sábado, 11 de abril de 2009

-FELIZ PÁSCOA -






O Domingo de Páscoa, ou a Vigília Pascal, é o dia em que até mesmo a mais pobre igreja se reveste com seus melhores ornamentos, é o ápice do ano litúrgico.

É o aniversário do triunfo de Cristo. É a feliz conclusão do drama da Paixão e a alegria imensa depois da dor.

E uma dor e alegria que se fundem pois se referem na história ao acontecimento mais importante da humanidade: a redenção e libertação do pecado da humanidade pelo Filho de Deus.

São Paulo nos diz : "Aquele que ressuscitou Jesus Cristo devolverá a vida a nossos corpos mortais". Não se pode compreender nem explicar a grandeza da Páscoa cristã sem evocar a Páscoa Judaica, que Israel festejava, e que os judeus ainda festejam, como festejaram os hebreus há três mil anos.

O próprio Cristo celebrou a Páscoa todos os anos durante a sua vida terrena, segundo o ritual em vigor entre o povo de Deus, até o último ano de sua vida, em cuja Páscoa aconteceu na ceia e na istituição da Eucaristia.Cristo, ao celebrar a Páscoa na Ceia, deu à comemoração tradicional da libertação do povo judeu um sentido novo e muito mais amplo. Não é um povo, uma nação isolada que Ele liberta, mas o mundo inteiro, a quem prepara para o Reino dos Céus. A Páscoa cristã - cheia de profunda simbologia - celebra a proteção que Cristo não cessou nem cessará de dispensar à Igreja até que Ele abra as portas da Jerusalém celestial.

A festa da Páscoa é, antes de tudo, a representação do acontecimento chave da humanidade, a Ressurreição de Jesus depois de sua morte consentida por Ele para o resgate e a reabilitação do homem caído. Este acontecimento é um dado histórico inegável. Além de que todos os evangelistas fizeram referência. São Paulo confirma como o historiador que se apoia, não somente em provas, mas em testemunhos.

Páscoa é vitória, é o homem chamado a sua maior dignidade. Como não se alegrar pela vitória d'Aquele que tão injustamente foi condenado à paixão mais terrível e à morte de cruz?, pela vitória d'Aquele que anteriormente foi flagelado, esbofeteado, cuspido, com tanta desumana crueldade.

Este é o dia da esperança universal, o dia em que em torno ao ressuscitado, unem-se e se associam todos os sofrimentos humanos, as desolusões, as humilhações, as cruzes, a dignidade humana violada, a vida humana respeitada.

A Ressurreição nos revela a nossa vocação cristã e nossa missão: aproximá-la a todos os homens. O homem não pode perder jamais a esperança na vitória do bem sobre o mal. Creio na Ressurreição?, a proclamo?; creio em minha vocação e missão cristã, a vivo?; creio na ressurreição futura? , é alento para esta vida?, são perguntas que devem ser feitas.

A mensagem redentora da Páscoa não é outra coisa que a purificação total do homem, a libertação de seus egoísmos, de sua sensualidade, de seus complexos, purificação que, ainda que implique em uma fase de limpeza e saneamento interior, contudo se realiza de maneira positiva com dons de plenitude, com a iluminação do Espírito, a vitalização do ser por uma vida nova, que transborda alegria e paz - soma de todos os bens messiânicos-, em uma palavra, a presença do Senhor ressuscitado.

São Paulo o expressou com incontida emoção neste texto:


" Se ressuscitastes com Cristo, então vos manifestareis gloriosos com Ele".



Feliz e Santa Páscoa a todos(as)!
Que o Senhor nessa Páscoa ressuscite
em cada um de nós!
Rosane!

10 comentários:

  1. Feliz Páscoa, Rô!

    Te amooooo e logo, logo a Du e eu estaremos aí! Fique bem!

    Beijão e um big abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ro, qta saudade de vc!!!
    Feliz Pascoa, todo amor que houver nessa vida pra vc!
    Beijo
    Ju

    ResponderExcluir
  3. Rosane, serva do Senhor!Deus te bendiga.
    Hoje comemoramos a Ressurreiçãodo Senhor, que nos leva a reflexoes profundas mais que da nossa propria vida. Ontem fui á VIGILIA PASCAL,intercedi por todos nós, pois creio que aquilo de desejamos aos outros ,deve ser o mesmo que desejamos á nós proprio, e sendo assim nao seria diferente, minha querida Rosane, desejo a ti o AMOR renovado todos os dias de sua vida, e compartilho cntigo todas as suas alegrias e dores, só que acreditando na vitoria do bem sobre o mal, preceguirei confiante que nunca se abaterá e chegaremos ao bom temo sempre nas PALMAS DAS MAOS DE DEUS,
    Beijos no seu lindo coração, e nunca se esqueça, nossa missao é renovar toda a face da terra e seguir os passos daquele que nos enviou, Te amo!
    Creia,
    somos libertos!!!!!!!!
    Tudo podemos naquele que confiamos!

    ResponderExcluir
  4. Rô, minha linda, quero te mandar um texto, #comofaz? hehehe eu perdi seu e-mail, me passa de novo?
    A páscoa nos trás o sentimento de paternidade renovada e nos mostra o quanto precisamos de Deus para tomar nossas decisões.
    Boa semana! Beijus

    ResponderExcluir
  5. Oi Rô!

    Como vais, querida?

    Espero que tenhas tido uma Páscoa sagrada :D!

    Vim somente para saber como estás, e dar-te um abraço forte *abraço*!! :D

    Beijos e boa semana

    ResponderExcluir
  6. Oi Rô!
    O coelhinho atrasou... desculpa...
    Que a renovação bata as suas portas todos os dias de sua vida.
    Saudades
    Tânia

    ResponderExcluir
  7. nossa pascoa aqui foi bem tranquila, em familia, e sem muita tradiçao...na verdade estamos todos muito cansados...
    mas apesar de tudo, vim te deixar um carinho!

    ResponderExcluir
  8. Oi,

    Em poucas horas começará a Blogagem Coletiva - Dia Nacional do Livro - Quem foi seu Monteito Lobato? Peço que , tão logo publique deixe um comentário com o link no post do dia do Fio de Ariadne. Abraço e até lá.

    ResponderExcluir
  9. Adorei escutar a música do Raul Seixas aqui. Melhoras e ânimo querida. Bjks e bom findi!!!

    ResponderExcluir

"Concedei-nos, Senhor, a serenidade necessária
Para aceitar as coisas que não podemos modificar,
Coragem para modificar aquelas que podemos,
E sabedoria para distinguir umas das outras".

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails