Photobucket

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

"Teste seu conhecimento sobre as religiões e fé"


O que é fé?

Segundo a Wikipédia: “ é uma firme convicção de que algo seja verdade, sem nenhuma prova de que este algo seja verdade, pela absoluta confiança que depositamos neste algo ou alguém.”

(Fé bíblica:"o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se vêem". - Hebreus 11:1)

Teste seu conhecimento a respeito de sua religão e de sua fé::..



Teste sobre religiões e fé

Por Katja Pabel

Se a fé pode mesmo remover montanhas, este talvez seja um caso polêmico. Uma coisa, porém, é certa: a fé religiosa pode nos proporcionar esperança e a sensação de fazer parte de uma comunidade. No entanto, outra coisa que a fé sempre fez foi dar margem a disputas sangrentas entre os seguidores de diferentes religiões. Infelizmente, pouca coisa mudou a esse respeito desde as Cruzadas, embora as facções em luta não sejam mais as mesmas. Isto é particularmente lamentável, porque a maioria das pessoas sabe muito pouco sobre a religião de seus supostos adversários. Quanto você sabe sobre as cinco grandes religiões do mundo: cristianismo, islamismo, hinduísmo, budismo e judaísmo? Verifique seus conhecimentos com o nosso teste!

1. O que significa o termo “haji” no islamismo?

a) o mês anual do jejum

b) a obrigação do fiel de fazer boas ações

c) a peregrinação a Meca que todos os muçulmanos são obrigados a fazer

2. Tanto budistas quanto hinduístas acreditam no “samsara”. Que é isto?

a) status social inato

b) ciclo de nascimentos e mortes repetitivos; reencarnação

c) a comunidade dos fiéis

3. Qual a maior comunidade religiosa do mundo?

a) cristã

b) islã

c) hindu

4. Que monarca fundou uma igreja própria para poder se divorciar da esposa?

a) Henrique VIII

b) Frederico I Barba-Roxa

c) Alexandre, o Grande

5. Em que ano teve início a Era Islâmica?

a) 622 d.C.

b) 257 a.C.

c) 162 d.C.

6. No simbolismo judaico, o candelabro de sete braços desempenha um papel importante. Como é chamado?

a) quipá

b) menorá

c) chuzpe

7. Quando é o Domingo de Páscoa?

a) no primeiro domingo depois da primeira lua cheia após o início da primavera

b) ao fim da 15ª semana do calendário

c) no primeiro domingo depois da quarta lua cheia do ano

8. Que aspecto religioso reverencia a vaca como um animal especial?

a) budismo

b) islamismo

c) hinduísmo

9. Que papel Jesus desempenha no islamismo?

a) nenhum

b) o de um profeta

c) o de filho de Deus

10. Sobre o que se fundamenta o budismo?

a) as Quatro Nobres Verdades

b) os Cinco Mandamentos de Buda

c) os Dez Níveis de Iluminação

11. Qual a mais antiga religião monoteísta (que adora apenas um deus)?

a) cristianismo

b) judaísmo

c) islamismo

12. Em qual desses países não há separação entre Estado e religião?

a) Turquia

b) África do Sul

c) Irã

RESPOSTAS:

1. c) O haji é a peregrinação a Meca que todo muçulmano tem de fazer pelo menos uma vez na vida, desde que disponha de saúde e recursos materiais suficientes para realizá-la. É uma das cinco obrigações essenciais impostas pelo islamismo. A peregrinação ocorre no último mês do ano lunar islâmico.

2. b) De acordo com o budismo e o hinduísmo, todas as criaturas vivas estão sujeitas ao samsara, o ciclo de nascimento, morte e renascimento sucessivos. Esse ciclo é considerado a fonte do sofrimento.

3. a) A maior comunidade religiosa do mundo é a cristã, com cerca de 2,1 bilhões de membros no planeta. Em seguida vem o islã (1,3 a 1,5 bilhão de seguidores) e o hinduísmo (cerca de 900 milhões de adeptos).

4. a) Henrique VIII (1491-1547), rei da Inglaterra, rompeu com a Igreja Católica porque ela se recusou a permitir que ele se divorciasse da esposa Catarina de Aragão. Para conseguir se casar com sua segunda mulher, Ana Bolena, o monarca fundou a Igreja da Inglaterra (a Igreja Anglicana) e nomeou a si mesmo como o mais alto representante da igreja na Terra. Ao todo, Henrique VIII se casou seis vezes.

5. a) Em 622, o profeta Muhammad (Maomé) emigrou de sua cidade natal, Meca, para Medina. Esse acontecimen­to marca o início da Era Islâmica. Ao contrário do ano solar gregoriano, o calendário islâmico orienta-se pela Lua. O ano lunar tem 354 dias, sendo, pois, um pouco menor que o ano solar. É por isso que, no decorrer do tempo, os doze meses do calendário islâmico ficam em descompasso com as estações do ano. Por exemplo, o ramadã – mês do jejum – pode cair no inverno em determinado ano e no verão alguns anos depois.

6. b) O menorá constitui uma lembrança dos candelabros existentes no Tabernáculo e no Templo de Jerusalém. Um dos símbolos mais importantes do judaísmo, é hoje o emblema oficial das armas de Israel.

7. a) Embora pareça complicado, a Páscoa na verdade cai no primeiro domingo depois da primeira lua cheia após o início da primavera. A data foi fixada no ano 325 no primeiro Concílio de Niceia. Isto significa que a Páscoa nunca pode ocorrer antes de 22 de março nem depois de 25 de abril. Junto do Pentecostes, a Páscoa é a festa mais antiga da Igreja Católica.

8. c) No hinduísmo, conjunto de aspectos religiosos que têm em comum os Vedas (Escrituras Sagradas), a vaca não é considerada um simples animal, mas é comparada a uma “segunda mãe”, pois, além de fornecer leite e alimento derivado, seu esterco serve para aquecer a comida – 90% dos indianos cozinham com esterco de vaca. Ela é adorada como um ser advindo do mundo espiritual a fim de dar assistência aos homens no mundo material.

9. b) Jesus é mencionado no Corão e, entre os muçulmanos, desfruta de grande reputação como profeta. No islamismo, porém, não é reverenciado como filho de Deus.

10. a) Buda ensinava a seus discípulos as Quatro Nobres Verdades: a verdade do sofrimento, a verdade da origem do sofrimento, a verdade da cessação do sofrimento e a verdade do caminho que conduz à cessação do sofrimento.

11. b) O judaísmo surgiu há cerca de 5.000 anos.

12. c) Desde a revolução de 1979, o islamismo xiita tem sido a religião do Estado iraniano. Noventa e oito por cento da população é composta por muçulmanos. Em 1989, o aiatolá Khamenei foi nomeado “Líder da Revolução” vitalício e é a maior autoridade do Estado. A população da Turquia é também majoritariamente islâmica, mas lá existe uma separação entre Estado e religião, imposta por Mustafá Kemal Atatürk.

fonte aqui





Bom dia para você!
Rosane!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Concedei-nos, Senhor, a serenidade necessária
Para aceitar as coisas que não podemos modificar,
Coragem para modificar aquelas que podemos,
E sabedoria para distinguir umas das outras".

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails