É o aniversário do triunfo de Cristo. É a feliz conclusão do drama da Paixão e a alegria imensa depois da dor.
E uma dor e alegria que se fundem pois se referem na história ao acontecimento mais importante da humanidade: a redenção e libertação do pecado da humanidade pelo Filho de Deus.
São Paulo nos diz : "Aquele que ressuscitou Jesus Cristo devolverá a vida a nossos corpos mortais". Não se pode compreender nem explicar a grandeza da Páscoa cristã sem evocar a Páscoa Judaica, que Israel festejava, e que os judeus ainda festejam, como festejaram os hebreus há três mil anos.
O próprio Cristo celebrou a Páscoa todos os anos durante a sua vida terrena, segundo o ritual em vigor entre o povo de Deus, até o último ano de sua vida, em cuja Páscoa aconteceu na ceia e na istituição da Eucaristia.Cristo, ao celebrar a Páscoa na Ceia, deu à comemoração tradicional da libertação do povo judeu um sentido novo e muito mais amplo. Não é um povo, uma nação isolada que Ele liberta, mas o mundo inteiro, a quem prepara para o Reino dos Céus. A Páscoa cristã - cheia de profunda simbologia - celebra a proteção que Cristo não cessou nem cessará de dispensar à Igreja até que Ele abra as portas da Jerusalém celestial.
A festa da Páscoa é, antes de tudo, a representação do acontecimento chave da humanidade, a Ressurreição de Jesus depois de sua morte consentida por Ele para o resgate e a reabilitação do homem caído. Este acontecimento é um dado histórico inegável. Além de que todos os evangelistas fizeram referência. São Paulo confirma como o historiador que se apoia, não somente em provas, mas em testemunhos.
Páscoa é vitória, é o homem chamado a sua maior dignidade. Como não se alegrar pela vitória d'Aquele que tão injustamente foi condenado à paixão mais terrível e à morte de cruz?, pela vitória d'Aquele que anteriormente foi flagelado, esbofeteado, cuspido, com tanta desumana crueldade.
Este é o dia da esperança universal, o dia em que em torno ao ressuscitado, unem-se e se associam todos os sofrimentos humanos, as desolusões, as humilhações, as cruzes, a dignidade humana violada, a vida humana respeitada.
A Ressurreição nos revela a nossa vocação cristã e nossa missão: aproximá-la a todos os homens. O homem não pode perder jamais a esperança na vitória do bem sobre o mal. Creio na Ressurreição?, a proclamo?; creio em minha vocação e missão cristã, a vivo?; creio na ressurreição futura? , é alento para esta vida?, são perguntas que devem ser feitas.
A mensagem redentora da Páscoa não é outra coisa que a purificação total do homem, a libertação de seus egoísmos, de sua sensualidade, de seus complexos, purificação que, ainda que implique em uma fase de limpeza e saneamento interior, contudo se realiza de maneira positiva com dons de plenitude, com a iluminação do Espírito, a vitalização do ser por uma vida nova, que transborda alegria e paz - soma de todos os bens messiânicos-, em uma palavra, a presença do Senhor ressuscitado.
São Paulo o expressou com incontida emoção neste texto:
" Se ressuscitastes com Cristo, então vos manifestareis gloriosos com Ele".
Feliz Páscoa, Rô!
ResponderExcluirTe amooooo e logo, logo a Du e eu estaremos aí! Fique bem!
Beijão e um big abraço!
Oi Ro, qta saudade de vc!!!
ResponderExcluirFeliz Pascoa, todo amor que houver nessa vida pra vc!
Beijo
Ju
Rosane, serva do Senhor!Deus te bendiga.
ResponderExcluirHoje comemoramos a Ressurreiçãodo Senhor, que nos leva a reflexoes profundas mais que da nossa propria vida. Ontem fui á VIGILIA PASCAL,intercedi por todos nós, pois creio que aquilo de desejamos aos outros ,deve ser o mesmo que desejamos á nós proprio, e sendo assim nao seria diferente, minha querida Rosane, desejo a ti o AMOR renovado todos os dias de sua vida, e compartilho cntigo todas as suas alegrias e dores, só que acreditando na vitoria do bem sobre o mal, preceguirei confiante que nunca se abaterá e chegaremos ao bom temo sempre nas PALMAS DAS MAOS DE DEUS,
Beijos no seu lindo coração, e nunca se esqueça, nossa missao é renovar toda a face da terra e seguir os passos daquele que nos enviou, Te amo!
Creia,
somos libertos!!!!!!!!
Tudo podemos naquele que confiamos!
Rô, minha linda, quero te mandar um texto, #comofaz? hehehe eu perdi seu e-mail, me passa de novo?
ResponderExcluirA páscoa nos trás o sentimento de paternidade renovada e nos mostra o quanto precisamos de Deus para tomar nossas decisões.
Boa semana! Beijus
Oi Rô!
ResponderExcluirComo vais, querida?
Espero que tenhas tido uma Páscoa sagrada :D!
Vim somente para saber como estás, e dar-te um abraço forte *abraço*!! :D
Beijos e boa semana
Oi Rô!
ResponderExcluirO coelhinho atrasou... desculpa...
Que a renovação bata as suas portas todos os dias de sua vida.
Saudades
Tânia
nossa pascoa aqui foi bem tranquila, em familia, e sem muita tradiçao...na verdade estamos todos muito cansados...
ResponderExcluirmas apesar de tudo, vim te deixar um carinho!
Oi,
ResponderExcluirEm poucas horas começará a Blogagem Coletiva - Dia Nacional do Livro - Quem foi seu Monteito Lobato? Peço que , tão logo publique deixe um comentário com o link no post do dia do Fio de Ariadne. Abraço e até lá.
Adorei escutar a música do Raul Seixas aqui. Melhoras e ânimo querida. Bjks e bom findi!!!
ResponderExcluir