Photobucket

sexta-feira, 13 de abril de 2012

O espelho da verdade Frei Tibério Zílio



imagem aqui

O espelho da verdade
Frei Tibério Zílio

Para que serve um espelho senão para reproduzir ao vivo aquela imagem que gostaríamos de ser? Todas as vezes que nos colocamos perante o espelho, procuramos o reflexo do nosso ideal.
    
Amor ou vaidade?
Para que serve um espelho senão para reproduzir ao vivo aquela imagem que gostaríamos de ser? Por acaso não é o reflexo dos nossos sonhos e desejos?
Beatriz, sai daí! O que estás a fazer há horas diante de um simples espelho?.
Santa Clara coloca-nos em alerta para não sucumbirmos perante a grande tentação (na era da imagem) de procurarmos a vaidade, o orgulho; chegue-nos o exemplo de Narciso, que se afogou tentando abraçar a sua cara espelhada por um estanho.  Ilusão das ilusões... tudo é ilusão!.
Onde está a verdadeira beleza? Como podemos atingir a verdade da nossa vida através de um espelho?
Ensina-lo S. Francisco: Francisco valia-se do mundo como límpido espelho para contemplar a bondade de Deus. Em todas as criaturas ele cantava o Artífice; tudo o que nelas via o referia ao Criador (da II Vida de Tomás de Celano, 165).
E ainda: Quando vires um pobre, meu irmão, nunca esqueças que é a imagem do Senhor ou da sua pobre Mãe que tens diante dos olhos. E nos doentes, da mesma forma, considera que as suas enfermidades são as que Ele assumiu (da Legenda Maior de S. Boaventura, VIII, 5).

Cuidado: não deixes de contemplar a Fonte da beleza e de tudo o que te rodeia, para não perder a verdade da tua imagem e da tua vida. A Beleza está em ti, mas não és tu: procura-A dentro de ti, sabendo que não se esgota com a tua falta, pois está bem distribuída na criação inteira e, antes de mais, na humanidade.
Serve o teu irmão mais próximo ou em necessidade e encontrarás nele espelhado o Amor. Espelha-te na Cruz e a vaidade desaparecerá. Respeita a natureza, o teu corpo e o dos outros e verás que o teu anseio de harmonia e de felicidade universal encontrará apoio nos outros. Vive na justiça e na lealdade e elas adornar-te-ão.
Caro jovem, deixo-te na companhia de Clara de Assis para voares alto na onda da tua vocação: o teu SIM livre e alegre a Deus tem o poder de quebrar todos os limites e confins e dar-te um horizonte universal, como um espelho sem moldura.
Fixa o teu olhar no espelho da eternidade, deixa a tua alma banhar-se no esplendor da glória e une o teu coração Àquele que é encarnação da essência divina, para que, contemplando-O, te transformes inteiramente na imagem da sua divindade. 
(da 3.ª Carta de Santa Clara a Inês de Praga, 12-13)

Contempla diariamente este espelho, ó rainha e esposa de Jesus Cristo. Observa nele o teu rosto para que a grande variedade de virtudes que embeleza o teu interior e exterior, seja como manto de flores, tal como convém à filha e esposa do Rei supremo.
Neste espelho poderás contemplar, com a graça de Deus, como resplandece a bem-aventurada pobreza, a santa humildade e a inefável caridade.
(da 4.ª Carta de Santa Clara a Inês de Praga, 15-18)




 



2 comentários:


  1. Eu detesto espelho!
    Ate para passar batom eu evito por isso nao passo porque fico toda borrocada.
    Mas acho lindo espelhos.
    com amizade e carinho de monica

    ResponderExcluir
  2. Amo espelho, sempre convewrso com ele. É importante olharmos para dentro de nós mesmos.

    Saudades de ti.. Quanto tempo!!!!

    Amigos são perfumes que ficam em nossas mãos ao receber flores da Sinceridade, Carinho, afeto, ternura e uma Amizade Verdadeira.
    Agradeço pels asua companhia.

    Você é muito especial para mim.
    Durante a semana fica um pouco impossivel, mas no fim de semana é tudo mais fácil e venho com muito orgulho lhe agradecer e visitar.
    Obrigada pela nossa AMIZADE.

    Um forte abraço e um beijo em seu coração.
    Até mais.
    Bom Final de Semana, cheio de Luz, Paz e Amor.
    Carinhosamente,
    Sandra

    ResponderExcluir

"Concedei-nos, Senhor, a serenidade necessária
Para aceitar as coisas que não podemos modificar,
Coragem para modificar aquelas que podemos,
E sabedoria para distinguir umas das outras".

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails