Photobucket

quarta-feira, 30 de abril de 2008

Porcelana chinesa



Uma espécie de castelo feito em Porcelana inclusive o Dragão


Dando continuidade sobre a China, hoje vamos ver a História da Porcelana chinesa. Uma das mais lindas do mundo, por seus ricos e minuciosas detalhes. A delicadeza da porcelana chinesa se distingui por seus minuciosos traços e acabamento.

Para entender melhor::-



Origens da Porcelana::-

Porcelana (do Italiano porcellana ) é uma variedade de cerâmica dura e resistente, branca, as vezes translúcida, que é preparada a partir de uma mistura triaxial de caulim, feldspato e quartzo.
Todas as evidências apontam para o surgimento da porcelana na
China da época "Teng" que teve na época "Song" a sua mais refinada produção com o afinamento da massa, elegância de formas e introdução de novos vernizes, culminando, na época "Ming" com expansão e desenvolvimento até o século XIX.
De lá se difundindo, por volta do século XVI, a porcelana obteve grande desenvolvimento na
Coréia e no Japão de onde foi abundantemente importada sendo reconhecida pelo nome do porto de Imari que escoava a produção da zona de Arita e Kutani.
Desde o século XVI, graças às importações pelas
Companhias das Indias, a produção européia se limitou a copiar toscamente a porcelana oriental, como a produção de Florença, até quando, no fim do século XVII, iniciou-se a produção francesa em Rouen e Saint-Cloud que acarretou em 1725 na manufatura Chantily e em 1738 na manufatura Vincennes depois transformada em manufatura real em Sévres.
Desde aí, as técnicas se aprimoram na
Inglaterra, Portugal, Espanha e especialmente Alemanha, e, com a prospecção e seleção de novas jazidas de caulim, no final do século XVIII chegava à equiparar-se à qualidade da produção oriental.
Conta-se que
Luís XVI, o último monarca da França, fiel ao hábito de seus predecessores, sempre presenteava os dignatários de outros países com porcelanas de Sévres e tapeçarias de Gobelin que no fundo se constituia em propaganda da excelência destes produtos.


Conhecendo a Origem da Porcelana, podemos então dar continuidade da matéria em si. Comecemos por entender como tudo é feito, desde a qualidade do barro até o produto final.
Porcelana ::-

As origens da cerâmica e porcelana chinesa voltam para a distante antigüidade. E da excelência majestosa da cerâmica chinesa, podemos deduzir o trabalho diligente que foi fazê-lo. No museu do Palácio Nacional de Taipei, você encontrará muitos exemplos excelentes da quase translúcida porcelana de “casca de ovo”. Pintadas nas superfícies das peças dos períodos Ming (1368-1644 d.C.) e Ch’ing (1644-1911 d.C.) estão delicadas flores, grama, pássaros e bestas que nos deixam suspirar e querer saber como tal trabalho foi produzido.
Quatro fatores objetivos influenciaram o início e o desenvolvimento da cerâmica e porcelana chinesa: argila, combustível, sistemas de rio e mercados. Barro pesado e grandes quantidades de combustíveis são requeridos para a fabricação de cerâmica e porcelana.
No entanto, os altos custos de envio fizeram com que a produção de cerâmica se tornasse impraticável economicamente nas áreas sem estas condições básicas. Assim, um lugar com quantidade abundante de barro e serra como combustível tinha o melhor potencial para montar uma estufa de cerâmica.
Uma vez que uma grande estufa é construída, continua produzindo por centenas de anos. As artes de preparar o barro, envidraçando-o e incendiando-o é passado freqüentemente de geração para geração, assim cada área tentará desenvolver suas próprias coberturas individuais, barro e técnicas decorativas, resultando em estilos e desenhos únicos. Estas características especiais provêm muito da base da avaliação moderna das antigas peças de cerâmica e porcelana. Das características particulares de uma peça, pode-se normalmente definir quando e onde foi feita. Começando com a Dinastia Han (206 A.C.-220 D.C.) e as Dinastias T’ang (618 D.C.-907 D.C.), Sung (960 D.C.-1279 D.C.), Yuan (1279 D.C.-1368 D.C.) e Ming (1368 D.C.-1644 D.C.), grandes quantidades de cerâmica e porcelana foram exportadas da China para Coréia, Japão, Ilhas de Ryukyu, Sudeste da Península Asiática, Filipinas, Indonésia, Índia, Oriente Médio, costa oriental da África, Europa continental, Grã Bretanha e para os Estados Unidos. Peças de cerâmica e porcelana exportadas durante estes períodos são uma fonte excelente de material de pesquisas na historia das comunicações, do comércio e das relações econômicas da China com outros países.
O barro adequado para fabricar cerâmica e porcelana é produzido nas áreas de Peitou e de Nanshihchiao em Taipei. Iniciado no final do século 19 e no inicio do século 20, as estufas de cerâmica e porcelana foram gradualmente se concentrando na área de Yingke Chen do Município de Taipei. Hoje, Yingke Chen é a principal área produtora de cerâmica do norte de Taiwan. Devido à experiência que residem em Yingke Chen e que receberam sua arte das gerações passadas, modernas instalações de estufas continuam vindo a Yingke Chen para montarem seus negócios. Os centros produtores de cerâmica e porcelana em Taiwan central estão nos municípios de Miaoli e Nantou. Graças à abundância de materiais e de recursos da rica floresta na área de Shihtoushan, as estufas se espalharam por toda parte destes municípios. Algumas das estufas na área de Miaoli começaram a usar gás natural como combustível para queimar cerâmica. Eles também importam barro para porcelana de alta quantidade e trouxeram instalações modernas e tecnologias para melhorar a qualidade de seus produtos.A chave para saber por que a arte cerâmica pode se desenvolver a tal alto nível na China está no espírito dos artesãos chineses que se esforçam para a excelência. Peças de cerâmica e porcelana que datam de vários períodos his
tóricos demonstraram novamente como os artesãos chineses superaram as negligências dos materiais que eles usavam e como a habilidade pode conquistar e superar as dificuldades encontradas trabalhando com barro.Por exemplo, nas recentes Dinastias Yuan (1279 D.C.-1368 D.C) e Ming (1368 D.C.-1644 D.C), o material utilizado para produzir porcelana no mundialmente famoso Chingle Chen, província de Kiangsi, era a pedra de porcelana misturada com kaolin, um material com plasticidade relativamente pobre. De frente com esta dificuldade, os fabricantes de porcelana daquela época tiveram a idéia de moer a matéria-prima até uma consistência extremamente boa e depois a empapando em água por vários anos. Este processo de hidrólise aumentou sua viscosidade e plasticidade.
Deste modo o barro poderia ser estirado e moldado na roda de oleiro em bonitos artigos de porcelana. Quando estivessem meio secos, uma faca especial era usada para cortá-la em fatias extremamente finas, era assim que a famosa porcelana chinesa “Casca de Ovo” – um produto das famílias oficiais das Dinastias Ming e Ch’ing – eram feitas. Os fabricantes de porcelana da modernidade trabalhariam hoje duro para tentar reproduzir este processo sem igual de tratamento do barro para porcelana e a altamente desenvolvida habilidade que a acompanhou mesmo com seus equipamentos modernos e tecnologias.
Os artesãos de cerâmica e porcelana de hoje têm total acesso para o moderno conhecimento tecnológico e podem escolher seus equipamentos livremente. Mas todos ainda carregam a tradicional crença que o homem pode realmente conquistar a natureza. Alguns imitam os desenhos antigos, outros produzem peças vanguardistas. Com suas mentes, suas mãos, o barro e o fogo, estes oleiros expressam a percepção do artista de beleza, sua experiência profissional, sua sensibilidade e seu nível de cultivo artístico. Um oleiro sênior de Taiwan, Lin Pap-chia, tem sido conhecido nos úl
timos 40 anos como o “doutor” da industria da cerâmica Yingke Chen. Ele pode normalmente ascender com uma resposta para qualquer pergunta ou problema que esteja relacionada às cerâmicas que lhe são trazidas, e ele também ajudou a cultivar incontáveis criativos talentos na área de fabricação de cerâmica. Chiu Huan-tang e Shin Nai-yueh fizeram suas contribuições trazendo novos conceitos na fabricação de cerâmica dos Estados Unidos e criando modernos trabalhos na arte cerâmica. Estes mestres também ajudaram a criar uma nova geração de ceramistas em sua arte. Jovens artistas que se distinguiram em seu campo incluem Lien Pão-chai, Chen Chiu-chi, Yang Wen-ni, Sun Chao e Feng Sheng-kuang. Todos têm seu próprio estilo criativo e ricamente expressivo.
Na República da China em Taiwan, alguns ceramistas aprenderam sua arte por conta própria, outros por estudo no exterior, mas a maioria recebeu seu treinamento na Academia Nacional de Artes de Taiwan, no Departamento de Artes Indústriais da Universidade Nacional Normal de Taiwan e nas seções de cerâmica do Departamento de Engenharia Química da Universidade de Cultura Chinesa.
Acompanhando o aumento no padrão de vida em Taiwan, o número de pessoas que desfrutam a cerâmica e lançam modas está aumentando a cada ano. Esses que realmente têm mexido em barro com suas próprias mãos possuem a mais alta admiração das criações dos antigos fabricantes de cerâmica e porcelana. Afrontando o desafio da arte moderna fundindo com sua tradicional cultura, a arte cerâmica chinesa olha para novos horizontes completamente criativos e inovadores.
Fonte de informação::-

3 comentários:

  1. Essas peças de porcelana são tão lindas e finas que fico até com medo de pegar, desajeitada do jeito que sou! heheheheheheeh
    Gosto muito de aprender sobre a origem das coisas que admiro, Rô e a porcelana chinesa é uma delas! Obrigada pelas informações tão preciosas!

    E o frio aqui chegou com tudo ontem à noite, tá de lascar! Ah, mas como eu prefiro o frio ao calor, então tô feliz! Agora é a melhor época do ano, chocolate quente, pinhão cozido, milho verde, sopa...hummmmm, só delícia!

    Que você tenha um ótimo feriado minha amiga querida!
    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Nossa, Rô! Que cultura tão rica, né? Estou gostando muito de conhecer um pouco mais aqui com vc! Pena que a China, apesar de tantas belezas e riquezas culturais, ainda tenha tanta coisa negativa...

    Beijos! Bom feriado para vc e sua família! Fique na paz do Senhor! :-)

    ResponderExcluir
  3. Nova Oriental
    Artigos chineses para decoração e presente
    Veja nossas paginas no OrKut.

    http://www.orkut.com.br/Main#FullProfile?uid=8435649990784776138
    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=108696106

    ResponderExcluir

"Concedei-nos, Senhor, a serenidade necessária
Para aceitar as coisas que não podemos modificar,
Coragem para modificar aquelas que podemos,
E sabedoria para distinguir umas das outras".

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails