Photobucket

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Buscando a sabedoria?


Buscando a Sabedoria


O que mais primo em minha busca interior é a
Sabedoria. Buscando meu caminho, li muito nesse fim de semana. A solidão foi minha companheira e é em todas as horas que preciso me afastar para colocar as coisa em ordem. Ler, orar e meditar. Fazer deserto, são a melhores ações que tenho quando minha vida dá umas voltas. Muitas vezes tenho a tendência a me esquecer de antigos ensinamentos, talvez levada pelo corre corre da vida e o que ele nos traz.
Fazer meditação orante é o melhor remédio para mim. Meditar com Inácio de Loyola foi um dos segredos que guardei e nesses dias de reveses quase acabei me esquecendo, me deixei levar pelas coisas do mundo e me esqueci das coisas de Deus. Graças a ti Senhor e aos que você coloca no meu caminho me encontrei novamente e agora com a quietude do meu coração sinto que renovei meu ser. Compartilho com você a experiência de Oração e Meditação que fiz no fim de semana.
Foi reconfortante, me abriu caminhos novos e o que é melhor aumentou minha Esperança na vida e em tudo o que ela me proporciona. Agradeço a Deus a cada instante dessa vida tão bela que tenho. Obrigada meu Deus!
"Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada." (Tiago 1:5)
"Feliz é o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire entendimento; pois melhor é o lucro que ela dá do que o lucro da prata, e a sua renda do que o ouro". (Prov. 3:13-14)
Passos para se buscar a Sabedoria ditada por Salomão. no livro dos Provébios

Busque a sabedoria como se ela fosse um tesouro escondido.
Salomão insiste que busquemos a sabedoria com a paixão de minerador à procura de ouro e que a valorizemos mais do que qualquer tesouro.

Ouça.
Em provérbios 1:5, Salomão diz " O homem sensato ouve e adquire mais conhecimento, enquanto o homem inteligente busca conselhos sábios". A sabedoria não vem de dentro de nós. ela vem de fontes externas. Lembre-se da importância de buscar conselhos
Em provérbios 1:8, Salomão nos adverte: "Ouve as orientações de teu pai e respeita as instruções de tua mãe". Mesmo na vida adulta, devemos ouvir com atenção os conselhos dos nossos pais. Ninguém nos ama e deseja nossa felicidade mais do que eles.

Estude o Livro dos Provérbios.
A sabedoria presentes neles é verdadeiramente incomparável. siga os conselhos de Salomão e estude as suas palavras. Provérbios 4:20-22:::... " Meu filho ouve as minhas palavras. Não as apartes de teus olhos; guarda-as em teu coração. Pois elas trarão vida para aqueles que as encontrarem e saúde para seus corpos".

Receba.
Provérbios 4:10, " Ouve, ó filho meu, e recebe minhas palavras." Para que a compreensão se transforme em sabedoria, precisamos recebê-la e deixá-la mudar a pessoa que somos. quando a recebermos e a aceitarmos em nossos corações, ela se manifestará em nossas atitudes e comportamentos. Coloque os preceitos da sabedoria à frente dos seus pensamentos e da sua visão.
Provérbios 3:21-24::.. " Meu filho, tem bom senso e discernimento, que ambos não se distancie de teus olhos; eles trarão vida para ti e adornarão teu pescoço. Assim, tu seguirás teu caminho em segurança e não pisarás em falso; quando te deitares, não temerás." "Aferra-te às orientações, não as abandones; guarde-as bem, pois elas são a tua vida."
fonte "Stevem K.Scott"

Meditei com Confúcio também, sábios ensinamentos que jamais morrem.


As coisas em ordem


Os grandes antigos, quando queriam propagar altas virtudes,
punham seus Estados em ordem.
Antes de porem seus Estados em ordem,
punham em ordem suas famílias.
Antes de porem em ordem suas famílias,
punham em ordem a si próprios.
E antes de porem em ordem a si próprios,
aperfeiçoavam suas almas,
procurando ser sinceros consigo mesmos
e ampliavam ao máximo seus conhecimentos.
A ampliação dos conhecimentos
decorre do conhecimento das coisas como elas são
(e não como queremos que elas sejam).
Com o aperfeiçoamento da alma e o conhecimento das coisas,
o homem se torna completo.
E quando o homem se torna completo, ele fica em ordem.
E quando o homem está em ordem,
sua família também está em ordem.
E quando todos os Estados ficam em ordem,
o mundo inteiro goza de paz e prosperidade.
(Confúcio)
  1. A vida é realmente simples. Nós é que insistimos em torná-la complicada
  2. Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida.
  3. O que você não quer para você mesmo, não faça aos outros.
  4. Se você atirar nas estrelas e acertar a lua, tudo bem. Mas você tem que atirar em algo. A maioria das pessoas nem sequer atira.
  5. O silêncio é um amigo que nunca trai.
  6. Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim, evitarás muitos aborrecimentos.
  7. De nada vale tentar ajudar aqueles que não se ajudam a si mesmos.
  8. Ser ofendido não tem importância nenhuma, a não ser que nos continuemos a lembrar disso.
  9. Eu escuto e esqueço. Eu vejo e lembro. Eu faço e entendo.
  10. Qual seria a sua idade se você não soubesse quantos anos você tem?
Fonte Confúcio

Pense nisso também!


Fim de semana mais que maravilhoso e com a certeza que coloquei minha vida em ordem. Como é bom contar com os amigos e seguir seus sábios conselhos. Pricipalmente quando os melhores vem respaldados por aqueles que seguem os caminhos do Senhor!

Beijos e beijos!
Semana repleta de luz, paz, amor e muita sabedoria.
Rosane!

2 comentários:

  1. Rô, tenho certeza que seu final de semana foi muito rico em ensinamentos e maravilhoso espiritualmente. Mas eu sabia que seria assim, pois você já é uma sábia, por tudo o que faz e diz e a forma como sabe lidar com as situações difíceis.

    Fiquei encantada com tudo o que li aqui. Adorei o post.

    "A vida é realmente simples. Nós é que insistimos em torná-la complicada." Isso é uma grande verdade. E às vezes a gente 'capricha' na complicação, né? rsrs. Vou pegar o texto de Confúcio para mim.

    Ah, fiquei feliz por saber que vc gostou da música que postei hoje!

    Tenho certeza que essa vai ser uma ótima semana para vc, minha querida! Que Deus te ilumine sempre e te conceda mais e mais sabedoria! Mil beijos!

    ResponderExcluir
  2. Quanta coisa interessante, você postou aqui.
    Sabedoria. Todos nós devemos ter.
    Lindo texto.


    arespeito do dia 10.08, basta vc. clicar no nome traços de um Homem, que já fiz o link e vc. entrará no blog dele. Faz um comentário dizendo que quer participar e ele o Olavo já inscreve vc.
    Boa sorte.
    Sandra.
    Qualquer dúvida, volte e pergunte.

    ResponderExcluir

"Concedei-nos, Senhor, a serenidade necessária
Para aceitar as coisas que não podemos modificar,
Coragem para modificar aquelas que podemos,
E sabedoria para distinguir umas das outras".

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails