Photobucket

sábado, 22 de maio de 2010

"PARA MELHOR ENTENDER O QUE É AMAR"


Amar e isso basta! Pe. Pio



Por eu amar demais, sempre procuro textos para minhas reflexões e gosto de compartilhar com todos.Sofro muito por ser assim, mas tudo bem essa é a minha vocação (Santa Terezinha). 
E dizia Pe.Pio...AMAR E ISSO BASTA!

“O tempo é muito lento para os que esperam.
Muito rápido para os que têm medo.
Muito longo para os que lamentam.
Muito curto para os que festejam.
Mas, para os que amam, o tempo é eterno.”
(William Shekespeare)

 
Eternize seu tempo! Ame! Ame pois esta é a ação mais concreta a se fazer para se conquistar o Céu. O Amor nos aproxima do Coração do Pai, e para Deus, um dia é como mil anos…
Se não aprendermos a amar nossos irmãos aqui na terra , como poderemos entrar na terra do Amor, como chegaremos ao Céu? Quem não aprender a amar nada terá a fazer no Céu… O amor, o maior de todos os dons, dom eterno, tudo passará menos o amor… Amar a quem nos ama, amar a quem nos odeia, amar quem nos calunia, amar quem nos esbofeteia, quem nos despreza, quem nos julga… Amar! Amar! Ajuda-me Senhor! Ajuda-me a amar, pois sei que este é o segredo para do Teu coração nunca me apartar.

E quando eu não conseguir amar e minhas forças estiverem por demais esgotadas, venha o Senhor a ser Amor em mim.

Amém!

Teresinha de Jesus sempre esteve certa, eis a vocação: O Amor!
FONTE AQUI

Não é segredo para ninguém que ser amado é uma necessidade humana que buscamos com muito afinco. Por amor, subimos montanhas, atravessamos mares, cruzamos desertos e enfrentamos todo tipo de adversidade. Sem amor, montanhas tornam-se insuperáveis, mares intransponíveis, desertos insuportáveis e dificuldades avoluma-se pela vida afora.
Antes de falarmos das linguagens, convém compreendermos que necessitamos de um tempo de relacionamento para podermos conhecer a pessoa que está ao nosso lado. Sabemos que um relacionamento geralmente se inicia pela paixão, entende-se aqui paixão como um sentimento de euforia pelo outro. A psicóloga Dorothy Tennov desenvolveu longos estudos sobre o fenômeno paixão. Após estudar os comportamentos entre os casais, ela concluiu que o tempo médio de extensão da obsessão romântica é de dois anos. Se a paixão foi um fruto proibido, talvez dure um pouco mais.
A principal falha na informação é o falso conceito de que a paixão dura para sempre.

O psiquiatra M. Scott Peck concluiu que apaixonar-se não é amor verdadeiro, por três razões:

I. Apaixonar-se não é um ato da vontade nem uma escolha consciente. Não importa o quanto desejemos, não conseguimos apaixonar-nos voluntariamente.

II. Apaixonar-se não é amor verdadeiro porque não implica em nenhuma participação de nossa parte. Qualquer coisa que façamos apaixonados requererá pouca disciplina e esforço. Os longos e dispendiosos telefonemas realizados, o dinheiro gasto em viagem para ficar juntos, os presentes, todo trabalho envolvido, nada representam.

III. A pessoa apaixonada não está genuinamente interessada em incentivar o crescimento pessoal daquela por quem nutre sua paixão. Se temos algum propósito em mente ao nos apaixonarmos, é o de terminar nossa própria solidão e, talvez, assegurar essa solução através do casamento. A paixão não se focaliza em nosso crescimento pessoal e nem tampouco no da outra pessoa amada. Pelo contrário, a sensação é a de que já se chegou onde se deveria alcançar e não é necessário crescer mais.

Quer concordemos ou não, os que se apaixonaram e saíram desse estado de paixão, concluirão que essa experiência arremessa-nos a uma órbita emocional diferente de qualquer outra que porventura experimentemos. A tendência é o rompimento com a nossa razão, o que nos leva a fazer e dizer coisas que nunca faríamos ou diríamos em momentos de maior sobriedade.
Quando a paixão murcha, apenas uma coisa é certa sobre nosso comportamento: não será o mesmo da época em que estávamos apaixonados. O que fazemos um para o outro antes da paixão não é garantia de que continuaremos a fazer depois que esta paixão passa.
Então podemos nos separar e tentar novamente? Ou reconhecer que a paixão é o que é – um pico emocional temporário – e então desenvolver o amor verdadeiro.
Esse tipo de amor requer esforço e disciplina. É a escolha que fazemos de gastar nossa energia em benefício da outra pessoa, sabendo que, se sua vida é enriquecida por nosso esforço, também nos sentimos satisfeitos – a satisfação de termos realmente amado alguém. Não exige a euforia na experiência da paixão. Na verdade, o amor verdadeiro não começa enquanto a experiência da paixão não tiver seguido seu curso.
Enquanto a paixão é avassaladora, ela mascara e supera as necessidades eventualmente não supridas pelo parceiro, mas quando a paixão se estabiliza, precisamos aprender como suprir as profundas necessidades de amor do parceiro.
Quando o casal começa a falar os dialetos certos, os “tanques de amor” de ambos começam a encher.
Mas, como fazer isso? Raramente encontramos algum casal onde ambos possuam a mesma linguagem do amor. Normalmente as pessoas utilizam diferentes linguagens para se comunicarem, gerando muita confusão e pouco entendimento.
O mesmo acontece no âmbito do amor. Sua linguagem emocional e a de seu cônjuge podem ser tão diferentes quanto é o idioma chinês do inglês. Não importa o tanto que você se esforce para manifestar seu amor em inglês, se seu cônjuge só entende chinês; jamais conseguirão entender o quanto se amam.
Vejamos quais as espécies de linguagem do amor podemos distinguir, são eles: Palavra de afirmação, tempo de qualidade, presentes, atos de serviços e toque físico. Cada linguagem será explicada em outros textos.

Vagner de Lara (Sam)
OBS: Este texto tem como base o livro AS CINCO LINGUAGENS DO AMOR, de Gary Chapman, Ed. Mundo Cristão, livro de leitura obrigatória.





Bom e maravilhoso fim de semana pra ti!
Ame, apenas ame!
Rosane!

4 comentários:

  1. BOM DIA ROSANA
    NADA MELHOR QUE AMAR.
    VIDA SEM AMOR,
    PERDE COR ,E O BRILHO, FICA SEM GRAÇA.

    TENHA UM BOM FIM DE SEMANA.
    :)) BEIJOSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  2. Ro, só existe uma coisa melhor do que o amor:
    Saber demonstrá-lo!
    De nada adianta você amar, não saber expressar seu sentimento e guardá-lo como se fosse algo para se envergonhar.
    Gestos valem muito mais do que palavras, quando a paixão vira amor, você aprende a compreender isso.
    Eu e meu marido estamos juntos há 16 anos (apesar das poucas idades) e casados há 7. Quando sinto falta da paixão, procuro resgatá-la nos pequenos atos do dia-a-dia.

    Meu amor é meu porto seguro, não troco isso por nenhuma tempestade em alto mar.

    Beijinhos e uma semana de muitas bençãos a vocês!
    Obrigada por compartilhar esse texto lindo.

    ResponderExcluir
  3. Rô,

    É! O amor cura. O amor resgata. O amor transforma. Seja qual tipo de amor for: entre cônjuges, entre familiares, entre amigos.

    Beijos, Rô, e uma ótima semana pra você.

    ResponderExcluir
  4. Amar..Simplesemtne Amar....
    RETRIBUINDO A SUA VISITA...
    FICO FELIZ QUANDO VEM.
    VOCÊ É O MEU MELHOR MOMENTO...
    O tempo não pára! Só a saudade é que faz as coisas pararem no tempo...
    Mário Quintana

    FICO MUITO FELIZ QUANDO ESTÁ PRESENTE COMIGO.
    “Quem faz um poema abre uma janela.
    respira, tu que estás numa cela abafada,
    esse ar que entra por ela.
    por isso é que os poemas têm ritmo
    - para que possas profundamente respirar.
    quem faz um poema salva um afogado”

    Mário Quintana

    CARINHOSAMENTE, DEIXO O MEU ABRAÇO, AGRADEÇO PELA PRESENTE/VISITA NA MINHA CASA.

    A VIDA É BELA. A NOSSA AMIZADE MAIS AINDA.
    MUITO OBRIGADA PELOS SEU CARINHO, MOMENTOS ESPECIAIS. EU E VOCÊ!!!

    AGRADEÇO DO FUNCO DO MEU CORAÇÃO ESTE MOMENTO, QUE ESTEVE COMIGO HOJE. MUITO OBRIGADA A VOCÊ.
    COMO É BOM QUANDO VEM.
    FICO MUITO FELIZ. CARINHOSAMENTE,
    SANDRA

    ResponderExcluir

"Concedei-nos, Senhor, a serenidade necessária
Para aceitar as coisas que não podemos modificar,
Coragem para modificar aquelas que podemos,
E sabedoria para distinguir umas das outras".

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails