Photobucket

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

ESCOLHE POIS A VIDA

Mal foi lançada a Campnha da Fraternidade desse ano de 2008, já está sendo alvo de absurdos como este:






Por KAMILA MENDES MARTINS Curitiba –


2008 começou com uma polémica para os católicos, criada com a edição do DVD sobre a Campanha da Fraternidade 2008, cujo tema é “Escolhe, pois, a vida”. O vídeo, produzido pela Verbo Filmes, traz o depoimento da socióloga e membro da organização não-governamental Católicas pelo Direito de Decidir (CDD), Dulce Xavier.No filme, Dulce critica a Igreja Católica por ser contra o uso de métodos contraceptivos e defende a realização do aborto pela rede hospitalar pública. Ela ainda deixa claro que a CDD “é uma organização não-governamental, independente da hierarquia ou da instituição católica, mas composta de pessoas que vêm de uma militância nos movimentos progressistas, ligados à teologia da libertação”.A reação dos católicos foi imediata.

No dia 4 de Janeiro, o padre Luiz Carlos Lodi da Cruz, presidente do grupo Pró-Vida de Anápolis, publicou em um jornal eletrônico da entidade a notícia de que a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) havia mandado recolher os DVDs, que estavam sendo vendidos nas livrarias católicas desde meados de Dezembro. “A inserção das ‘católicas’ no vídeo tinha sido feita sem a autorização da CNBB, que, quando soube da notícia, exigiu o recolhimento dos DVDs.

A Verbo Filmes fez então uma outra edição, desta vez sem a fala das CDD”, diz o padre na Internet.A reportagem da Gazeta do Povo entrou em contato com a CNBB e com a Verbo Filmes, porém nenhuma quis se pronunciar sobre o assunto. A CNBB, inclusive, não fez pronunciamento público algum. Diante dessa discussão, os bispos não poderão permanecer calados por muito tempo. Os católicos já estão cobrando um posicionamento da entidade.

O professor Alessandro Lima, editor e diretor do site Veritatis Splendor(www.veritatis.com.br), avisa que está preparando uma carta para ser entregue ao presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha, pedindo esclarecimentos. “Dependendo da resposta acionaremos três entidades romanas: a Congregação para a Doutrina da Fé, a Congregação para o Clero e a Congregação para os Leigos. Porque as CDD dizem que são uma organização de leigas católicas. O que não é verdade. Elas vêm com esse nome para enganar os católicos”, acusa Alessandro.Dulce Xavier disse à Gazeta do Povo que foi convidada pela própria Verbo Filmes para participar do vídeo e que não sabia da mudança exigida pela CNBB, mas que, se realmente houve, isso representa uma vitória da parte fundamentalista da igreja. “É uma pena que mais uma vez o setor conservador fundamentalista não permita o debate. O grande problema é a ausência do debate. Eu acho que numa democracia é importante que todas as pessoas possam veicular o seu pensamento. Isso tem que ser considerado e veiculado o pensamento de todos os grupos.

Uma campanha da fraternidade com apenas um lado da questão é um imposição”, defende-se Dulce.Para a Igreja Católica, a preservação da vida não está em debate. Principalmente a dos nascituros, que não têm como se defender.
Fonte:
Gazeta do Povo On Line.

Para ler a carta que o Veritatis Splendor encaminhou para a CNBB, sobre esse DVD clique aqui.


Esperamos uma resposta da grande cúpula da nossa Religião no Brasil!!!


2 comentários:

  1. Nossa RÔ, eu não sabia de nada disso! Viu só, eu também aprendo muito aqui nesse blog!

    Beijos minha querida!

    ResponderExcluir
  2. Rô, querida, eu também estou por fora dessa polêmica toda, só posso dizer que sou absolutamente contra o aborto (se vc apronfudar-se mais nas leituras espíritas entenderá o porquê), mas, particularmente, eu não sou contra os métodos anticoncepcionais (antes da concepção). Em relação à pílula do dia seguinte, já li um pouco sobre o tema e cheguei à conclusão que é praticamente um aborto, já que o espírito reencarnante liga-se quase que imediatamente à mãe após a concepção. Mas não quero criar polêmicas aqui, sei que é tudo questão de entendimento e respeito que pensa diferente de mim...

    Bom, é isso, acho que o mais importante em tudo é o respeito ao ser humano e a responsabilidade na hora de fazer sexo. Assim evita-se muita coisa, não só uma possível "gravidez indesejada" mas também inúmeras doenças. Temos que deixar de preconceitos e falar abertamente sobre esses assuntos, pois somente com informação, sem hipocrisia, é que poderemos crescer como seres humanos e como sociedade em geral, essa é a minha opinião...

    Beijos!

    ResponderExcluir

"Concedei-nos, Senhor, a serenidade necessária
Para aceitar as coisas que não podemos modificar,
Coragem para modificar aquelas que podemos,
E sabedoria para distinguir umas das outras".

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails