senhor, a serenidade necessária
Para aceitar as coisas que não podemos modificar,
Coragem para modificar aquelas que podemos,
E sabedoria para distinguir umas das outras".

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails