Photobucket

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

"Que delícia ser MULHER"



Mulheres Protestando
- 1941 -
Reprod. "Di Cavalcanti" Art Editora, 1983

clique na imagem e veja muito mais


MULHERES SÃO PARALELAS

Homens gostam de se gabar que possuem 23 bilhões de neurônios enquanto a mulher possui "somente" 19 bilhões, 4 bilhões a menos. Consideram este fato, comprovado cientificamente, um sinal de superioridade. As mulheres respondem imediatamente, que não faz a menor diferença, no que elas estão absolutamente corretas.

Do ponto de vista da seleção natural, não há como a natureza selecionar mulheres "burras" e homens "inteligentes". Ambos os sexos tinham que ser igualmente espertos para fugirem dos predadores nos primórdios, na África.

Mulheres compensam esta diferença processando a informação de forma diferente. Homens pensam seqüencialmente, etapa por etapa, logicamente trilhando o caminho da racionalidade, comparando fatos com regras pré-estabelecidas. Suas conclusões dão do tipo “sim-não”, “certo-errado”.

Mulheres raciocinam em paralelo, avaliam dezenas de variáveis simultaneamente, suas conclusões são do tipo “melhor-pior” ou uma simples sensação visceral de certeza da conclusão. Por isto, dizem que as mulheres são “intuitivas”. Elas processam informação mais rapidamente, são mais abrangentes, mais holísticas. Ou seja, mulheres são paralelas, homens são seriais.

Recentemente, um estudo descobriu que as mulheres possuem 13% mais sinapses do que homens, o que compensa a diferença e muda a forma de pensar. Homens têm mais neurônios, mulheres têm mais sinapses.

Talvez seja por isto, que as mulheres conseguem cuidar de 20 coisas ao mesmo tempo. São excelentes enfermeiras, mães de 5 filhos, administradoras de equipes, administradoras de escolas, hospitais e associações, onde ninguém fica quieto um minuto. Homens adoram gerenciar planos, números e orçamentos que precisam ser obedecidos. Por serem seriais e lógicos tendem a ser arrogantes e donos da verdade, mesmo estando errados. Mulheres, por serem paralelas, sempre sofrem a incerteza da dúvida, mesmo estando certas. São inseguras sem razão. Suas conclusões são corretas, mas não seguem a lógica masculina serial.

Homens tendem a ver tudo preto ou branco, esquerda ou direita. Mulheres tendem a ver o cinza, são muito menos dogmáticas e mais conciliatórias.
Homens arriscam um tudo ou nada com enorme facilidade, mulheres tendem a procurar a opção mais segura. Numa briga de casal, homens discutem causa e efeito. Mulheres discutem sentimentos e emoções, ambos de acordo como seus cérebros processam informações.

Um dos problemas desta teoria é que não sabemos exatamente como funciona o cérebro paralelo. A maioria dos estudos neurológicos tem sido feita em cérebros de soldados mortos em combate, não em cérebros de mulheres.
Na realidade, ambos os sexos são seriais e paralelos e o que estamos sugerindo, para uma reflexão mais aprimorada por cientistas, é que talvez os homens tendem a ser mais seriais, as mulheres tendem a ser mais paralelas. Estas características, às vezes, são descritas erroneamente como cérebro direito e cérebro esquerdo. O lado do cérebro não tem nada a ver com estas diferenças.

A verdadeira explicação não é o lado, mas sim se está sendo processado pela parte do cérebro que é paralela, ou a parte que é serial.

Se esta teoria for correta, e está longe de ser aceita, explicaria porque é tão difícil a comunicação entre os sexos. Homens ficam num canto falando de dinheiro, mulheres do outro falando de emoções. Para diminuir esta distância, mulheres teriam de tentar explicar suas conclusões de forma mais serial. Homens deveriam escutar mais os sentimentos (paralelos) das mulheres e falar com analogias e cenários e não com deduções lógicas.

Na medida que o mundo se torna cada vez mais complexo, exigindo o processamento de centenas de variáveis ao mesmo tempo, aumentam as vantagens competitivas das mulheres sobre os homens. Já se falava que este milênio seria das mulheres, e hoje mais mulheres se formam em administração de empresas do que homens. Seu próximo chefe tem muita chance de ser uma mulher. Quase tivemos uma presidenta em 2002, esperem para ver 2006.

Portanto, não são as mulheres que possuem 4 bilhões de neurônios a menos, são os homens que precisam de 4 bilhões de neurônios a mais, para processarem as mesmas informações.
Lilian e Stephen Kanitz
fonte aqui




Stephen Kanitz, mestre em Administração de Empresas pela Harvard University, foi professor Titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.Criador do Prêmio Bem Eficiente para entidades sem fins lucrativos e do site www.voluntarios.com.br.Criador de Melhores e Maiores da Revista Exame, avaliou até 1995 as 1000 maiores empresas do país.É árbitro da BOVESPA na Câmara de Arbitragem do Novo Mercado.







Quando li este artigo me senti privilegiada em ser mulher. Com certeza somos tudo e muito mais.
Sem dizer que quando ficamos sozinhas damos conta até da solidão. Vejo mulheres que ficam viúvas e conseguem se levantar rapidamente e nem precisam de outro relacionamento para poder viverem. Não que não precisemos nos relacionar, dependendo da idade (IDADE NÃO É PROBLEMA, SÓ SE FICARMOS SÓ MUITO VELHINHAS) em que ficamos só.
Não tem idade para outro relacionamento, o que quero dizer é somos realmente paralelas e conseguimos nos situar em qualquer situação que a vida nos dá.Se precisarmos ser pedreira seremos, eletricista seremos, mecânicas seremos, garri seremos, frentistas seremos e assim por diante nas mais diversas profissões. Sem contar que fazemos das tripa coração para EDUCAR COM MUITO AMOR NOSSOS REBENTOS. Já para os HOMENS A COISA FICA MAIS COMPLICADA "COM RARAS EXCEÇÕES".
Somos tudo isso e ainda conseguimos nos tornar PODEROSAS por dentro e por fora.


Beijos de boa semana para você!
Rosane!







5 comentários:

  1. Obrigada pela visita carinhosa, amei.

    Chegando aqui, delicia de prato e de post...

    Claro que nós mulheres somos o sexo forte..., mas é melhor os nossos homens não nos ouvirem, e acharem que somos o sexo fraco, ás vezes dá muito geito, hahahah...

    :)) Mágicos beijjjjjjjjjj

    ResponderExcluir
  2. Tá vendo? O homem produz muito lixo celular.
    Rosane, este artigo é muito interessante, no sentido de dizer à nós, que a quantidade de neurônios ou sinapses, pouco importam! Importa é que homens e mulheres são complementos! E viva a diferença!! Boa semana! Beijus,

    ResponderExcluir
  3. Oi mãezinha! Às vezes eu acho ruim porque já estou ficando "velhinha" hehehe, mas aí leio um texto desses e percebo que a idade da mulher é o que menos importa! Somos seres especiais por natureza justa e sábia!

    Beijão no teu coração, te amo sempre!

    ResponderExcluir
  4. BOM DIA, Rô

    Que delícia SER MULHER.

    Um abençoado dia para todos vocês,
    Fiquem com Deus,
    Beijos,

    ResponderExcluir
  5. Belo texto sobre as mulheres.
    Somos, somos e somos, mais nós.
    Um grande abraço amiga.

    Tem um selo em meus mimos. Somos LIndas e Inteligente. Passe lá.
    Sandra

    ResponderExcluir

"Concedei-nos, Senhor, a serenidade necessária
Para aceitar as coisas que não podemos modificar,
Coragem para modificar aquelas que podemos,
E sabedoria para distinguir umas das outras".

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails