Photobucket

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Música: um bem para a alma e para aproximação entre os homens

E não deixe de reparar no "gingado" dos cantores e na cuica vocal


Aquarela do Brasil

Emocionante! Principalmente por tratar-se de um coral de outro país, cantando um "hino" de amor ao nosso Brasil.
Esse maravilhoso coral não é de São Paulo, não é do Rio de Janeiro, nem de Salvador, nem do Recife, nem de Porto Alegre... é da ESLOVÊNIA, dá para acreditar?Repare na perfeita dicção das palavras em português. Pode-se perceber leve pronúncia diferente da nossa, mas é de arrepiar!
Parece um coral de brasileiros, mas os cantores são ... da Eslovênia. Show do Perpetuum Jazzile & BR6.


A benéfica influência da música

No mês de março de 2008, a revista científica Brain divulgou um estudo realizado por cientistas da Universidade de Helsinque, na Finlândia, com pacientes que sofreram derrame cerebral.

Sessenta voluntários participaram da pesquisa, divididos em três grupos.

O primeiro, formado por pacientes que foram expostos à audição musical, por duas horas diárias. O segundo, por pacientes que ouviam livros-áudio. O terceiro grupo não ficou exposto a nenhum tipo de estímulo auditivo.

Após três meses, os cientistas observaram que a memória verbal melhorara 60% entre os pacientes que ouviam música, comparado com apenas 18% do grupo dos livros-áudio e 29% entre os pacientes que não receberam estímulos auditivos.

A pesquisa demonstrou ainda que os pacientes que ouviram música, durante a recuperação, revelaram uma melhora de 17% na concentração e na habilidade de controlar e realizar operações mentais e resolver problemas.

Teppo Sarkamo, que liderou o estudo, disse que a exposição à música durante o período de recuperação estimula a atividade cognitiva e as áreas do cérebro afetadas pelo derrame. Além de ajudar a prevenir a depressão nos pacientes.

A notícia é alvissareira e demonstra que, a cada dia, o homem avança no conhecimento, ampliando seus conceitos.

Que cientista conceberia, em anos recuados, que a arte poderia auxiliar a recuperação do cérebro humano? Os que acreditam no Espírito, os artistas, os estetas, mais de uma vez sentiram o êxtase ao ouvirem determinadas peças musicais e falaram de suas propriedades.

A respeito da ação da música, em março de 1869, o Codificador da Doutrina Espírita, Allan Kardec estampou, em sua Revista Espírita, uma página mediúnica, assinada pelo consagrado Rossini.

O compositor italiano Gioachino Antonio Rossini, autor de música sacra, de música de câmara e de 39 óperas, dentre elas as célebres O barbeiro de Sevilha e Cinderela, escreveu:

A influência da música sobre a alma, sobre o seu progresso moral, é reconhecida por todo o mundo. A harmonia coloca a alma sob o poder de um sentimento que a desmaterializa.
Tal sentimento existe num certo grau, mas se desenvolve sob a ação de um sentimento similar mais elevado. A música exerce uma influência feliz sobre a alma. E a alma, que concebe a música, também exerce sua influência sobre a música.
A alma virtuosa, que tem a paixão do bem, do belo, do grande, e que adquiriu harmonia, produzirá obras-primas capazes de penetrar as almas mais encouraçadas e de comovê-las.
Por fim, diz o compositor que moralizando os homens, o Espiritismo exercerá grande influência sobre a música.
Produzirá mais compositores virtuosos, que comunicarão suas virtudes, fazendo ouvir suas composições.

Utilizemos a música em nossa vida. A música que emociona, que eleva. Não há necessidade de se ouvir somente música erudita, clássica. Há tantos compositores populares, de tantos países, com músicas belíssimas, que encantam e extasiam os que as escutam. Busquemo-las e deixemos que nossa alma cresça, enchendo-se de sons, de harmonia, de beleza.

Fonte aqui.


Bom e maravilhoso dia para você!
Rosane!

3 comentários:

  1. Oi, Ro,
    Tô voltando de viagem e vim ver as novidades aqui. Eu já tinha visto e me emocionado com esse coral esloveno (até já tinha enviado o vídeo por e-mail à familia) lindo e emocionante realmente!

    Beijinho, bom fim de semana e bom carnaval!

    ResponderExcluir
  2. Passei para deixar-lhe um abraço,
    Olá Rô,
    e um bom feriadão.
    Excelente post!
    O dom da palavra
    da escrita, da leitura,
    dádiva divina
    criação, criatura,
    Boas energias,
    Mari

    ResponderExcluir
  3. Como eu ja disse uma vez....cantar espanta os maus espiritos.....ligue-se na letra...eu adoro Padre Marcelo e canto,rezo,rio,choro....mas tudo louvando a Deus.
    Beijuuusss
    Deusa

    ResponderExcluir

"Concedei-nos, Senhor, a serenidade necessária
Para aceitar as coisas que não podemos modificar,
Coragem para modificar aquelas que podemos,
E sabedoria para distinguir umas das outras".

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails