terça-feira, 3 de novembro de 2009

Tentando entender...



FOTOS: MURILLO CONSTATINO; SHUTTERSTOCK
TRIBO Beatriz (à dir.) se comunica com um grupo de dez amigas apenas em miguxês

A cada geração, os adolescentes criam seus códigos específicos de comunicação. É uma forma de caracterizar o grupo e, principalmente, excluir os mais velhos da conversa. Quem não se lembra da Língua do P (a letra P vinha sempre no início de cada sílaba), que embalou as conversas juvenis dos adultos de hoje. Atualmente, está na moda o “miguxês”, uma derivação do “internetês”, linguagem utilizada pelos jovens na internet na

fonte aqui


Continue lendo essa matéria aqui, .

Considero de interesse para nós entender melhor essa nova maneira de se comunicar.


Muitas vezes fico sem entender o que é que essa meninada está escrevendo. No MSN, por e-mail ou no Orkut e agora também no Twitter. Com tantas informações muitas vezes recebo e-mails ou mesmo aqui no Blog, quando deixam comentários e eu não consigo entender o que significa tantas abreviações. Na realidade eu pessoalmente não sou muito a favor dessa nova escrita dos jovens chamada de Internetês ou mais moderno ainda o Miguxês. Dizem os jovens que é para facilitar as conversas entre eles. Será que essa onda não vai prejudicar nossos jovens quando tiverem de passar por testes de vestibular ou mesmo para arrumar emprego? Dizem alguns pesquisadores em linguística que esse novo modo de escrita não vai afetar em nada os jovens na hora que forem submetidos a provas ou testes. Eu, discordo, pois acaba virando um vício que depois para conseguir sair fica meio complicado.
Nós brasileiros, principalmente os jovens já somos de ler muito pouco, muitas vezes pelo alto custo do livro. Mas que de nada impedete de procurarmos as Bibliotecas Públicas, que ao meu ver são excelentes. Vai aí um pouco de preguiça nossa em adquirir o habito da leitura.
Para entender melhor essa maneira de escrever alguém não sei quem classificou o metódo em três partes mais ou menos assim::..

Português: Amiga, vou dormir. Um abraço para você!
Miguxês Arcaico (ICQ): amiga, vou dormir. 1 abraco pra vc!!
Miguxês Moderno (MSN): miga…vo dormi…… 1 abrassu p vc!!!!!
Neo-Miguxês (Orkut): mIguxXxaH…voW MiMi…… 1 AbRaXXU PRah VUxXxE!!!!!
fonte aqui


Deu pra entender?
Não?

Pois então, se você receber um e-mail, comentários no blog, no MSN, no Orkut ou no Twitter e não conseguir entender vá ou já deixe aberto no


Nah oNDah dUxXx EmUxXx………………

imagem aqui

O miguxês tem uma gramática própria dizem os entendidos no assunto.
Assim... quer entender?

• As letras S e C são substituídas por X, para infantilizar a fala. Ex: Você (Vuxeh)
• Os acentos agudos e circunflexos são substituídos pela letra H no final da palavra e o til pelas letras N/M. Ex: Será (Serah) / Não (Naum)
• O I é substituído pelo EE. Ex: Gatinha (Gateenha)
• A letra O vira U. O dígrafo QU e a letra C viram K. Ex: Quero (Keru)
• O U não silábico vira W e o E vira I. Ex: Escreveu (Ixcrevew)
• As letras maiúsculas são usadas sem critério
fonte aqui

Meu Deus, preciso fazer um curso super intensivo para poder tentar entender. Afinal tenho um netinho e outros virão. O jeito é entrar na onda, se não vai chegar o dia que eu não vou conseguir me comunicar com eles. Lembro-me da minha vovó que de vez em quando soltava sem querer uma gíria como:- "Aquela sua amiga é bacana" - Depois que ela falava assim ela mesma dava risada, pois achava engraçado esse jeito de falar dos netos. Com certeza eu também vou achar e para isso tenho que me interar do moderno, mas sem ficar viciada nessa nova maneira de escrever.
Penso que pega mal uma vovó como eu escrever por exemplo::..

"
vuXxe sAbE falAH miguXexX ?!

"Você sabe falar miguxês?" É o que está escrito aí em cima na nova linguagem dos jovens"
fonte aqui

Deixo para meus amigos e amigas da quase ou já terceira idade agumas dicas, que recebi por e-mail do Portal Mais de 50.com.br. eu adoro esse Site é muito rico em informações e formação, para nós que chegamos aos cincoenta aninhos.

Tente aprender um pouquinho é bom::..

Por
Joze Moura

O princípio das abreviaturas é tentar pronunciar não a sílaba, mas os nomes das letras: elas irão lembrar alguma coisa que, falada, vai dar o sentido desejado.
Por exemplo:
BLZ = beleza

KDVC = cadê você?

QRUTV = quero te ver

Eliminam-se os acentos:
naum = não

eh = é

vovoh = vovó

entaum = então

Há também os honomatopéticos:
KKKKKKKK = gargalhada

irgh = repulsa, nojo

oops = desculpe,(foi mal)

buah = choro

Convencionais:
TC = Quer Teclar ?

ABRS = Abraços

Quando as letras estão todas em maiúsculas, significa que a pessoa está GRITANDO, alegre ou enfurecida:
UAU!

QMRD!

Tem gente que usa Bloco de Notas ou o Word, abertos na hora do Chat, com frases prontas para "colar". Algumas Salas de Bate Papo dispõem do recurso de "respostas automáticas", nos quais você cadastra logo as suas respostas para perguntas mais frequentes, tipo "Qual eh o seu nome?"

Algumas abreviaturas são internacionais - para bate-papo em inglês:
B4 = Antes (before)

CUL8R = Até breve (See you later)

BRB = Volto logo

BTW = A propósito

FYI = Para sua informação

GA = Vá em frente (usado em conversas on-line)

msg = mensagem

ILY = Eu te amo

OTOH = Por outro lado

OIC = Ah, entendi

REHI = Oi, de novo

LOL = Sorrindo em voz alta

POTS = Esmurrar a mesa, gritando

ROFL = Rolando de tanto dar risada


EMOTICONS, ícones emocionais ou SMILEYS sao aquelas "carinhas" amarelinhas que
aparecem principalmente em E-Mails com recursos gráficos. Eles procuram passar, em geral, um sentimento, um gestual, uma situação.

Os primeiros Emoticons apareceram nas BBS (precursoras de E-Mail e Chat) com uma representação "tipográfica":

:-) = Feliz

:-( = Triste

Tente ver uma "carinha" deitada, os olhos sao os dois-pontinhos, o nariz e a boca. Apesar de sofisticados desenhos da carinha amarela, a representação simples é ainda muito usada em Chats e E-Mails. Vale notar que, ao longo dos tempos, a inventividade adiantou em muito esses Emoticons:

[]'s Abraços

:-D Alegre

:-* Beijo

|-O Bocejando

\´( Chateado

:'-( Chorando

(@@) Espanto

:-)))) Gargalhando

:-V Gritando

-) Piscando o olho

|-) Ficando com sono

:-P Mostrando a língua

::-) Eu Uso óculos

:-(#) Eu Uso aparelho dentáirio

X-) Tímido

0:-) Santo, bonzinho


Finalmente, para melhor visualizar emoticons escolha sempre um fonte (tipo de letra) Courier New.

Então, gostaram? Que tal praticar, inventar, e conversar? É inteligente, divertido e excelente exercício mental! E a garotada vai achar que você é um "ser irado!"

Até+,

J O Z E

(quem quiser mais emoticons, tenho uma lista com uns 300 - peça por e-mail: qualyum@globo.com )

-oOo-oOo-oOo-



Bom e maravilhoso dia para você!

Cheio de luz e paz, amor e confiança em Deus e em você!
Rosane!


2 comentários:

  1. Eita, Rosane! Isso foi uma aula de comunicação high tech?! :)

    Acho interessante esse seu desejo por acompanhar a modernidadade, mas resguardando-se dos exageros. Seus netinhos ficarão orgulhosos da vó moderna. :D

    ResponderExcluir
  2. Parabéns amiga.
    Fez uma excelente lista. aprendeu direitinho.

    Entendo bem o que dizes... Meu filho estava ainda pouco no tal MSN. O pior é que escrevem tudo pelo siglas e não querem que agente fique do lado.
    Coitado do Português, ficou completamente de lado. Eles não escrevem mais nada direito. Me preocupo com esta linguagem, na hora do vestibular e concursos...

    Obrigada pela visita no halloween.
    Agora estou brincando um pouco. Vejá Lá http://sandrarandrade7.blogspot.com/
    Com carinho
    sandra

    ResponderExcluir

"Concedei-nos, Senhor, a serenidade necessária
Para aceitar as coisas que não podemos modificar,
Coragem para modificar aquelas que podemos,
E sabedoria para distinguir umas das outras".

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails