sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Pronto já é Natal




Alceu Valença na letra dessa música descreve como ninguém o Tempo do Natal, o Tempo do Advento...

Final de ano chegou e com ele um dos tempos mais lindos da Igreja Cristã, seja ela de católicos ou não.

Em qualquer segmento de fé até onde sei, poucos são os povos que não festejam esse tempo de espera, tempos que para nós católicos damos o nome de Advento.

Nós católicos em nossa liturgia, costumamos usar muitos símbolos ou sinais, para que o povo poça compreender o verdadeiro significado da história de Cristo Jesus e de Igreja, sinais esses que ao longo dos tempos foram tornando-se Tradição de fé.

No próximo domingo inicia-se em todo os Templos Católicos do Mundo o "Ciclo do Natal" que se estende até o Batismo de Jesus em Janeiro.

O Advento é o tempo litúrgico que antecede o Natal. São quatro semanas nas quais somos convidados a esperar Jesus que vem. Por isso é um tempo de preparação e de alegre espera do Senhor. Nas duas primeiras semanas do advento, a liturgia nos convida a vigiar e esperar a vinda gloriosa do Salvador. Nas duas últimas, lembrando a espera dos profetas e de Maria, nos preparamos mais especialmente para celebrar o nascimento de Jesus em Belém.

Uma da tradições ou símbolo da Igreja Católica, é a Coroa ou Grinalda do Advento .

O que é uma Coroa(ou Grinalda) do advento?

Um símbolo que pode nos ajudar a tornar mais celebrativas nossas liturgias no advento é a grinalda, ou coroa do advento. Ela é feita de um círculo de galhos sempre verdes para simbolizar a natureza infinita do amor do Deus para com todos os povos. Quatro velas são acesas e colocadas no círculo uma a cada semana do advento.
A grinalda tradicional traz três velas roxas e uma quarta, a vela da "alegria" é
cor-de-rosa, que é a cor litúrgica da quarta semana desse tempo. Podem também ser usadas velas azuis para enfatizar nossa esperança na promessa de Deus cumprida no Nascimento de Jesus. As velas nos lembram a luz de Deus que vem ao mundo para iluminar nossa existência. Elas podem ser trazidas, uma a uma em procissão a cada semana durante a celebração, no início ou na liturgia da Palavra, por exemplo. Ou simplesmente poder ser acesas antes da proclamação do Evangelho. Uma pessoa pode segurar uma das velas enquanto o Evangelho é proclamado. e depois colocá-la na grinalda, antes da homilia. Inclusive o presidente da celebração pode fazer referência a esse gesto no início da homilia, sem se deter em muita explicação, pois a grinalda é um símbolo e todo símbolo não precisa de muitas palavras para ser compreendido, pois muitas vezes "fala" por si e diferentemente a cada pessoa em particular.


E nada melhor que neste inicio do advento irmos principalmente preparando nossos corações para recebermos o Menino que vem ao nosso encontro. Esse menino que vem não só no tempo do Natal, mas que vem todos os dias. Que vem sempre na forma de nossos irmãos necessitados pobres e desvalidos.
Nunca nos esquecendo que Natal é todos dias e que não basta apenas no final do ano tentarmos amenizar não os pobres, mas sim nossos corações que por muitas vezes ao longo de um inteiro não conseguimos nem se quer olhar para lado, apenas para dar um bom dia àquele que muitas vezes quer apenas, o nosso Bom dia.

Uma boa forma de ajudarmos é passarmos em qualquer Agência de Correio de nossa cidade e pegar quantas cartinhas quiser e ser um bom Papai Noel.


Saiba mais clicando nos dois parágrafos acima.



Até um tempo atrás se associava o advento com o tempo da quaresma, tempo de jejum e penitência. Mas na verdade, o advento é um tempo de alegre esperança da chegada do Senhor. Jesus vem e isso é motivo de muita alegria. Na verdade, Jesus já veio e virá uma segunda vez. Esse é o ensinamento da Igreja. Mas nosso encontro com Jesus que vem, acontece todos os dias. Jesus vem até nós na pessoa dos nossos irmãos e irmãs, de um modo especial os mais sofredores. Ou mesmo em tantas formas de presença onde o Cristo ressuscitado vem até nós, na oração, na celebração litúrgica ou quando nos reunimos em sue nome. Nosso encontro definitivo com Jesus se dará quando morrermos e participaremos com ele de sua glória, no seio da Santíssima Trindade. Por isso, o cristãos somos convidados a viver num constante advento, antecipando, na nossa frágil e muitas vezes debitada história, esse encontro definitivo.

Fonte de informação aqui


Bom dia todos(as)!

Rosane!

5 comentários:

  1. ótima idéia a das cartinhas! São tantas crianças que pedem umas coisinhas tão banais... um vez eu li uma dessas cartinhas e era de um menino, o pedido era: um pacote de bolacha recheado. é de cortar o coração... vou ver se tbm divulgo isto e vamos ajudar o natal dessa criançada. Bjos Vó.

    ResponderExcluir
  2. Um ótimo advento para você, querida Ro!
    Um bom fim de semana também.

    ResponderExcluir
  3. Oi Rô!
    Não posso acreditar... o Natal chegou mesmo...
    Montei a árvore porque o meu filho pediu, mas achei que estava longe...
    Segunda-feira já é Dezembro.
    Tenho que começar a pensar nas festas e nos presentes...
    Beijo querida

    ResponderExcluir
  4. Roseane, boa noite!
    muito bem lembrado, o ADVENTO, COLOCAMOS A Grinalda todos os anos,quatro velas coloridas, uma pra cada semana, realmente é uma tradição familiar cristã, E COMO SOMOS FAMILIA FAZEMOS AS ORAÇÕES E A NOVENA TAMBEM, bem lembrado, minha irmã, beijos!

    ResponderExcluir
  5. Excelente idéia das cartinhas. Ninguém é pobre demais que não possa doar alguma coisa. Excelente postagem, gostei muito.Obrigada pela visitinha.Me deu vontade de tomar café com bolo!!!!Beijos.

    ResponderExcluir

"Concedei-nos, Senhor, a serenidade necessária
Para aceitar as coisas que não podemos modificar,
Coragem para modificar aquelas que podemos,
E sabedoria para distinguir umas das outras".

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails