Photobucket

sexta-feira, 31 de julho de 2009

- EM BUSCA DE RESPOSTAS E CAMINHOS -


Em busca de respostas
e caminhos



A procura de respostas nada melhor do que meditar, ficar no silêncio para que no deserto dessa solidão eu possa encantrar as melhores soluções e os melhores caminhos a serem seguidos.
Obrigada Hevy minha princesa ( minha companheira de todas as horas, aquela que enxuga minhas lágrimas e me ensina a viver ), obrigada Dri minha filha espiritual pelos conselhos e indicação da palavra de Deus, obrigada Amigão, pelas sabias palavras por sua oração, obrigada minha filha do coração Duzinha que tanto me entende porque também é uma exemplar mãe e obrigada Juca meu querido irmão por sua força.

E obrigada a você que por aqui sempre está, pela força e palavras de carinho.


GRATIDÃO

Na opinião de Cícero, a gratidão é a atitude mais importante do ser humano. Trata-se da condição prévia para a «concórdia», para a união entre as pessoas e para a consonância dos corações. (...) É a gratidão que determina o ser humano, uma vez que é através desta atitude que tomamos consciência da nossa relação existencial, que sentimos e reconhecemos a ligação com os outros, o facto de não vivermos sozinhos. Isso é válido para a nossa relação com as outras pessoas, às quais nos remetemos e sem as quais não conseguimos viver. Mas também é válido para a nossa relação com Deus, que é a razão mais profunda da nossa existência. A gratidão é a mais profunda das orações, disse, certa vez, o monge beneditino David Steindl-Rast. (...) A gratidão transforma a minha vida. «Aquele que começa a agradecer começa também a ver a vida com outros olhos» (Irmela Hofmann). Albert Schweitzer aconselha: «Quando te sentires fraco, abatido e infeliz, começa a agradecer, para começares a sentir-te melhor.»
Quando observo a minha vida com gratidão, a escuridão aclara-se e aquilo que é amargo adquire um sabor agradável. A gratidão livra-me do desânimo e da amargura e aproxima-me de Deus.
Diz-se que São Filipe Néri rezava à noite a seguinte oração: «Senhor, agradeço-te pelo facto de as coisas hoje não terem corrido como eu queria, mas sim como Tu querias.»
Aquele que contempla o dia que passou com uma tal atitude de aceitação - que é, ao mesmo tempo, uma questão de humor e relativização da perspectiva do «eu» - não se irrita e não cai na tentação da vaidade; então, para ele, tudo se torna uma fonte de alegria e paz.

Anselm Grün, em "O Livro das Respostas"

INGRATIDÃO

Aquele que pensa, reconhece que pode estar grato por muitas das coisas que lhe acontecem diariamente. Vê-o nas muitas pequenas dádivas que recebe no quotidiano: a dádiva de um olhar amigo, de um bom encontro, de uma palavra que o conforta e tranquiliza. O filósofo romano Cícero descreveu a ingratidão como um esquecimento. (...)
O Talmud diz que
a ingratidão é pior do que o roubo. E Johann Wolfgang von Goethe diz o seguinte: «A ingratidão é sempre um tipo de fraqueza. Nunca vi pessoas inteligentes serem ingratas.»(...)
O ingrato não é verdadeiramente um ser humano, precisamente porque não consegue aperceber-se das oportunidades importantes e positivas e vivê-las. Cícero está convencido de que só as pessoas gratas conseguem fazer amizades e viver em sociedade umas com as outras. As pessoas ingratas são pessoas desagradáveis. Ninguém quer ter qualquer tipo de relação com elas. Sentimo-nos mal quando próximo delas. Temos a sensação de que nunca lhes conseguimos agradar. Por isso, afastamo-nos, uma vez que delas emana uma atmosfera negativa e destrutiva.
A ingratidão destrói a harmonia dos corações. Não é capaz de celebrar e, em última análise, de sentir alegria. Nunca conseguimos agradar às pessoas ingratas. São insaciáveis e nunca estão satisfeitas. Não é possível entendermo-nos bem com pessoas ingratas.

Anselm Grün, em "O Livro das Respostas"
fonte aqui


“A meditação é o mergulho na calma interior escondida dentro de nós, no fundo do nosso coração”.
Anselm Grün



Bom e maravilhoso fim de semana para você!

Que a luz de Deus esteja sobre ti e o teu amor irradia as bênçãos que mais lhes são necessárias!
Rosane!



9 comentários:

  1. O meu amor não precisa agradecer, você sempre me dá em dobro!
    Eu é que agradeço você existir na minha vida!

    Que teu final de semana seja de muita paz, querida mãezinha!

    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Minha querida Rô,

    Faço minhas as palavras da Du, não há o que agradecer!!

    Mas eu tb sei que uma das melhores coisas nessa vida é saber ser grato, é um dom. Eu tenho muito medo de ser ingrata com alguém. E às vezes a gente acaba sendo, mesmo sem perceber...

    Vi seu e-mail, fico feliz que tenha gostado da dica do Evangelho, eu achava que vc tinha, mas não tinha certeza. A melhor coisa nessas horas difíceis é mesmo a meditação, o recolhimento, a oração.

    Rô, acho que já te dei essa dica uma vez, mas não custa falar de novo: vc não teria interesse em fazer yoga?? Eu sou uma chata mesmo porque falo disso pra todo mundo, rsrs, mas é porque é uma coisa que gosto tanto e faz tão bem, para o corpo e para a mente, que acho que todo mundo deveria experimentar, pelo menos uma vez na vida. Acho que seria bom para vc exercitar seu corpo e sua alma, especialmente agora, que vc terá mais tempo para vc mesma. Em Campinas existem vários locais onde vc pode praticar. Se vc tiver interesse eu envio depois por e-mail, tá? Mas, se não tiver interesse, é só dizer! Rsrsrs.. Aí, nesse caso, eu indico o Tai Chi Chuan! Rsrs. Esse eu não faço, quem gosta é Romero, ele adora artes marciais, essas coisas chinesas, japonesas.. rsrs.. O que quero dizer é que talvez esse seja um bom momento para vc começar a fazer algo de novo, que nunca tenha feito, ou que tenha abandonado lá atrás. Pensa nisso, (re)começar é sempre uma coisa maravilhosa!!

    Alegria, Rô, alegria! A vida é bela!

    Mil beijos, com muito carinho, tenha um lindo e abençoado final de semana!!!

    ResponderExcluir
  3. querida Rô, suas escolhas sempre me fazem bem.
    Bom final de semana para voce também.
    bjks

    ResponderExcluir
  4. Querida bom final de semana para você e sua família. Bjks
    Ro

    ResponderExcluir
  5. Olá Rosane. Gratidão é o caminho que me faz vir até aqui, mas também o prazer de a visitar. Gostei da reflexão, é muito útil, mas será ainda mais oportuna para quem a puser em prática. Tudo de bom para si, um bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  6. Rô, podemos suportar as dores do mundo, mas somente conseguimos pela força que está em nós que vem da nossa fé em Deus.

    "TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu"
    Eclesiastes 3:1

    Mais uma aprovação, filhota? :( Pensamentos bons, heim? Beijus

    ResponderExcluir
  7. Rô, voltei para avisar que postei um dos selinhos que me deu! ;) como disse lá no luz, eu tardo mas não falho!! Boa semana! Beijus

    ResponderExcluir
  8. Rô querida, vou deixar um beijo por aqui porque agora o "bloqueio burro" aqui do trabalho resolveu bloquear a tua caixinha e a do Juca, aff!Enfim...

    Quero te desejar uma ótima semana, iluminada de amor e paz!

    Beijão

    ResponderExcluir
  9. Nossa! Que coisa linda.... Um alimento pra alma....
    um ebijo
    Pat

    ResponderExcluir

"Concedei-nos, Senhor, a serenidade necessária
Para aceitar as coisas que não podemos modificar,
Coragem para modificar aquelas que podemos,
E sabedoria para distinguir umas das outras".

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails