Photobucket

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

- Ser feliz é uma questão de escolha -



*QUAL É A MELHOR RELIGIÃO?*


*Breve diálogo entre o teólogo brasileiro Leonardo Boff e o Dalai Lama.*


*Leonardo Boff explica:*


“No intervalo de uma mesa-redonda sobre religião e paz entre os povos, Na qual ambos (eu e o Dalai Lama) participávamos, Eu, maliciosamente, mas também com interesse teológico, Lhe perguntei em meu inglês capenga:

"Santidade, qual é a melhor religião?" (Your holiness, what`s The best religion?) Esperava que ele dissesse: "É o budismo tibetano" ou "São as religiões orientais, muito Mais antigas do que o cristianismo.

" O Dalai Lama fez uma pequena pausa, Deu um sorriso, me olhou bem nos olhos O que me desconcertou um pouco, Por que eu sabia da malícia contida na pergunta - e afirmou:

“A melhor religião é a que mais te aproxima de Deus do Infinito, é aquela que te faz melhor.” Para sair da perplexidade diante de tão sábia resposta, Voltei a perguntar:

"O que me faz melhor?” Respondeu ele:

"Aquilo que te faz mais compassivo" (e aí senti a ressonância tibetana, budista, taoísta de sua resposta), Aquilo que te faz mais sensível, mais desapegado, Mais amoroso, mais humanitário, Mais responsável... Mais ético...

A religião que conseguir fazer isso de ti é a melhor religião...

" Calei, maravilhado, e até os dias de hoje estou ruminando sua resposta, Sábia e irrefutável...

Não me interessa amigo, a tua religião ou mesmo se tem ou não Tem religião. O que realmente importa é a tua conduta perante o teu Semelhante, tua família, teu trabalho, tua comunidade, perante o Mundo... Lembremos:

"O Universo é o eco de nossas ações e nossos pensamentos". A Lei da Ação e Reação não é exclusiva da Física. Ela está também nas relações Humanas. Se eu ajo com o bem, receberei o bem. Se ajo com o mal, Receberei o mal.

Aquilo que nossos avós nos disseram é a mais pura Verdade:

"terás sempre em dobro aquilo que desejares aos outros".

Para muitos, ser feliz não é questão de destino. É de escolha.


Pense nisso.


Recebi por e-mail



"A verdadeira religião nos prescreve que amemos até nossos inimigos."
(Santo Agostinho)


Um bom e maravilhoso dia a você!

Rosane!


Não importa o que fizeram de mim, o que importa é o que eu faço com o que fizeram de mim.

Jean-Paul Sartre


Alguém disse: "Sabe porque Deus permite os furacões em nossas vidas? Sabe porque Deus permite momentos difíceis em nossas vidas? Para você ter tempo para meditar e conhecer-se melhor". E nisto você transformará limão em limonada.
fonte aqui




10 comentários:

  1. Dalai Lama sempre muito sábio com sua retórica, perfeito!
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Mamacita... sei que está triste ou chateada comigo... ou melhor, com meu noivo, e não comigo, mas entendo ser difícil ficar chateada com ele e não transferir para mim a chateação... afinal de contas, fui eu quem o colocou dentro de casa.
    Mas eu só tenho certeza de uma coisa: se estou com ele hoje, da forma como estou, vivendo como estou vivendo, é por vontade de Deus. Se eu tivesse que terminar, já teria o feito, ou talvez ainda o faça, mas se estou hoje ao lado dele, é por livre e espontânea vontade minha, de acordo com o livre arbítrio que Nosso Senhor nos concede todos os dias, ao abrir os olhos todas as manhãs, ao optar viver nesse caminho, e não naquele.
    Aprendi que cada escolha é uma renúncia, e sempre temos que optar por esse ou aquele caminho, mas, acima de tudo, temos que respeitar as pessoas que estão ao nosso lado, assistindo nossas escolhas, por mais que elas acreditem (e às vezes até saibam) que sejam erradas...
    Só te peço mãe, uma coisa: que acredite que sim, sou feliz ao lado, que sim, ele quer me dar o mundo, e que sim, eu e ele formaremos uma família linda, e da qual sairão alguns netinhos fofos e de cabelinhos enroladinhos para vovó Rô matar toda a vontade de ser vó como ela quer ser!
    Acredite em mim mãe qdo eu digo: sou uma mulher feliz, realizada, e para minha felicidade ser completa, eu só preciso de 2 coisas: casar e voar!
    Casar é questào de tempo, ainda mais com tanta gente acreditando no Rafa, e dando apoio... volto a dizer: ele quer ajuda, e não doação. Tudo será devolvido para quem quiser ajudá-lo...
    Voar já não depende de mim, mas se for da vontade de Deus, sei que alcançarei essa graça!
    Mãe, mamacita da minha vida: te amo!! Acredite em mim, eu sou feliz!
    E só quero ser mais feliz tendo seu apoio e do meu pai, acreditando em mim e no Rafa como acreditam no Nando e na Pri, como acreditam no Hugo e na Gansa... eu só quero isso: que vocês acreditem em nós dois!! Nós já fizemos coisas erradas, mas estamos acertando... estamos refazendo nosso caminho, e com o apoio seu e do pai, pessoas fundamentais em nossas vidas (o Rafa ama demais vocês, por mais que às vezes ele não saiba demonstrar!!), iremos muito, mas muito mais longe ainda!
    Te amo mamacita!
    Obrigada por tudo!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Rô!
    Ser feliz é uma questão de escolha...
    Vc pode ser feliz com ou sem religião.
    Eu sou muito feliz com a minha e sei que ela me faz uma pessoa melhor!
    Fique em paz!

    ResponderExcluir
  4. Oie querida...vim te desejar uma ótima semana!!! Bjks, Ro

    ResponderExcluir
  5. Adorei este post ! Religião é algo pessoal , porém reflete naqueles q estão na nossa caminhada pela vida ! Obrigado pela visita ! Tem um selo no blog para ti e uma ótima semana. Abraços

    ResponderExcluir
  6. Mamacita, cá estou eu de novo...
    Apenas tenha a consciência de que, dentro dele, o Rafa sabe que está errado, mas não teve estrutura para discernir... e hoje eu estou tentando ensiná-lo respeito e amor ao próximo.
    Ele não te humilhou mãe, ele apenas se fechou nele para reavaliar as próprias posturas.
    Não estou dizendo que ele está certo, pois não está. Mas quantas vezes ele se sentiu humilhado com atitudes suas, do pai e até, inúmeras vezes, minhas também? Quando falam na cara dele que ele não quer nada com nada, que nem pensa em casar, em assumir responsabilidades? Alguma vez alguém se colocou no lugar dele para sentir a dor que ele já sentiu?
    Sei da sua dor, pois vc não esconde os sentimentos... seus olhos sempre te entregam mamacita... mas saiba que estou feliz, e quero vê-la feliz!
    Eu já te disse isso uma vez, mas repito: seus filhos alçaram vôo... a nossa vida tomou seu próprio rumo... RETOME O RUMO DA SUA!!
    Você sempre fez de nossa sua razão de viver, mas hoje é hora de você voltar ao centro do palco da sua peça, da sua vida, e assumir novamente o papel de protagonista, e deixar de lado o papel de coadjuvante... ABRA SUAS ASAS MÃE!!! VOE, ESTUDE, BATALHE, TRABALHE, AME, VIVA!!
    Você tem, novamente, depois de 30 e poucos anos, uma vida que se abre diante de seus olhos, só para você!!
    Já pensou como será quando eu, finalmente, sair de casa, para constituir a minha família?
    Esteja preparada para encarar a vida à dois de novo, e eu sei que vocês serão muito felizes, como já o são hoje!
    Acalme seu coração!
    A hora de cuidar de você chegou, e o faça tão perfeita e abençoadamente como o fez conosco.
    VOCÊ FOI VENCEDORA AO CRIAR SEUS 3 FILHOS DA FORMA QUE O FEZ, E NUNCA SE ARREPENDA DE NADA!!
    Te amo mãe...
    Me perdoe pelo Rafa... mas ele vai melhorar todo dia um pouquinho, e tenho certeza que você e meu pai ainda terão orgulho de mim e dele...
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Rô querida... só vim pra dizer que pode contar comigo sempre que precisar, estou te devendo uma ligação faz tempo, quero ver se corrijo isso amanhã, tá?

    Te amo!!!

    ResponderExcluir
  8. Nossa Rô...
    Sabe? Eu era Católica... fui batizada, crismada...
    mas em 1990 qdo perdi meu pai, eu simplemente vi que o catolicismo não tinha as respostas que eu buscava. Estava ali imposta pela minha mãe. Eu e vinha da Igreja, sem vivenciá-la...
    Mas eu sentia "coisas" diferentes em mim...
    Via "espíritos" pela minha casa...
    E acreditava em reencarnação...
    Mudei de religião... Me tornei Espírita... E aprendi a ver a vida de outra forma diferente...
    Hj eu oro mais, penso mais nos outros, vejo tudo com outros olhos... Esse seu post é lindo demais...
    Deus é um só...
    Mas interpretado de maneiras diferentes!
    Hj como espírita vivo de modo mto mais feliz...

    bjão

    ResponderExcluir
  9. Oi Rô.
    Obrigada pela visita, minha filha está bem sim, garças a Deus foi medicada há tempo e o pior já passou.
    Seu post é maravilhoso,sou uma pessoa q respeito todas as religiões e a opção de cada um.Dalai Lama é um sábio e deu a resposta certa quando falou q a melhor religião é aquela q te faz bem, eu tbém acredito nisso.
    Um grande bjo.

    ResponderExcluir
  10. Vim agradecer sua visita e participação lá na festa. E conhecer o seu cantinho, que achei muito agradável. Também recebi este texto por mail. Eu acho que a nossa religião se devia reger por este mandamento. Ama o próximo como a ti mesmo. E a humanidade seria muito melhor. Jesus deu o mandamento, a receita para a felicidade. Mas o nosso egoísmo natural, fez-nos esquecer.
    Um abraço e tudo de bom

    ResponderExcluir

"Concedei-nos, Senhor, a serenidade necessária
Para aceitar as coisas que não podemos modificar,
Coragem para modificar aquelas que podemos,
E sabedoria para distinguir umas das outras".

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails