Photobucket

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

"EU RECOMENDO"


Quatro Compromissos: o Livro da Filosofia Tolteca, Os

Recomendo, é bom demais.

FILOSOFIA TOLTECA::..

Os toltecas foram um povo pré-colombianomesoamericano dominou grande parte do México Central entre o século X e o século XII. A antiga capital tolteca revela pistas sobre as crenças e comportamento de seus habitantes. Com o aparecimento dos chichimecas, povo bárbaro que deu origem posteriormente ao Império Asteca, provocou a queda do Império Tolteca. Eles invadiram Tula, no século XII, dominando-a por completo, e mais tarde deu origem ao Império Asteca e muito influenciou a cultura Maia.

Era um povo de grande sabedoria, deixando um legado de conhecimentos e filosofia de vida. "Tolteca"significa Sua cultura influenciou os Maias e, posteriormente, os Astecas. O termo Tolteca significa povo de Tula (ou Tollan, lugar dos caniços). “homens de conhecimento”, seres humanos que dedicavam a arte de bem viver com consciência e percepção elevada. Povo pragmático, austero, valorizava mais a utilidade que a forma filosofia "Tolteca" deixou um código é uma espécie de código Hamurabi pré-colombiano, porém bem mais sutil e com uma mensagem profunda e que toca nossos corações. Deveríamos notabilizar as coisas do passado e dar uma nova roupagem a elas. Edgar Morin nos diz que as novidades do mundo são na verdade reflexos de idéias antigas.

FONTE::..http://semfronteirasparaosagrado.blogspot.com/


“(…) O que os outros dizem é verdade só para eles. É como eles expressam a experiência de vida deles. Mas se você aprender a escutar, verá que entre essas mentiras a verdade aparece. E você conseguirá perceber essa verdade. Se você não acreditar em si mesmo, se não acreditar em mais ninguém – nem em mim – todas essas mentiras não irão sobreviver, mas a verdade irá sobreviver. Acreditando ou não, o sol estará no céu todo dia. Não é preciso acreditar na verdade para que ela exista. Mas para as mentiras existirem é preciso que se acredite nelas.”

Don Miguel Ruiz (autor de “Os Quatro Compromissos“)




Se tem algo que me faz feliz e me dá prazer, esse algo é Ler.
Gosto de ler sobre tudo. Minhas principais leituras estão relacionadas a Religião, seja qual for, além da minha que é católica. Não gosto de ficar bitolada, tenho sede de saber sobre todas e em todos os seguimentos. Gosto de filosofia, auto-ajuda (desde que está me ajude realmente). Não leio por ler, leio para ter conhecimento.
E foi por gostar de ler que me caiu nas mãos esse pequeno livrinho "OS QUATRO COMPROMISSOS" que muito está me ajudando.
Tirei do Site INCONSCIENTE COLETIVO, QUE GOSTO DE ACOMPANHAR , o resuminho do livro com seus quatro comprimos::..

- Seja impecável com a sua palavra: fale com integridade. Diga somente o que quer dizer. Evite utilizar a palavra para falar contra si mesmo (coisas como “Estou gordo (a)”, “Sou burro (a) mesmo”, “Ninguém me entende”, “Nada dá certo para mim”, etc) ou para fazer fofoca dos outros (o que acontece ou deixa de acontecer aos outros não é problema seu, e sua vida não tem como ficar melhor ou mais feliz se você investe seu tempo e energia especulando ou comentando sobre a vida de terceiros…).

- Não leve nada para o lado pessoal: nada que os outros façam é por sua causa. O que os outros dizem e fazem é projeção de suas próprias realidades, do sonho deles. Quando você é imune à opinião e a ação dos outros, você não será vítima de sofrimentos desnecessários. E aqui o autor tem a grande sacada de não limitar o compromisso de não levar nada para o lado pessoal apenas às opiniões e ações negativas. Quando alguém te elogia ou te agrada você também não deve levar para o lado pessoal. Afinal, tudo é projeção. Tanto as coisas ruins que te dizem, como as boas.

- Não tire conclusões: encontre a coragem de fazer perguntas e de expressar o que você realmente quer. Comunique-se com os outros o mais claramente possível, de modo a evitar desentendimentos, tristeza e drama. Com somente esse compromisso, você pode transformar completamente a sua vida.

- Sempre faça o seu melhor: o seu melhor irá mudar de momento a momento; será diferente quando você está saudável e oposto quando estiver doente. Sob qualquer circunstância, simplesmente faça o seu melhor e você irá evitar o auto-julgamento, a culpa e o arrependimento.



Eu recomendo, como disse está me ajudando e muito nessa nova fase de minha vida.
E quero ler também por recomendação do SITE INCONSCIENTE COLETIVO os livros "RITIMO DA VIDA E O ADMINISTRADOR DE SONHOS " DE Matthew Kelly.
Que diz::..

“Se você quiser ser feliz um dia inteiro, vá fazer compras. É ótimo, mas não dura e depois chega a conta do cartão. Se quiser ser feliz um fim de semana todo faça um programa gostoso, vá pescar, vá jogar golfe. Se quiser ser feliz um mês inteiro, tire férias. Vá para a Austrália, você vai se divertir. Se quiser ser feliz um ano inteiro, herde uma fortuna. Mas se quiser ser feliz a vida toda, precisa fazer diferença na vida das pessoas. Precisa dar a sua contribuição. A maioria das pessoas se preocupa tanto em ter sucesso, que se esquece do significado. E essa é a grande conquista, ter significado, não ter sucesso. Matthew Kelly"



Imagens de LIVRO - O Ritmo da Vida - Matthew Kelly


São livros recomendados
Leia você também!
Boa semana e seja feliz!
Rosane!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Concedei-nos, Senhor, a serenidade necessária
Para aceitar as coisas que não podemos modificar,
Coragem para modificar aquelas que podemos,
E sabedoria para distinguir umas das outras".

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails