Photobucket

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Mensagem da garrafa para o mundo!


Clicando no selo abaixo você poderá ver todas as mensagens que estão espalhadas no mundo todo!

"Sua garrafa virtual flutuará pelo oceano da blogosfera por toda blog'eternidade"...

Quer colocar a sua mensagem na garrafa? Clique AQUI.
Para entender melhor como fazer, veja a explicação da Moça!
/./././././././././././././././././
A BOA MÃE
A boa mãe é aquela que vai se tornando desnecessária.... "A boa mãe é aquela que vai se tornando desnecessária com o passar do tempo." Varias vezes ouvi de um amigo psicanalista essa frase e ela sempre me soou estranha. Até agora. Agora que minha filha adolescente, aos quase 18 anos, começa a dar vôos-solo. Chegou a hora de reprimir de vez o impulso natural materno de querer colocar a cria debaixo da asa, protegida de todos os erros, tristezas e perigos. uma batalha interna hercúlea, confesso. quando começo a esmorecer na luta pra controlar a super-mãe que todas temos dentro de nós, lembro logo da frase, hoje absolutamente clara. Se eu fiz o trabalho direito, tenho que me tornar desnecessária.
Antes que alguma mãe apressada venha me acusar de desamor, preciso explicar o que significa isso. Ser "desnecessária" é não deixar que o amor incondicional de mãe, que sempre existirá, provoque vício e dependência nos filhos, como uma droga, a ponto de eles não conseguirem ser autônomos, confiantes e independentes. Prontos para traçar seu rumo, fazer suas escolhas, superar suas frustrações e cometer os próprios erros também. A cada fase da vida, vamos cortando e refazendo o cordão umbilical... a cada nova fase, uma nova perda e um novo ganho, para os dois lados, mãe e filho.

Porque o amor é um processo de libertação permanente e esse vínculo não para de se transformar ao longo da vida.
Até o dia em que os filhos se tornam adultos, constituem a própria família e recomeça o ciclo. o que eles precisam é ter certeza de que estamos lá, firmes, na concordância ou na divergência, no sucesso ou no fracasso, com o peito aberto para o aconchego, o abraço apertado, o conforto nas horas difíceis.
Esse é o maior desafio e a principal missão. Ao aprendermos a ser "desnecessários", nos transformamos em porto seguro para quando eles decidirem atracar."
© Márcia Neder

6 comentários:

  1. Tem selo pra vc no meu blog...
    Confere lá depois^^
    bj
    Leandro

    ResponderExcluir
  2. Mãe, por isso que sempre posso contar com vc. É difícil entender que os filhos criaram asas, mas minhas raízes ainda estão com vc! Te amo mais que qq coisa na minha vida e nesse mundo (até mais que a TAM!!) e nunca quero me separar de você... jamais! Obrigada por me entender e ser assim, tão amiga e tão perfeita! Desculpe se fui dura com vc, eu não tenho esse direito... Te amo!

    ResponderExcluir
  3. Que coisa mais linda, Vovó!

    Eu sei que minha mãe também se esforçou muito pra me deixar andar com minhas próprias pernas, ela sempre se preocupou muito comigo, mas aos poucos ela foi se acostumando um pouco mais. E agora ela me deixa o mais livre possível, mas sabe que eu sempre recorro a ela. Há um certo tempo, ela além de minha mãe, elá passou a ser minha amiga e confidente. E não tem coisa melhor!

    Que Deus continue iluminando a senhora!!! BEIJOS!!!

    PS: Eu tenho que parar de chamar a senhora de vó, sua filha é 7 anos mais nova que eu... Heheheh...

    ResponderExcluir
  4. Se fazer desnecessária é terrível,saber-se desnecessária é pior ainda, melhor é estar perto sem sufocar, ensinar a andar e por perto ficar para o caso de grandes quedas.
    Nossos filhos não são nossos filhos, são filhos do mundo [Gibran já disse isso] mas que mãe aceita esse pensamento?

    lindo dia,flor
    beijos

    ResponderExcluir
  5. "Tudo posso naquele que me fortalece"
    Eu uso sempre essa frase antes de sair de casa, eu acho linda!!!
    BEijão, voinha do meu coração!!!

    ResponderExcluir

"Concedei-nos, Senhor, a serenidade necessária
Para aceitar as coisas que não podemos modificar,
Coragem para modificar aquelas que podemos,
E sabedoria para distinguir umas das outras".

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails