quinta-feira, 3 de março de 2011

"A tradição do lenço dobrado" -uma tradição Judaica"



O LENÇO DOBRADO


Autor desconhecido

“E que o lenço, que estivera sobre a cabeça de Jesus, não estava com os panos, mas enrolado num lugar à parte."(João 20:7)
           Porque Jesus dobrou o lenço? Porque Jesus dobrou o lenço que cobria sua cabeça no sepulcro 
depois de sua ressurreição? Eu nunca havia detido minha atenção a esse detalhe...... João 20:7 nos conta que aquele lenço que foi colocado sobre a face de Jesus não foi apenas deixado de lado como os lençóis no túmulo.
            A Bíblia reserva um versículo inteiro para nos contar que o lenço fora dobrado cuidadosamente e 
colocado na cabeceira do túmulo de pedra. Bem cedo pela manhã de domingo, Maria Madalena veio à tumba e descobriu que a pedra havia sido removida da entrada. Ela correu e encontrou Simão Pedro e outro discípulo, aquele que Jesus tanto amara, disse ela, "Eles tiraram o corpo do Senhor e eu não sei para onde eles o levaram.."Pedro e o outro discípulo correram ao túmulo para ver. O outro discípulo passou à frente de Pedro e lá primeiro chegou.
           Ele parou e observou os lençóis lá, mas ele não entrou. Então Simão Pedro chegou e entrou. Ele também notou os lençois ali deixados, enquanto o lenço que cobrira a face de Jesus estava dobrado e colocado em um lado. Isto é importante? Definitivamente. Isto é significante? Sim. Para poder entender a significância do lenço dobrado, você tem que entender um pouco a respeito da tradição Hebraica daquela época. O lenço dobrado tem que haver com o Amo e o Servo, e todo menino Judeu conhecia a tradição.Quando o Servo colocava a mesa de jantar para o seu Amo ele buscava ter certeza em fazê-lo exatamente da maneira que seu Amo queria.
           A mesa era colocada perfeitamente e o Servo esperaria fora da visão do Amo até que o mesmo terminasse a refeição. O Servo não se atreveria nunca tocar a mesa antes que o Amo tivesse terminado a refeição. Se o Amo tivesse terminado a refeição, ele se levantaria, limparia seus dedos, sua boca e limparia sua barba e embolaria seu lenço e o jogaria sobre a mesa.
          Naquele tempo o lenço embolado queria dizer: "Eu terminei". Eu não sabia a respeito....Se o Amo se levantasse, e deixasse o lenço dobrado ao lado do prato, o Servo não ousaria em tocar a mesa porque o lenço dobrado queria dizer: "Eu voltarei!" Ele está voltando! O recado nos foi dado claramente! Oro para que você seja abençoado com a paz e a alegria em saber que Ele está voltando e isso pode ser muito breve. Esteja pronto, preparado! Fonte: (artigo postado na internet, recebido em minha caixa de emails) Não consegui encontrar ainda uma comprovação na Tradição hebraica de etiquetas á mesa, mas de fato esses detalhes  dos lençóis e do lenço envolto sobre os corpos no texto de João tem a preocupação de dar evidências da ressurreição de Cristo , apesar desse fato ser algo que cremos pela fé. Porque então não sermos estimulados a crermos também nesses sinais como avisos da sua segunda Vinda?

Beijos meus,
cheios de luz, paz, amor, fé e esperança!
Rosane!


3 comentários:

  1. Oi Ro !!!
    Que lindo texto. Obrigada pelos elogios ao blog, muita gentileza sua. Quanto as galinhas tem um PAP que ensina direitinho no blog da amiga Joana. www.agulhaspinceisemais.blogspot.com
    foi lá aprendo e é bem facil.
    Goste de passar por aqui de vez em quando, vc sempre tem novidades e uma boa prosa hehehehehehe
    seja sempre bem vinda
    beijos...
    Marcia

    ResponderExcluir
  2. que coisa linda esse,texto.uma bençao

    ResponderExcluir

"Concedei-nos, Senhor, a serenidade necessária
Para aceitar as coisas que não podemos modificar,
Coragem para modificar aquelas que podemos,
E sabedoria para distinguir umas das outras".

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails