Photobucket

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Quando eu ficar velho



Quando eu ficar velho...

Geraldo Eustáquio de Souza


Quando eu ficar velho,quero me lembrar que aproveitei cada minuto da minha vida como se fosse o único que eu tinha, mesmo quando tive que passar esse minuto num trabalho tedioso ou numa fila que não andava


Quero me lembrar que nunca me queixei nem da chuva, nem do frio, nem do sol, nem do calor nem de coisa nenhuma, nem de ninguém que fui grato a todos com quem eu me encontrei e a tudo que me aconteceu, de bom e de ruim, e que tudo só serviu para eu crescer um pouco mais, mesmo quando eu achei que ia me derrubar de vez


Quero me lembrar que eu fui eu a maior parte do tempo e que mesmo aos pedaços eu consegui ser inteiro que nunca ocultei nem meu rosto nem minhas intenções por trás de nenhuma máscara, em nome de nenhum cargo ou papel, nem permiti que qualquer responsabilidade, por maior que fosse, me deixasse sizudo, pedante, prepotente e chato


Quero me lembrar que jamais troquei a minha liberdade por nenhum outro bem, por mais atraente que fosse, e mesmo quebrando a cara, sempre segui a minha própria cabeça, respeitando o meu corpo e ouvindo o meu coração


Quero contemplar o meu passado sem nenhuma sensação de perda ou de arrependimento, tendo a certeza de que, se deixei de fazer algo, não terá sido por auto-repressão, mas por livre-escolha


Quero me lembrar que eu dancei, cantei e brinquei e fui feliz até na infelicidade

Que eu fiz ginástica todos os dias com prazer imenso

Que eu fiz amor quase todos os dias com prazer maior ainda

Que eu orei para agradecer e para louvar, nunca para pedir que Deus fizesse por mim ou em meu lugar


Quero me lembrar que me vestircom as roupas e enfeites que mais gostava e a menos que o ambiente me exigesse e eu estivesse disposto a acatar a exigência nunca me trajei de modo solene e sem graça só para parecer sério e importante


Quero me lembrar que andei descalçoe de patins e de bicicleta, que empinei pipa no parque,tomei banho de cachoeira, nadei pelado na praia, comi pipoca, chupei picolé, escrevi poesia, fiz bobagem, beijei na boca, namorei de paixão, briguei de não voltar, fiquei na fossa, voltei, chorei no cinema, chorei na realidade, sonhei nos dois,e tive sarampo, catapora, caxumba e fantasia sexual enfim, que vivi sem me importar com a idade mas com a felicidade


Mas o que eu quero mesmo, quando eu ficar velho,é ter a certeza íntima que eu envelheci sem ficar velho...









4 comentários:

  1. Caraaca, que lindoooo!!!!
    MEu Deus!!!
    Qro envelhecer ao lado dos meus amigos e da minha família e ter a certeza de que toda minha caminhada valeu a pena!!!
    Lindo demais vó!!!
    Beijoos

    ResponderExcluir
  2. Oi Rô!
    Belíssimo!
    Sem palavras...
    Não estou envelhecendo desse jeito, mas serviu para refletir.
    Quem sabe daqui para frente.
    Se eu conseguir fazer um terço de tudo que está aí, serei uma idosa legal, com certeza.
    Valeu.

    ResponderExcluir
  3. Titia, maravilhoso o q escreveu aí!!!
    A Sra . é uma pessoa abençoada!!!

    Eu tb te amo mto, queria tb q a Sra. fosse minha tia de sangue, de verdade mesmo!!!! Aí ficareia td perfeito!!

    Um bjo

    Cacá

    ResponderExcluir
  4. Oi Rô

    O texto que escolheu é belíssimo!
    Fico feliz de ver que já está recuperada e de bom ânimo.

    Um abraço
    Joana

    ResponderExcluir

"Concedei-nos, Senhor, a serenidade necessária
Para aceitar as coisas que não podemos modificar,
Coragem para modificar aquelas que podemos,
E sabedoria para distinguir umas das outras".

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails