Photobucket

sábado, 27 de setembro de 2008

Discurso de Deus a Eva



Discurso de Deus a Eva

© Millôr Fernandes

"... Eva, de repente, descobrindo uma bela cascata, resolveu tomar um banho de rio. A criação inteira veio então espiar aquela coisa linda que ninguém conhecia. E quando Eva saiu do banho, toda molhada, naquele mundo inaugural, naquela manhã primeval, estava realmente tão maravilhosa que os anjos, arcanjos e querubins, ao verem a primeira mulher nua sobre a Terra, não se contiveram, começaram a bater palmas e a gritar, entusiasmados: "O AUTOR! O AUTOR! O AUTOR!".

"P.S. - Este discurso do Todo-Poderoso está sendo divulgado pela primeira vez em todos os tempos, aqui neste livro. Nunca foi publicado antes, nem mesmo pelo seu órgão oficial, A BÍBLIA."

"Minha cara,

eu te criei porque o mundo estava meio vazio, e o homem, solitário. O Paraíso era perfeito e, portanto, sem futuro. As árvores, ninguém para criticá-las; os jardins, ninguém para modificá-los; as cobras, ninguém para ouvi-las. Foi por isso que eu te fiz. Ele nem percebeu e custará os séculos para percebê-lo. É lento, o homenzinho. Mas, hás de compreender, foi a primeira criatura humana que fiz em toda a minha vida. Tive que usar argila, material precário, embora maleável. Já em ti usei a cartilagem de Adão, matéria mais difícil de trabalhar, mais teimosa, porém mais nobre. Caprichei em tuas cordas vocais, poderás falar mais, e mais suavemente. Teu corpo é mais bem acabado, mais liso, mais redondo, mais móvel, e nele coloquei alguns detalhes que, penso, vão fazer muito sucesso pelos tempos a fora. Olha Adão enquanto dorme; é teu. Ele pensara que és dele. Tu o dominarás sempre. Como escrava, como mãe, como mulher, concubina, vizinha, mulher do vizinho. Os deuses, meus descendentes; os profetas, meus public-relations, os legisladores, meus advogados; proibir-te-ão como luxúria, como adultério, como crime, e até como atentado ao pudor! Mas eles próprios não resistirão e chorarão como santos depois de pecarem contigo; como hereges, depois de, nos teus braços, negarem as próprias crenças; como traidores, depois de modificarem a Lei para servir-te. E tu, só de meneios, viverás.

Nasces sábia, na certeza de todos os teus recursos, enquanto o Homem, rude e primário, terá que se esforçar a vida inteira para adquirir um pouco de bens que depositará humildemente no teu leito. Vai! Quando perguntei a ele se queria uma Mulher, e lhe expliquei que era um prazer acima de todos os outros, ele perguntou se era um banho de rio ainda melhor. Eu ri. O homem e um simplório. Ou um cínico. Ainda não o entendi bem, eu que o fiz, imagina agora os seus semelhantes.

Olha, ele acorda. Vai. Dá-me um beijo e vai. Hmmmm, eu não pensava que fosse tão bom. Hmmmm, ótimol Vai, vai! Não é a mim que você deve tentar, menina! Vai, ele acorda. Vem vindo para cá. Olha a cara de espanto que faz. Sorri! Ah, eu vou me divertir muito nestes próximos séculos!"

Texto extraído do livro "Esta é a verdadeira história do Paraíso", Livraria Francisco Alves Editora - Rio de Janeiro, 1972, pág. s/nº.




"Consulte não a seus medos mas a suas esperanças e sonhos. Pense não sobre suas frustrações, mas sobre seu potencial não usado. Preocupe-se não com o que você tentou e falhou, mas com aquilo que ainda é possível a você fazer."

( Papa João XXIII )

Rosane

12 comentários:

  1. Rô, acho lindo homens que sabem valorizar a mulher e falar sobre isso. Homens inteligentes que sabem como conquistar uma mulher.
    Não espalha, mas dizem que o homem foi o rascunho e a mulher a obra definitiva! (rs*)
    Bom fim de semana! Beijus

    ResponderExcluir
  2. Rô querida
    Obrigado pela sua visita e por publicar matérias que lhe envio...
    Um final de semana muito doce !!!
    Bjs do ZC

    ResponderExcluir
  3. Vovó, que história mais linda... Seria tão bom se homens nos valorizassem como merecemos! E seria ainda melhor, se todos as mulheres soubessem o verdadeiro valor que têm!!! Ótima lição!

    E o selo foi mais que merecido, viu? O blog da senhora é um verdadeiro encanto e senhora uma mulher maravilhosa!

    Fique com Deus, Vó Rô!

    Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. muito bom teu blog, muito bom.
    Tenha um belo domingo;
    Maurizio

    ResponderExcluir
  7. pelo menos nsta versao o paraiso é apresentado com um excelente bom humor!
    e viva o autor!!!
    linda tenha uma boa semana e apareça sempre que quiser!

    ResponderExcluir
  8. Oie...bom domingão? E o filho já voltou? Bjks

    ResponderExcluir
  9. Concordo, a mulher tem que ser sempre valorizada...
    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Homem é barro... mulher é vida gerada da vida. Nao é à-toa que o nome de Eva é Vida, mae dos viventes. O relato bíblico revela uma porçao de coia né.

    E viva ao Millôr, sempre tao criativo na hora de dizer as coisas.

    Bj!

    ResponderExcluir
  11. Belo discurso, Ela merece!

    Beijão vó e boa semana!

    ResponderExcluir
  12. Olá! Vim deixar um abraço a essa mulher forte e guerreira que é você, e a todas as grandes mulheres que por aqui passarem.
    Fica com Deus!

    ResponderExcluir

"Concedei-nos, Senhor, a serenidade necessária
Para aceitar as coisas que não podemos modificar,
Coragem para modificar aquelas que podemos,
E sabedoria para distinguir umas das outras".

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails