Photobucket

terça-feira, 6 de novembro de 2012

O Ano da Fé...por Pe. J. Ramón F. de la Cigoña sj





O Ano da Fé...

A fé é um dom e um compromisso...


O Papa Bento XVI decidiu proclamar um “Ano da Fé” (11/OUT/2012-24/NOV/2013), na comemoração dos 50 anos do Concílio Vaticano II (1962), e dos 20 anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica (1992).

Mas a fé ainda tem espaço em nossa cultura secularizada e num mundo cheio de mentiras, divisões e morte?

A Fé é a experiência fundamental da vida; encantamento pela pessoa e proposta do Senhor Jesus Ressuscitado. Por isso, esta memória nos leva a agradecer tantos bens recebidos: Criação, humanidade, solidariedade... Temos muitas razões para crer e compartilhar!

Tal vez seja O Ano da Fé o acontecimento mais importante do pontificado de Bento XVI; um Kayrós, tempo de graça, para toda a Igreja, e consequentemente para toda humanidade, pois estamos umbilicalmente unidos...

O Ano da Fé pretende sacudir a poeira egoísta que carregamos e a entrelaçar nossas mãos para construir vida em plenitude num mundo deteriorado e cansado. Precisamos superar a monotonia e fadiga de uma fé superficial e divorciada da vida, fazendo de modo novo coisas melhores.

O Ano da Fé no Brasil começou no meio de uma situação esdrúxula com a justiça enfrentando pessoas `cristãs´ e que se achavam por cima da lei e de todos (mensalão!). Nossa fé ainda não se traduz em gesto de verdade e solidariedade; somos um povo religioso, sim, mas incoerente; rico, sim, mas profundamente injusto. Nossa história carrega uma dívida social intolerável!

O Ano da Fé interpela essa moral laicista que escinde a vida religiosa das atividades públicas; questiona essa esquizofrenia de colocar o pessoal por cima e na frente do comunitário. Mentira, relativismo, hedonismo, integrismos y fundamentalismos, adultérios e infidelidades fazem parte das nossas incoerências pessoais e sociais.

A incoerência é tanta que perdemos a capacidade do assombro diante dos escândalos generalizados e as responsabilidades abandonadas! Vivemos sem regras nem valores, como se Deus e os outros não existissem! Nossas limitações precisam ser corrigidas, pois todos aguardam posturas mais includentes e solidárias.

Será que nós  cristãos oferecemos o melhor que temos? É bom crer, pois a fé, a esperança e o amor são inseparáveis.

Neste Ano da Fé queremos acolher Jesus como Senhor e Salvador, para que um outro mundo seja possível. Esperamos uma nova primavera, tempo de graça, onde a Vida nos renove e melhoremos  nossos relacionamentos pessoais e sociais.

Redescubramos a alegria de crer em Deus e renovemos o compromisso de sermos mais fraternos, sem preconceitos ou exclusões.

Uma pregunta: 
O que você gostaria de dizer e acrescentar sobre este assunto ?  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Concedei-nos, Senhor, a serenidade necessária
Para aceitar as coisas que não podemos modificar,
Coragem para modificar aquelas que podemos,
E sabedoria para distinguir umas das outras".

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails