Photobucket

segunda-feira, 30 de março de 2009

- OS DESEJOS DO CORAÇÃO -


Os desejos do coração

A jornada humana - especialmente nossa jornada espiritual - é moldada por nossos desejos mais profundos. Com mais frequência do que esperamos, conseguimos o que mais desejamos. Por isso é tão decisivo que a direção básica de nosso coração esteja solidamente fundamentada em Deus e que deixemos Deus purificar nossos desejo.

a verdade é que nossos desejos influenciam mais que nossas aquisições. Também moldam nosso ser. Thomas Merton explica assim:" AVIDA É MOLDADA PELO FIM PARA O QUAL VOCÊ VIVE. VOCÊ É FEITO À IMAGEM DO QUE DESEJA".

O desejo de riqueza leva à ganância, inveja e insatisfação. O desejo de poder elimina a compaixão, assim como o o desejo de renome alimenta a preocupação consigo mesmo. e o desejo de respeito - como sei muito bem - leva a um excessivo investimento na imagem.

Todo desejo idólatra - isto é, tudo que amamos e desejamos mais que Deus - tende basicamente a diminuir nossa humanidade e prejudicar nossa alma.
Ao contrário, o desejo de Deus leva à satisfação desse anseio e à elevação de nossa existência. A fome de Deus não fica sem resposta porque é uma dádiva de Deus. Nosso anseio já e resposta de nosso coração, pois é despertado pelo Espírito de Deus. Ninguém que procura Deus deixa de encontrá-lo, porque já foi encontrado por Deus. ao procurarmos, somos encontrados. ao ansiarmos, expressamos o desejo de Deus, o anseio de Deus que evoca o nosso.

Uma descrição maravilhosa dessa interação dos anseios da alma e daqueles de Deus vem de Mechthil de Magdeburg, do século XIII.

A alma fala:
"Deus, és meu amado,
Meu anseio,
Meu arroio que corre,
Meu sol,
E eu sou seu reflexo".
Deus reponde:
"E minha natureza que me faz amá-lo muito,
Pois sou o próprio amor.`
É meu desejo que me faz amá-lo intensamente.
Pois desejo ardentemente ser amado de coração.
É minha eternidade que me faz amá-lo tanto tempo,
Pois eu não tenho fim".

Somos tentados a achar que desejar Deus cabe integralmente a nós. Mas nosso desejo se origina do fato de Deus nos desejar. Como declara Janet Ruffing:

"NOSSOS DESEJOS, NOSSAS CARÊNCIAS, NOSSOS ANSEIOS, NOSSA BUSCA EXTERIOR E INTERIOR - QUANDO DESCOBERTOS, EXPRESSOS E RECONHECIDOS - TODOS LEVAM AO DIVINO AMADO...TODOS OS DESEJOS ACABAM POR NOS LEVAR A DEUS".
Talvez a jornada do desejo nos leve a desvios e becos sem saída, mas, se a seguirmos, acabaremos conduzidos ao Divino Amado. Talvez não saibamos pelo que ansiamos, mas nossos anseios mais profundos são dados por Deus porque sempre apontam para o divino.

Do livro:- Desejar a vontade Deus de DAVID G. BENNER




Que sua semana seja de paz, luz e muito amor, do amor de Deus!
Rosane!

3 comentários:

  1. Obrigado, Rô! Boa semana pra ti também! :-)

    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Rô, é fantástico. Toda vez que venho aqui encontro um texto singelo e profundo que me ajuda a caminhar melhor minha jornada.

    Os meus gratos parabéns.Sempre estou lembrando de você em minhas orações. Lembre de mim também.

    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. / \ / \ / \ / \ / \ / \ / \ / \ / \ / \ / \
    ( P | a | s | c | o | a ) ( F | e | l | i | z )
    \_/ \_/ \_/ \_/ \_/ \_/ \_/ \_/ \_/ \_/ \_/

    Desejo uma Páscoa Feliz e uma boa semana.
    Beijo
    Manuela

    ResponderExcluir

"Concedei-nos, Senhor, a serenidade necessária
Para aceitar as coisas que não podemos modificar,
Coragem para modificar aquelas que podemos,
E sabedoria para distinguir umas das outras".

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails