Photobucket

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Maio mes de Maria - Agradecimento Selinho


Maio é um dos meses que me faz refletir muito. Quando criança lembro-me com muita saudades, em casa de minhas avós paterna e materna, era um mês inteiro dedicado a Maria.
Na casa da vovó Fina(Josefina) mãe de meu pai, todas as tardes quando o antigo relógio que ficava na sala de estar, batia seis horas da tarde, todos da família e mais alguns empregados, sentavam-se ao redor do oratório de Nossa Senhora aparecida, para a recitação do Santo Rosário. Vovó Fina era dona de um pequeno sítio nos arredores da cidade de Campinas, num vilarejo chamado Boa Vista, hoje já não existe mais. Naquele momento o silêncio e o respeito reinava absoluto, pois era a hora da Ave Maria, dizia ela com grande orgulho de de devota.
Esse silêncio só era quebrado após longos minutos de dedicação e amor a Virgem Santíssima, onde só si ouvia o barulho calmo das passadas das contas sobre os dedos dos devotos, de seus terços, e a cada novo mistério uma canção entoada por ela, com uma voz inesquecível que ainda soam aos meus ouvidos. Essa imagem tão linda ainda é tão presente em minha vida. Mas nos dias de hoje, ainda com a mesma devoção e carinho faço a mesma coisa, mas com uma grande diferença, sozinha. Muito poucas vezes temos tempo para que eu meu esposo possamos juntos recitar e meditar os mistérios da vida do meu Senhor. Tão bela oração, que por causa da falta de tempo, está quase que sendo esquecida pela maioria dos Cristãos Católicos. Meu esposo, faz esse ritual pela manhã indo para o trabalho dentro do carro, eu na maioria das vezes faço só, em meu local de oração. Mas quando junto estamos não deixamos de orar e meditar a vida de Cristo Jesus.

Como diz Dom Eurico, no texto abaixo, ainda na roça, se faz presente esse dedicação a Maria no mês de Maio.

Mês de maio - Mês de Maria.

“Neste mês de Maria,
Tão lindo mês de flores,
Queremos de Maria
Celebrar os louvores”

Assim cantavam as crianças, na sua pureza quase angelical, nas noites frias de maio, coroando a imagem da Virgem Maria, como a coroou seu Filho na unidade da Trindade Santíssima.Os tempos e os costumes mudaram e, com eles, também nós, a nossa cultura, a nossa sociedade e já não ouvimos, senão talvez no interior e nas pequenas comunidades, ressoar aquela melodia, aquelas vozes e a coreografia que lembravam a corte celeste com seus anjos louvando e reverenciando a Mãe de Deus.De uma sociedade quase estática em que vivíamos até a metade do século passado, passamos por crescimento populacional vertiginoso, um desenvolvimento científico e tecnológico que somos praticamente incapazes de acompanhar e, sobretudo, de analisar e colocar sob a égide do humano.A filosofia e a teologia se confundem no julgamento do que surge e que penetra profundamente em nossas vidas. Inquietos, questionadores e independentes buscamos, nesta evolução natural da nossa condição humana, embora cheia de acidentes, encontrar o rumo dos valores humanos e eternos.Para nós, cristãos, esta busca passa pelas mãos de Maria, como é certo que, no mistério da redenção, quando o Pai Celeste quis dela o assentimento, o “sim”, pelo qual se tornou Co-Redentora –“Eis a serva do Senhor. Faça-se em mim a tua vontade”, antecipando, em segundos,no tempo, o Filho que ao entrar no mundo disse: “eis que venho, ó Deus, para fazer a tua vontade.”Em toda a história da Igreja, Maria se faz presente. Presença delicada, silenciosa, como nas Bodas de Caná da Galiléia –“Meu Filho, eles não têm vinho” - como no segredo da encarnação do Verbo, como junto à cruz. Na Grécia, como em Roma, quando a Igreja, saída das perseguições pagãs, teve de enfrentar novo perigo, o das heresias na formulação da fé, no Concílio de Éfeso, São Cirilo de Alexandria, após a definição dogmática, pôde saúda-la e invocar: “Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós!” Nas ruas de Roma, invadida pelos bárbaros, nas esquinas, onde ainda se podem ver as imagens de Nossa Senhora, o povo a invocava, a ”Salvação do Povo Romano”, rezando como ainda o fazemos: “Sob vossa proteção nos refugiamos, Santa Mãe de Deus, não desprezeis nossas súplicas em nossa necessidades, mas livrai-nos de todos os perigos, o Virgem gloriosa e bendita.” Na Idade Média, as catedrais góticas atestam a devoção a Maria e a gratidão do povo nas calamidades daquele tempo, enquanto Domingos de Gusmão empunhava o rosário contra a heresia dos albigenses e Simão Stoc colocava o escapulário do Carmo, presente de Nossa Senhora para aqueles que recorrem à sua proteção, inclusive para passarem do purgatório para o céu, como vemos representado em nossa Catedral Metropolitana de Juiz de Fora, na lateral do seu altar.Nos dias de hoje, em Lourdes e em Fátima, mensageira do Evangelho eterno, nos lembra que saímos de Deus e a ele devemos voltar pelo batismo e, por uma vida santa, aguardar o seu advento glorioso. O simbolismo de cavar a terra e dela surgir a água, em Lourdes, faz-nos meditar sobre a criação e as águas que nos renovam na graça, enquanto em Fátima, na aridez da paisagem e no milagre do sol, nos relembra o fim último com a glória do Cordeiro.Maria está presente em nosso tempo. Talvez não tanto mais na simplicidade dos anjinhos do mês de maio que evocamos, mas sobretudo na certeza de que nos dá da sua assistência neste vale de lágrimas, às vezes semeado de alguma alegria. A Ela invocamos, a seus santuários acorrem multidões nas suas necessidades e lá depositam os ex-votos de gratidão.Um devoto de Maria não se perde, ensina Santo Afonso e Bernardo de Claraval nos orienta para, em todas os momentos, de alegria e de angústia, de dificuldade e incerteza, olharmos a Estrela, chamar por Maria – Respice Stellam. Voca Mariam. Ela está diante de seu Filho a interceder por nós, para que sejamos dignos de herdar as suas promessas, de vermos a Deus face a face, no resplendor do seu Unigênito e no amor eterno do seu Espírito.
DOM EURICO DOS SANTOS VELOSO ARCEBISPO METROPOLITANO DE JUIZ DE FORA, MG.


AGRADECIMENTO E MEME ::-
Quero agradecer a linda e meiga filha Du dona Blog Norte, mais mimo que vem bem a calhar com a postagem acima prestem atenção no nome do selinho ::-

É bem isso F I E L , assim eu quero ser sempre, nos momentos mais difíceis de minha vida eu sou fiel ao meu Senhor, a minha devoção a Maria, ao meu esposo que tanto amo, aos meus filhos que são minha riquesa maior, à minha família que tudo fez para que eu seja como sou, aos meus poucos mas muito queridos amigos, e agora a está pequena mas grande família que fui conquistando aqui na Blogosfera. Que Deus me deixa continuar sendo quem sou, que as maldades das pessoas desse mundo não consigam me corromper.

Quero repassar com carinho para:

Adriana

Sheilinha

Roseane

Liz

Tânia

Teresinha

Agora o respondendo ao Meme da Du.

Relacionando oito coisas que desejo fazer antes de morrer.


Dormir bem juntinho do meu netinho sentindo seu gostoso cheirinho

Ir para Fátima em Portugal

Ir para Jerusalem

Reformar minha casa


Ver reunida totalmente minha família


Conhecer minhas filhas virtuais(que já são de verdade)


Ver minha filha ser uma grande aeronauta


Fazer o caminho de Compostela.

Difícil repassar, então os que por aqui passarem e se sentirem com vontade de responder esse Meme, podem fazê-lo, eu adoro responder faz com que a gente viagem um pouquinho para dentro de nós mesmo.

5 comentários:

  1. Rô, adorei suas respostas! Também gostaria muito de conhecer Jerusalém e de conhecer você pessoalmente, claro!

    Hoje parou de chover, mas o frio está apertando! Parece que teremos um inverno rigoroso, eu gosto, mas sinto muita pena daquelas pessoas que vivem nas ruas... :( Infelizmente isso já faz parte da nossa rotina... Que Deus os proteja!

    Beijos, e que vc tenha uma excelente semana, cheia de paz!!!

    ResponderExcluir
  2. Grrande post!! G4rande mesmo, confesso que não li tudo, mas vim agradecer o selinho, minha querida Rô ;)

    Eu queria fazer o caminho de compostela. Não fica tão longe daqui... quem sabe um dia? eu iria adorar ter a tua companhia nesse jornada ;)

    Adorei as resposta!!

    Beijos querida

    ResponderExcluir
  3. Rô!!!

    Adorei o seu post, como sempre!!!

    Muito obrigada pelo selinho! O melhor de tudo é o seu carinho!!!

    Ahh, desejo que vc realize todos os seus desejos (também gostaria muito de lhe conhecer!)

    Desculpe a ausência, essa semana tá meio cheia, mas nunca esqueço de vc!

    Beijos!!! Fica com Deus!!!

    ResponderExcluir
  4. Mãããããããããe!!!
    Serei uma grande aeronauta com certeza, porque tenho o apoio e amor dos meus pais (os melhores do mundo!) e do meu noivo mais lindo do universo!
    Quero te dar o orgulho de ser uma comissária naquela uniforme lindo e azul da minha amada TAM! Vc e meu pai sentirão muito orgulho de mim no dia da minha formatura!
    Aliás, respondi seu meme tá? Tá lá no meu blog!
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Oi Rô!
    Vim agradecer muito, muito e muito o selo que vc me concedeu. Postarei-o amanhã.
    Eu também gostaria muito de fazer o caminho de Compostela.
    Beijos

    ResponderExcluir

"Concedei-nos, Senhor, a serenidade necessária
Para aceitar as coisas que não podemos modificar,
Coragem para modificar aquelas que podemos,
E sabedoria para distinguir umas das outras".

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails