segunda-feira, 1 de junho de 2009

CORIJA SUA POSTURA

Estou morrendo de dor nas costas, mas com certeza é pela minha má postura quando estou a fazer os serviços da casa, principalmente quando uso a vasoura ou o rodinho para passar pano no chão.
Vai aí uma dica de ter uma Boa Postura e não mais sofrer com essas dores que nos deixam até desanimados.

PESQUISANDO PARA OBTER UMA BOA SAÚDE CORPORAL


Bisbilhotando o site da Biblioteca Virtual em Saúde do Governo Federal, encontrei este excelente guia. Vale a pena ler estas dicas rápidas e práticas sobre como corrigir nossa postura nas atividades do dia-a-dia.

Em pé, qual o modo correto de elevar pesos, colocar ou retirar objetos de lugares altos?

Se você elevar um peso acima da cabeça, estará agredindo tanto a cervical quanto a lombar. Para não prejudicar sua coluna, apóie o objeto pesado no seu corpo e suba em uma escada ou banquinho para depositá-lo adequadamente.

Quando tiver que realizar atividades com os braços elevados, como os professores ao escrever no quadro negro, mantenha-os na altura do ombro ou no máximo até a altura da cabeça. Se necessário, utilize uma escada, banco ou estrado. Também é recomendável não se curvar, por exemplo, para corrigir a lição do aluno, ou em situações similares.


Qual a melhor forma de proteger a coluna ao se trabalhar em pé?
Em profissões em que é necessário trabalhar de pé, como dentistas, balconistas e outras, deve-se usar um banco alto de apoio, tendo o cuidado de colocar os pés no chão e evitar curvar a coluna.




Ao realizar atividades domésticas, trabalhos sobre mesa ou balcão?

Evite trabalhar com o tronco totalmente inclinado. Se você trabalha em frente a uma bancada, ou se estiver passando roupa, certifique-se de que a mesa tem altura suficiente para que você não precise se inclinar. Se for necessário ficar muito tempo em pé, aconselha-se utilizar um pequeno suporte (mais ou menos do tamanho de um tijolo) para colocar alternadamente sob os pés. Em frente à pia do banheiro e ao fazer a cama, dobre os joelhos. Ao varrer ou aspirar pó ou em movimentos semelhantes, evite "torcer" a coluna.



Como proteger a coluna ao trabalhar agachado, no jardim, por exemplo?

Ao trabalhar agachado, flexione os joelhos e mantenha as costas retas. Se for possível, apóie uma das mãos em um dos joelhos. Ou então, ajoelhe-se sobre uma das pernas e apóie o tronco sobre a coxa, alternando entre uma perna e outra; ou ainda, use um pequeno banco para sentar.


Como carregar mochilas, compras, malas e outros objetos pesados?

Mochilas devem ser presas às costas e não penduradas em um só ombro. As compras devem ser divididas entre as duas mãos. Malas e outros objetos pesados devem ser levados em um carrinho, que deve ser empurrado e não puxado.


Como caminhar?

Ao caminhar, olhe para a frente, mantendo o abdômen contraído. O tipo de sapato ideal para o dia-a-dia deve ser fechado atrás para dar estabilidade às passadas, ter o salto de base larga e leve, com altura de no máximo 4 centímetros , e de preferência, com amortecimento. Para caminhadas, utilize um tênis adequado.


Como sentar-se adequadamente?
A cadeira ideal tem encosto reto, de forma a apoiar a região média da coluna, com abertura para as nádegas. As coxas devem estar apoiadas suavemente em todo o assento com os joelhos em 90º e os pés apoiados no chão. Não use cadeiras reclináveis.


Como sentar-se no trabalho?


No trabalho, em frente a uma mesa ou digitando no computador, permaneça com as pernas debaixo da mesa; coloque o computador a uma altura adequada e fique com os braços junto ao corpo. Utilize um suporte para que o texto fique na altura dos olhos e em frente. Como a altura da mesa nem sempre é adequada, deve-se elevar o que está se fazendo de modo a não curvar muito a região cervical e a dorsal. Estando sentado, nunca gire para pegar um objeto às costas. E atenção: não apóie o telefone entre a orelha e o ombro pois isto força a coluna cervical.


Como dormir?


Para dormir, a posição ideal é a de barriga para cima e, alternativamente, a de lado. Evite dormir de bruços, pois o pescoço fica torcido e há sobrecarga da região lombar. De lado, o ideal é dormir com uma perna sobre a outra, ambas semiflexionadas. Muitas vezes, não conseguimos manter um joelho sobre o outro, e encostamos o joelho que está em cima no colchão, o que causa uma torção. Neste caso, recomenda-se utilizar um pequeno travesseiro embaixo do joelho.Evite colchões macios, que não dão sustentação, e colchões muito duros, pois os ombros e o quadril ficarão mal acomodados. Para saber qual o colchão ideal, consulte as tabelas de densidade de espuma, que relacionam o peso e a altura da pessoa.


Qual a melhor postura para ler?


A leitura deve ser feita na frente de uma mesa com um apoio para o livro. Deficiências visuais (você precisa de óculos?) devem ser corrigidas para evitar posturas inadequadas.


Como proteger a coluna ao assistir TV e relaxar em casa?


Não assista TV na cama, mas sentado adequadamente. Algumas pessoas cochilam enquanto assistem TV e a cabeça pende, ficando numa posição que leva à dor e à contratura muscular. Para evitar, deve-se manter sempre a cabeça apoiada. Não deite de lado, com a cabeça apoiada no braço do sofá. Não sente no chão, pois não há altura para as pernas.






E ao dirigir?


Use os espelhos retrovisores para não torcer o pescoço. Regule o banco de modo a acomodar a coluna o mais próximo da posição vertical; a distância dos pedais não deve ser muito grande, para que você não precise se esticar, o que também afeta a postura.


Como levantar corretamente da cama?

Quando você acorda, sua coluna está em relativo repouso. Assim, procure levantar calmamente, para não agredi-la. Sem levantar a cabeça, fique deitado de lado, dobre as pernas e impulsione o corpo com a mão, ao mesmo tempo em que coloca as pernas para fora da cama.




Estando em pé, qual a melhor maneira de levantar e carregar pesos?


Ao erguer um peso, abaixe-se, flexionando os joelhos até em baixo sem curvar a coluna. Se o objeto for volumoso e pesado, carregue-o junto ao tronco. Se possível, coloque o objeto em um carrinho e empurre-o ao invés de carregá-lo.

FONTE AQUI


TENHAM TODOS(AS) UMA LINDA E MARAVILHOSA SEMANA!

ROSANE!

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5 comentários:

  1. Oi Rô, e a Du e o Juca falaram tão bem de você que agora eu sou o proximo a aparecer em Campinas.

    Também desejo uma semana maravilhosa e cheia de bençãos.

    Beijão do amigão

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  2. Tô vendo que eu preciso consertar urgente a minha postura, viu?!! rsrs...
    Valeu as dicas, vó!!!
    Beijos no seu coração, lindona!!!!

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  3. Muito legal esse post, Rô! Não tem coisa pior pra coluna que a tal da vassoura... Depois que eu comecei a praticar yoga passei a prestar mais atenção na minha postura, mas é uma coisa que a gente precisa ficar atento sempre!

    BEIJOS!!!!!

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  4. As informações publicadas no blogue O Médico e O Paciente são de uso geral. Não me incomodo se quiser reproduzí-las mas tenha a decência de ao menos citar a fonte original. Este artigo foi publicado em 21 de maio do corrente ano em meu blogue, eu mesma editei as imagens. Plágio é crime.

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  5. Obrigada por acrescentar os créditos. Fico feliz que tenha compreendido. Se precisar de algo, estou a disposição.
    Forte abraço.

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"Concedei-nos, Senhor, a serenidade necessária
Para aceitar as coisas que não podemos modificar,
Coragem para modificar aquelas que podemos,
E sabedoria para distinguir umas das outras".

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