Photobucket

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Jade - Arte da China -





Hoje vamos ver o trabalho em Jade na Arte Chinesa.
Está figura ao lado são pequenos botões em Jade. Provavelmente usados nas vestimentas Imperiais.
As imagens a baixo foram tiradas do blog Antiguidas, decorações , poesias e contos ::-
um Blog que eu acompanho seu endereço é::- http://marthacorreaonline.blogspot.com/2007/11/jade.html

Jade::-

A palavra "jade" transmite uma sensação de mistério. Em chinês, "jade" (yu) se refere a uma pedra bonita e fina com uma cor quente e brilhante, que é hábil e delicadamente esculpida. Na cultura chinesa, o jade simboliza nobreza, perfeição, constância e imortalidade. Durante milênios, o jade foi uma parte íntima das vidas dos chineses de todos os níveis e classes. É vista como a mais valiosa de todas as pedras preciosas.
O Jade é encontrado em montanhas e leitos fluviais, os chineses consideram que o jade é "a essência do céu e da terra". Quando polido e esculpido em vários artigos, o jade é atribuído com certas características culturais. Na antiga cosmologia chinesa, o firmamento era considerado redondo e a terra quadrada. Assim, um ornamento cerimonial de jade redondo com um orifício no centro, chamado de pi, foi esculpido para honrar os deuses do céu, e um ornamento longo de jade oco com lados retangulares, chamado ts'ung, foi feito para honrar os espíritos da terra. De acordo com a antiga lenda chinesa, a fênix e o dragão são deidades animais que eram consideradas a fonte de vida das famílias dos clãs. Por esta razão, o jade era freqüentemente usado como um material para esculpir fênix e dragões usados como ornamentos. Estes ornamentos simbolizaram o porte nobre de um cavalheiro e são a origem do ditado chinês: “A mora
lidade de um cavalheiro é como jade".
Artigos sacrificiais e auspiciosos eram usados em antigos ritos institucionais e são geralmente chamados de "utensílios de rituais". Os utensílios sacrificiais eram usados em oferendas para os ancestrais ou em pagamentos de respeito cerimonial pagando para os deuses do céu e da terra. Sabemos dos resquícios arqueológicos que as pessoas da Era Neolítica esculpiram um grande número de pi redondo e ts'ung retangular para uso como utensílios sacrificiais. O conceito de um céu redondo e uma terra retangular, que ficou profundamente inveterado na mente chinesa, pode ter emergido pela primeira vez naquele tempo. "Utensílios auspiciosos" foram carregados ou usados pela nobreza como símbolos de seus escritórios ou autoridade. Por exemplo, machados e pás de jade evoluíram com o tempo para o kuei, tabletes alongados e pontudos de jade. Quando o "filho do céu" ou imperador despachava um duque, príncipe ou outro funcionário para um serviço externo, ele lhe dava um "tablete de autoridade" para proclamar a tarefa nomeada a ele pelo "filho do céu". A função tradicional dos utensílios de jade de ritual começou a minguar gradualmente após a Dinastia Han (206 a.C. para 220 d.C.), quando somente um número pequeno de utensílios de jade sacrificiais eram usados em ritos cerimoniais conduzidos pelo imperador.
Enterrar objetos de jade com o morto era uma prática comum na China antiga."O jade de uso vivente como um símbolo de sua integridade moral, e jade acompanha o defunto para confortar suas almas". Mais de quatro mil anos atrás na China, grandes quantidades de utensílios de jade eram freqüentemente colocadas em cima ou ao redor de um caixão, particularmente o pi representando o céu redondo e o ts'ung representando a terra retangular. Eles eram um vínculo simbólico de comunicação entre o céu e a terra, de troca entre o homem e o mundo espiritual. Com o tempo, artigos de jade foram esculpidos especificamente para enterrar com o morto, baseado na idéia de que as qualidades do jade de nobreza, perfeição, constância e imortalidade preveniria
m o corpo físico da decadência. Exemplos de objetos de jade para uso em enterros são uma cigarra de jade fina e leve, que era colocada na boca do morto e um bracelete de jade redondo e espesso, colocado em uma das mãos do defunto. Uma cigarra vai debaixo do solo e é 'renascida' após penetrar em sua pele, e um porco que desse cria rápida, para riqueza crescente. Assim, motivos naturais são usados para expressar os desejos humanos de reencarnação ou riqueza aumentada para a família da pessoa.
O desenvolvimento dos utensílios de jade após as Dinastias Sung (960 D.C.-279 D.C.) e Yuan (1271 D.C.-1368 D.C.) tenderam para pura habilidade e arte. Com exceção de um pequeno número de utensílios de jade usados pelo imperador em rituais de sacrifício, a escultura de grandes quantidades de utensílios de jade é atribuída principalmente à sua atração estética e sofisticada. A maioria dos artigos de jade esculpidos eram ornamentais, inclusive peças para exibição e artigos para uso pessoal. Mas peças de jade ornamentais para exibição também tinham seus usos. Tais artigos incluíam alças para escovas, escovas de lavagem, xícaras de água, descansos para braço e uma caixa de pastas de tinta vermelha (para gravações de nomes). Bonitos e primorosos artesanatos dotaram cada peça com riqueza, lustre e delicadeza, refletindo a alta qualidade de vida aspirada pelo povo chinês. Artigos de
jade para uso pessoal incluíam pentes, grampos, pulseiras e pendentes para a cintura. Ornamentos de jade também eram fixos em varas ambulantes, faixas de cintura, artigos de vestuário e bonés.
Ornamentos de jade permanecem populares até o presente. Hoje em dia, na República de China, comprar, usar e dar artigos de jade como presente ainda é muito comum. O jade é visto como um presente ideal para casais que assumem um compromisso mútuo e para os filhos da pessoa quando eles se casam. Mesmo hoje em dia, os chineses retêm a idéia que além de estarem bonitos, o jade pode proteger do infortúnio e trazer boa sorte.
O jade é uma essência produzida pelas forças naturais de rios e montanhas durante eras. Porém, se não for habilmente cortado e polido, não há como a riqueza e o lustre que as pessoas tanto prezam ser expresso. Os chineses possuem um ditado que diz. "Se o jade não for cortado corretamente, não pode ser transformado em um utensílio útil". Cortar é um passo importante no processo de produção de artigos de jade.
A fabricação de artigos de jade chineses era altamente desenvolvido na Dinastia Shang (século XVI a XI A.C). Os chineses deste período tinham a tecnologia para produzir artigos de jade de todo tipo, molde e tamanho imaginável. Ao final da Dinastia Chou (século XI para 256 A.C.) e o começo da Dinastia Han, os jades chineses alcançaram um segundo pico em seu desenvolvimento. Artesãos tiveram à sua disposição ferramentas das mais avançadas e eficientes métodos de polir jade e criar obras primas insuperáveis. Uma técnica envolvia esculpir um artigo com vários componentes ligados de um único pedaço de jade, demonstrando a alta sofisticação do domínio do artesão. Assim, os artesãos de jade podiam acomodar praticamente qualquer e toda exigência de cliente em seus trabalhos.
Atualmente
na República da China, a arte de esculpir jade alcançou outro ápice em seu desenvolvimento. Formas tradicionais e estilos modernos são combinados para desenvolver novas criações, a moderna tecnologia elevou em muito a qualidade do trabalho do artesão. O jade já não é mais de uso exclusivo de nobres e imperadores, praticamente todos no ROC tem seus meios para possuir e usar jade. Além de manter seu papel histórico, a arte do jade foi desenvolvida com criatividade e habilidade e tem se tornado uma parte indispensável da vida cotidiana. O jade mantém-se um símbolo eterno da magnífica civilização da China.




Fonte de informação::-

http://www.chinaonline.com.br/antigo/artes_gerais/jade/default.asp



Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Concedei-nos, Senhor, a serenidade necessária
Para aceitar as coisas que não podemos modificar,
Coragem para modificar aquelas que podemos,
E sabedoria para distinguir umas das outras".

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails