Photobucket

sábado, 12 de abril de 2008

Exercícios físicos







PRECISO PENSAR COM MAIS CARINHO A RESPEITO DE MINHA SAÚDE, AFINAL QUANDO ENTRA-SE NA MEIA IDADE TEMOS CORRER ATRÁS DAS COISINHAS ERRADAS QUE FIZEMOS QUANDO ÉRAMOS JOVENS E TUDO PODIA...


Exercícios físicos preventivos, o melhor remédio para a osteoporose -

Written by Raquel do Carmos Santos
Friday, 11 January 2008

Mulheres com osteoporose na pós-menopausa devem realizar exercícios físicos preventivos. Quem recomenda é a fisioterapeuta Sylvia Henriques em sua tese de doutorado “Alterações musculoesqueléticas de risco para quedas em mulheres na pós-menopausa com osteoporose”, defendida na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e orientada pela professora Lúcia Costa Paiva.

Ao receber o diagnóstico da doença que evolui com o passar dos anos, em geral, as mulheres procuram atividades físicas nem sempre adequadas, optando muitas vezes por exercícios na água. Sylvia esclarece, no entanto, que a prática de exercícios com peso e impacto, envolvendo grandes grupos musculares e com ação da gravidade, desde que de forma direcionada e supervisionada por especialistas, acaba estimulando o processo de remodelação óssea, melhora as condições musculoesqueléticas gerais, diminuindo o risco para quedas e, conseqüentemente, possíveis fraturas.Sylvia alerta, no entanto, para a maneira correta de se exercitar. Indivíduos com fraturas recentes, densidade mineral óssea muito baixa ou problemas posturais importantes, requerem atenção de profissional especializado, orientando na correção dos movimentos. Devem ser evitados também exercícios comuns realizados em academias e em salas de ginástica que poderiam complicar ainda mais o quadro.

Como uma das alterações ocorridas no indivíduo portador da doença é a acentuação das curvaturas da coluna (corcunda), decorrentes das microfraturas vertebrais, os exercícios abdominais dentre outros exercícios que exigem a flexão do tronco, são contra-indicados, enquanto os exercícios que exigem extensão do tronco devem ser estimulados. A fisioterapeuta afirma que a prática regular de atividades físicas de impacto, tais como a caminhada e a musculação, têm efeito direto na qualidade de massa óssea, prevenindo a osteoporose e suas complicações.A pesquisa realizada por Sylvia contou com 30 mulheres com osteoporose e 33 sem a doença. Todas as voluntárias responderam entrevista e foram submetidas à avaliação física e radiológica nas alterações mais evidentes como postura (curvaturas sagitais da coluna vertebral), força muscular, equilíbrio e flexibilidade.

Neste estudo, evidenciou-se que mulheres com osteoporose apresentam alterações musculoesqueléticas que podem levar, em longo prazo, à limitação das atividades diárias, dor lombar e favorecer a ocorrência de quedas, contribuindo para maior risco de fraturas. Estas observações permitem propor que mulheres com osteoporose participem de programas físicos preventivos.

Texto:
Raquel do Carmos Santos

5 comentários:

  1. Oi Rô!

    Adorei o post. Texto super informativo e linda imagem!!

    Vc já experimentou fazer Yoga? Eu faço e adoro!! Para mim é um exercício completo. Bom para o corpo e a mente..

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. Vim te desejar um final de semana com sabor mangostão!!! Eh eh eh...Exercícios físicos são bons para tudo, corpo e alma. Bjks

    ResponderExcluir
  3. Oi Rô!
    Eu faço atividade física há bastante tempo inclusive para prevenir a osteoporose, pois, minha mãe tem.
    Acho que qualquer atividade física deve ser feita com moderação e acompanhamento de um profissional.
    Gostei do post, muito esclarecedor.
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. também tenho pensado muito nessa questao de saude e prevençao, ultimamente a preucupaçao em relaçao a isso me inquieta de verdade! mas vou aproveitar pra tomar providênciasquanto a isso e você também!
    passando pra agradecer a visita no blog e tenha um bom domingo!
    Liz

    ResponderExcluir
  5. Puxa, muito informativo. Minha mãe sofre desse mal - Osteoporose, estou encaminhando um link do seu post a ela.
    Muito obrigado pelos esclarecimentos!
    Tenha uma ótima semana, minha amiga!
    Abraços

    ResponderExcluir

"Concedei-nos, Senhor, a serenidade necessária
Para aceitar as coisas que não podemos modificar,
Coragem para modificar aquelas que podemos,
E sabedoria para distinguir umas das outras".

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails