quarta-feira, 6 de julho de 2011

"Um fósforo antecipa um novo dia - Carlos Cardoso Aveline - "




lighted match


UM FÓSFORO ANTECIPA O NOVO DIA


Nem Sempre é Fácil Buscar a Verdade

Carlos Cardoso Aveline



A verdade começa como um fósforo aceso em uma noite de vento. 

O aprendiz o acende, decidido, mas o fósforo apaga. O aprendiz acende outro fósforo, e o vento o apaga. O estudante prossegue até terminar a caixa de fósforos. A esta altura,  por uma aparente coincidência, surge do nada um pequeno lampião, uma lamparina, ao alcance do aprendiz.  

A luz então ilumina coisas desagradáveis. “Devo apagar a luz?” se pergunta o estudante.  Mas ele persevera.   A luz se fortalece mais, e ilumina mais coisas belas, superiores, e mais coisas feias, inferiores.

O aprendiz suspeita que está rodeado de cegos. Ele é tentado a fingir que é cego, para permanecer ligado às ilusões consensuais.   Ele tem medo da solidão se seguir a verdade.  Mas a sua capacidade de aderir sinceramente à ilusão consensual vai ficando cada vez menor.  Então ele encontra outras pessoas que estão na mesma situação, e surge o processo da ajuda mútua. A luz de um soma com a luz de outro.

O despertar se aprofunda, não sem desafios.  O aprendiz percebe que a chave está em manter o foco central da consciência no que é correto, enxergando secundariamente - mas com rigor - o que não é correto. 

Em determinado momento, ele percebe que a lamparina está ficando sem combustível.  Então ele olha para o Leste, e, pouco abaixo do brilho de Vênus, vê chegar a luz ilimitada de um novo dia.

O texto acima foi publicado pela primeira vez, sem indicação do nome do autor, no boletim eletrônico “O Teosofista”, edição de junho de 2009.  Título original: “Um Fósforo Aceso Antecipa o Novo Dia”. A coleção completa de “O Teosofista” pode ser encontrada em seção temática própria no website  www.FilosofiaEsoterica.com .
fonte aqui

Um linda e verdadeira reflexão de vida.

Beijos meus ,
cheios de luz, paz, amor, fé e esperança!
Rosane!


Um comentário:

  1. Rô, adorei o seu post, lindos como todos os outros. Parabéns. Beijos.

    ResponderExcluir

"Concedei-nos, Senhor, a serenidade necessária
Para aceitar as coisas que não podemos modificar,
Coragem para modificar aquelas que podemos,
E sabedoria para distinguir umas das outras".

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails