Photobucket

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Terminei minha meta - peregrina de mim mesma, em rumo a novos caminhos -



CAMINHO

Era um caminho que de tão velho, minha filha,
já nem mais sabia aonde ia...
Era um caminho
velhinho,
perdido...
Não havia traços
de passos no dia
em que por acaso o descobri:
pedras e urzes iam cobrindo tudo.
O caminho agonizava, morria
sozinho...
Eu vi...
Porque são os passos que fazem os caminhos!

Mario Quintana





Nesses difíceis dias que estou a viver, dormindo pouco, pensando em mudar o caminho da minha vida, assim como uma peregrina. É isso, sou uma peregrina na vida, sempre tentando desvendar os caminhos que Deus me coloca. Sempre andando e desvendando as as setas por onde tenho que seguir.
Meu esposo vai para uma peregrinação Inaciana no sábado próximo. Uma caminhada de 36 km.
Se eu gostasse de caminhar iria também. Mas não gosto, deveria, pois iria me fazer muito bem.
Os Jesuitas são religiosos muito preparados e organizados. Antes de iniciar qualquer atividade, eles preparam tudo com muito carinho e amor. Ou seja " em tudo amar e servir ", que é o propósito fundamental de todo Jesuita.
Para essa Peregrinação foi dado aos peregrinos um livrinho de preparação que antecede a caminhada. Tenho lido esse livreto e me tem feito muito bem.
O texto abaixo é o início para a mudança que pretendo fazer, pois estou sem chão, me sentindo uma desterrada e não quero perder meu chão, não quero me fechar em mim mesma. Quero a comunhão com todos e principalmente com os meus.

O DESTERRADO

Quando Deus cria o homem, situa-o em Éden (Gn 2,8). Éden, o jardim das delícias, é a plenitude primordial na qual Deus cria o homem, é o estado de comunhão (consigo e com o Outro - Deus, as pessoas e a naturez) e, consequentemente, de plenitude, em que o homem vivia. Em Éden, nesse estado de unidade, não faltava nada ao homem.
Acontece que, fechando-se em si mesmo - pecado -, o homem rompe com a unidade primordial e, portanto, sai do Éden. O homem possía uma terra, um solo, estava consolado. Agora está desolado, desterrado. Sendo criado da terra, possuía a posse de si em Éden. Agora, desterrado, está ausente de si mesmo.
O solo do homem, onde encontra consolação, é o coração do Outro. Fora dessa comunhão o homem está num constante "sem-chão". Sem irmanar-se dos outros em Deus, sente-se deslocado, sem lugar. Como expatriado, o homem é um peregrino. Quem não se irmana está fora da bênção do jardim das delícias. Quem não se irmana é errante. Quem não se irmana é maldito. Um maldito peregrino.

3 ¶ E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR.
4 E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta.
5 Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.
6 ¶ E o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante?
7 Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.
8 ¶ E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou.
9 ¶ E disse o SENHOR a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão?
10 E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra.
11 E agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue do teu irmão.
12 Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e vagabundo serás na terra.
(Gn 4,3-12)

A errância se dá por conta do fechamento do homem em si. O homem está sem lugar enquanto não encontra o seu irmão, seu semelhante. Por isso Deus pergunta: Onde está teu irmão?
O homem se sente consolado, com chão, quando está em comunhão com os outros e consigo.
Quando se fecha em si mesmo, aliena-se de si e dos outros, perde o chão.


Eu não quero perder meu chão, não quero perder meus filhos e minha família.

Não me fechar em mim mesma é o novo caminho da minha peregrição.
Caminhar ao lado deles, partilhar minha vida com os meus e com todos que eu amo.
Sei que ao longo do meu caminho encontrarei novos pessoas, que assim como querem encontrar novas estradas.



Para meditar::..


A vida é uma longa peregrinação pela estrada áspera e tortuosa deste mundo. Mas, com o Nome de Deus em seus lábios, o peregrino não terá sede; com a Forma de Deus em seu coração, ele não se sentirá esgotado. A companhia do sagrado o inspirará a viajar com esperança e fé. A segurança de que Deus está sempre próximo conferirá força a seus membros. Lembre-se de que, a cada passo, você está se aproximando de Deus e Deus também está Se aproximando de você, pois Ele dá dez passos em sua direção quando você dá um passo em direção a Ele. Essa jornada não tem paradas. Ela é uma viagem contínua através de lágrimas e sorrisos, através de nascimentos e mortes. Quando a estrada termina e a Meta é alcançada, o peregrino descobre que apenas viajou de si para si mesmo porque compreende que o Deus que procurou estava o tempo todo nele, ao seu redor e ao seu lado! Ele mesmo era sempre Divino.

Ensinamentos Ramana
SATHYA SAI BABA



E minha peregrinação só encontrará fim quando eu restabelecer essa comunhão.





Bom dia a você cheio luz, paz e amor tudo aquilo que vem Deus!
Rosane!

5 comentários:

  1. São os passos que fazem o caminho mesmo...

    Rô, esse seu post nos instiga a uma reflexão profunda e acho isso bom porque todo mundo precisa parar pra rever sua vida em algum momento. Traças novas metas, que rumo seguir... Sabe, essa coisa de se fechar em si mesma é perigoso mesmo, eu tenho um pouco essa tendência e tento lutar contra ela...

    Quem sabe essa peregrinação do seu esposo não veio em uma boa hora? Aproveite para ficar só com seus pensamentos, sei que a solução chegará. Tenho certeza que vc conseguirá passar bem por essa fase e sairá mais forte dela. Lembre-se que a gente nunca está só, Jesus está conosco. E eu estou aqui enviando bons pensamentos para vc!

    Mil beijos, com amor!!!

    ResponderExcluir
  2. Mamy's, acalme seu coração em Deus. Não tenho palavras que possam acalentar o sofrimento e a dor que só você sabe que está passando. Essa dor é sua! A dor do corte umbilical que acontece hoje, aos 54 anos.
    Estamos bem, estamos felizes, estamos encaminhados... você fez (e muito bem feito, por mais que diga ou queiram provar o contrário) a sua parte... agora é hora de tocar a vida!
    Estão lhe tirando seus maiores bens (seus filhos), mas quem lhe tira é a vida, a mesma que lhes deu!
    Seja forte, seja sempre confiante e tenha a consciência tranquila: nós estamos aqui e o colo de mãe nunca será substituído por nenhum outro no mundo. Acredite!
    Deus sabe que você fez de tudo, possível e impossível, para nos educar e nos formar. E cá estamos nós, com 32, 30 e 28 anos, feitos na vida!
    Nosso querido mais velho estará casando em janeiro, já já serei eu (ou não!! Rsrs!!), já já eu também vou embora debaixo de sua asa, e abrirei as minhas (literalmente!! Sei que as palavras têm poder e EU VOU VAR!!), e você se verá ainda mais só...
    Mas sua solidão será sanada com meu pai, que te ama infinitamente, desmedidamente, e que, a partir de agora, ambos devem viver para si próprios... relembrar as épocas de namoro, início de casamento, quando não tinham nada além de vocês mesmos! Aproveite a chance que a vida lhe dá de ser namorada de novo! Olha que máximo!
    Nós te amamos mãe... e é muito... e é pra sempre!
    Saiba sempre disso!
    Beijo no seu coração...
    Sossega seu coração e sua cabeça... Vc já viu o que a cabeça é fazer com o corpo, não viu? Então sossegue vozinha da internet, vovó Rosane do Mateus Curisquento, esposa do Vovô Barba... e mãe de seus queridos filhos!!

    ResponderExcluir
  3. Se eu pudesse tentaria tornar essa sua caminhada mais suave.Mas fica aqui um forte desejo que o caminho seja tranquilo e sereno e que você consiga chegar até onde deseja.
    Que Deus te acompanhe Rô!

    ResponderExcluir
  4. Mulher!!!! Postar comentário não tá fácil! Tenho que arrumar uma brecha no PC dos outros.
    Penso sempre em você, especialmente naquela hora em que me pego com Deus. Também estou tentando mudar meu caminho, mas ... tem tantas implicações, é uma decisaõ que vai influenciar outras vidas, então, fico adiando ...
    Muita PAZ e SAÚDE!!!!
    bj bj bj

    ResponderExcluir
  5. Mãe, a Gansa não conseguiu postar um comentário aqui, então as palavras que seguem são delas...
    "Titia Rô! Fique bem!!! Estamos todos do seu lado!!! Isso também passará!!!
    Amamos vc!Sua norinha Cacá e seu filho Huguinho"

    ResponderExcluir

"Concedei-nos, Senhor, a serenidade necessária
Para aceitar as coisas que não podemos modificar,
Coragem para modificar aquelas que podemos,
E sabedoria para distinguir umas das outras".

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails