Photobucket

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Despertar a águia que existe em nós!


" Era uma vez um camponês que foi à floresta vizinha apanhar um pássaro para mantê-lo cativo em sua casa. conseguiu pegar um filhote de águia. Colocou-o no galinheiro junto com as galinhas. Comia milho e ração própria para galinhas. Embora a águia fosse o rei/a rainha de todos os pássaros.
Depois de 5 anos, este homem recebeu em sua casa a visita de um naturalista. Enquanto passeavam pelo jardim, disse o naturalista:
- Esse pássaro aí não é galinha, é águia.
- De fato disse o camponês. É águia. Mas eu criei-a como galinha. Ela não é mais águia. Transformou-se em galinha como as outras, apesar das asas de quase três metros de envergadura.
- Ñão retrucou o naturalista. Ela é e será sempre águia. Pois tem um coração de águia. Este coração a fará um dia voar às alturas.
Não, não - insistiu o camponês. Ela virou galinha e jamais voará como águia.
Então decidiram fazer uma prova. O naturalista tomou a águia, ergueu-a bem alto e desafiando-a disse:
Já que você de fato é uma águia, já que você pertence ao céu e não à terra, então abra suas asas e voe!
A águia ficou sentada sobre o braço do naturalista. Olhava distraidamente ao redor. Viu as galinhas lá em baixo, ciscando grãos. E pulou para junto delas.
O camponês comentou:
- Eu lhe disse, ela virou uma simples galinha.
- Não - tornou, insistir o naturalista. Ela é uma águia. E uma águia será sempre uma águia. Vamos experimentar novamente amanhã.
No dia seguinte, o naturalista subiu com águia no telhado da casa. Sussurrou-lhe:
Águia, já que você é águia, abra suas asas e voe!
Mas quando a águia viu lá embaixo as galinhas, ciscando o chã, pulou e foi para junto delas
O camponês sorriu e voltou à carga:
- Eu lhe havia dito, ela virou galinha!
- Não - respondeu o naturalista. Ela é águia, possuirá sempre um coração de águia. Vamos experimentar ainda uma última vez. Amanhã a farei voar.
No dia seguinte, o naturalista e o camponês levantaram bem cedo. Pegaram a águia, levaram-na para fora da cidade, longe das casas dos homens, no alto de uma montanha. O sol nascente dourava os picos das montanhas.
O naturalista ergueu a águia para o alto e ordenou-lhe:
- Águia, já que você é uma águia, já que você pertence ao céu e não à terra, abra suas asas e voe!
A águia olhou ao redor. Tremia como se experimentasse nova vida. Mas não voou. Então o naturalista segurou-a firmemente, bem na direção do Sol, para que seus olhos pudessem encher-se da claridade solar e da vastidão do horizonte.
No momento, ela abriu suas potentes asas, grasnou com o típico kau-kau das águias e ergueu-se, soberana, sobre si mesma. E começou a voar, a voar para o alto, a voar cada vez mais alto.
Voou...voou....até confundir-se com o azul do firmamento...
E terminou conclamando:
- Irmãos e irmãs, meus compatriotas! Nós fomos criados à imagem e semelhança de Deus! Mas houve pessoas que nos fizeram pensar como galinhas. E muitos de nós ainda acham que somos efetivamente galinhas. Mas nós somos águias. Por isso, companheiros e companheiras abramos nossas asas e voemos. Voemos como as águias. Jamais nos contentemos com os grãos que nos jogarem aos pés para ciscar."


Escrito por James Aggrey - Educador e líder político da pequena república da África Ocidental - Faleceu em 1927.

Reflexão - deixemos despertar a águia que que existe dentro de nós. Ela representa nossos sonhos, projetos e metas que projetam nossas vidas sempre para o horizonte.

Quando li o primeiro livro A águia e galinha, uma metáfora da condição humana, fiquei encantada com Leonardo Boff e claro não pude deixar de ler o Segundo O despertar da águia - O dia-bólico e sim-bólico na construção da realidade.

Devo e quero ser plenamente humana, é isso o que esses dois livros me ajudaram a ser. Indico com carinho a todos(as).

4 comentários:

  1. Não é facil deixar de ser uma galinha, quando em toda nossa vida fomos tratados como tal, mas sabemos que todos temos uma aguia dentro de nos, basta a deixarmos sair...entao voaremos longe!
    Beijinhos linda!

    ResponderExcluir
  2. Nossa Rô!! Eu também sou uma encantada pelo Boff, um teólogo que tenho muita admiração... A primeira vez que vi uma entrevista dele sobre o amor, sobre Deus... nem sei...sai de mim... Demais.

    Beijos e obrigada pelas mensagens. Adoro, viu?!

    ResponderExcluir
  3. Rô, eu já coloquei essa mensagem no blog uma vez, de tão linda que eu acho!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá Rô!

    Essa mensagem é ótima mesmo e os livros que vc indicou eu também conheço e adoro!

    Seu blog está demais, viu? Continue assim...

    Beijinhos!

    ResponderExcluir

"Concedei-nos, Senhor, a serenidade necessária
Para aceitar as coisas que não podemos modificar,
Coragem para modificar aquelas que podemos,
E sabedoria para distinguir umas das outras".

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails