Photobucket

quarta-feira, 8 de abril de 2009

DIA INTERNACIONAL DA LUTA CONTRA O CÂNCER -

fonte aqui

"Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo."
José Saramago


Hoje é o dia Internacional da Luta de Combate ao Câncer. eu como portadora de um carcinoma epidermóide de canal anal, não poderia deixar de entrar nessa Luta contra o Câncer.

Desde que descobri minha doença não faço outra coisa a não ser lutar a cada dia contra ela.

Uma das coisas que aprendi é que com fé tudo parece ficar menos doloroso e complicado. Aceitar a doença não é nada fácil mas não é impossível. O que nós não devemos é deixar que ela tome conte de nós e sim nós é que temos que tomar conta dela.

Como diz a frase acima de Saramago :-" NÃO TENHAMOS PRESSA, MAS NÃO PERCAMOS TEMPO".

Assim temos que seguir nessa luta. Uma luta que não podemos nos cansar, muito pelo contrário temos que nos munir de toda nossa força espiritual e física, para podermos combater esse mal que se instala em nosso corpo tão sorrateiro e silencioso.

Veja algumas respostas as perguntas que fiz quando descobri minha doença. Perguntas como:-

O que é câncer?
Câncer é um grupo de doenças que se caracterizam pela perda do controle da divisão celular e pela capacidade de invadir outras estruturas orgânicas.

O que causa o câncer?
O câncer pode ser causado por fatores externos (substâncias químicas, irradiação e vírus) e internos (hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas). Os fatores causais podem agir em conjunto ou em seqüência para iniciar ou promover o processo de carcinogênese. Em geral, dez ou mais anos se passam entre exposições ou mutações e a detecção do câncer.

e mais essas perguntas... AQUI

Para se proteger ou pelo menos tentar siga:-


Dez Dicas para se proteger do câncer


1. Pare de fumar! Esta é a regra mais importante para prevenir o câncer.
2. Uma alimentação saudável pode reduzir as chances de câncer em pelo menos 40%. Coma mais frutas, legumes, verduras, cereais e menos alimentos gordurosos, salgados e enlatados. Sua dieta deveria conter diariamente, pelo menos, cinco porções de frutas, verduras e legumes. Dê preferência às gorduras de origem vegetal como o azeite extra virgem, óleo de soja e de girassol, entre outros, lembrando sempre que não devem ser expostas a altas temperaturas. Evite gorduras de origem animal (leite e derivados, carne de porco, carne vermelha, pele de frango etc) e algumas gorduras vegetais como margarinas e gordura vegetal hidrogenada.
3. Evite ou limite a ingestão de bebidas alcoólicas. Os homens não devem tomar mais do que dois drinks por dia, enquanto as mulheres devem limitar este consumo a um drink. Além disso, pratique atividades físicas moderadamente durante pelo menos 30 minutos, cinco vezes por semana.
4. É aconselhável que homens, entre 50 e 70 anos, na oportunidade de uma consulta médica, orientem-se sobre a necessidade de investigação do câncer da próstata.
5. Os homens acima de 45 anos e com histórico familiar de pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos devem realizar consulta médica para investigação de câncer da próstata.
6. As mulheres, com 40 anos ou mais, devem realizar o exame clínico das mamas anualmente. Além disto, toda mulher, entre 50 e 69 anos, deve fazer uma mamografia a cada dois anos. As mulheres com caso de câncer de mama na família (mãe, irmã, filha etc, diagnosticados antes dos 50 anos), ou aquelas que tiverem câncer de ovário ou câncer em uma das mamas, em qualquer idade, devem realizar o exame clínico e mamografia, a partir dos 35 anos de idade, anualmente.
7. As mulheres com idade entre 25 e 59 anos devem realizar exame preventivo ginecológico. Após dois exames normais seguidos, deverá realizar um exame a cada três anos. Para os exames alterados, deve-se seguir as orientações médicas.
8. É recomendável que mulheres e homens, com 50 anos ou mais, realizem exame de sangue oculto nas fezes, a cada ano (preferencialmente), ou a cada dois anos.
9. No lazer, evite exposição prolongada ao sol, entre 10h e 16h, e use sempre proteção adequada como chapéu, barraca e protetor solar. Se você se expõe ao sol durante a jornada de trabalho, procure usar chapéu de aba larga, camisa de manga longa e calça comprida.
10. Realize diariamente a higiene oral (escovação) e consulte o dentista regularmente.
Alguns links para você perquisar




Uma boa tarde a todos(as) que por aqui passam

Rosane




Tenha sempre presente que a pele se enruga, o cabelo embranquece, os dias convertem-se em anos…
Mas o que é importante não muda… a tua força e convicção não têm idade.
O teu espírito é como qualquer teia de aranha.
Atrás de cada linha de chegada, há uma de partida.
Atrás de cada conquista, vem um novo desafio.
Enquanto estiver vivo, sinta-se vivo.
Se sentir saudades do que fazia, volte a fazê-lo.
Não viva de fotografias amareladas…
Continue, quando todos esperam que desista.
Não deixe que enferruje o ferro que existe em você.
Faça com que, em vez de pena, tenham respeito por você.
Quando não conseguir correr através dos anos, trote.
Quando não conseguir trotar, caminhe.
Quando não conseguir caminhar, use uma bengala.
Mas nunca, nunca se detenha!

Madre Tereza de Caucutá

3 comentários:

  1. Rô, excelente este post, cheio de informações preciosas tanto para quem tem a doença, quanto para aqueles que não tem. Acho que a conscientização é uma porta para evitar grandes sofrimentos.
    Eu estou rezando para que você supere logo esta fase ruim. E quero te encher de abraços, viu?

    Beijão, mãezinha do coração.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o post, Rô. Não sabia desse dia. É importante fazer o máximo possível para prevenir esse mal, que ninguém está livre. E uma vez doente, acho que o principal é a forma como se encara a doença. E acho voce um exemplo para todos nós. Tenho certeza que logo voce estará curada.

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. Rosane, querida mana, feliz de escontrar sabias palavras, faço destas as minhas, vivemos um dia de cada vez, amiga querida, quis a vida que pudessemos nos reencontrarmos, prosseguimos nossas lutas que deixamos pra DEUS nos dar a vitoria que é DELE, percebendo que continuamos nossa caminhada, nunca nada nos faltará, Confiança e a certeza que um novo Sol nascerá no novo amanhecer, eu aprendi o caminhar com ELE, obrigado por voce compartilhar. Beijos

    ResponderExcluir

"Concedei-nos, Senhor, a serenidade necessária
Para aceitar as coisas que não podemos modificar,
Coragem para modificar aquelas que podemos,
E sabedoria para distinguir umas das outras".

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails