Photobucket

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

"Harmonia e paz em casa"



DETALHES QUE GARANTEM A HARMONIA E A PAZ EM CASA

 
Nunca compare um filho com o outro. Isso pode gerar comportamento falso  e fazer com que um deles crie uma personalidade falsa só para satisfazê-la, sem desenvolver a sua própria personalidade. Além disso, a comparação só piora o relacionamento entre os irmãos.

Evite ameaçar seus filhos para que eles cumprem suas tarefas em casa ou na escola. Esse tipo de atitude nunca gera bons resultados. É melhor sempre procurar explicar a razão e as conseqüências pelas quais ele deve fazer certas coisas. Isso é educar.

Fuja também de comparações do tipo: "Você parece com o seu pai", ou "nisso você puxou para mim". Eventualmente, essas frases não fazem mal se vierem acompanhadas de um bom exemplo ou elogio. Porém, quando servem para depreciar a criança, devem ser evitadas ao máximo.

Um exemplo vale mais do que palavras, lembre-se sempre disso. Por isso, na hora de comer ou de fazer alguma coisa, mostre como é que se deve fazer para que seu filho faça o mesmo, naquele momento e mais tarde também.

Elogios exagerados também devem ser evitados, pois representam uma grande pressão sobre a criança que vai se sentir obrigada a sempre se superar para merecer os seus comentários.

Não compare seu filho a um bebê mimado se ele fizer alguma coisa imprópria para a sua idade. Muito provavelmente ele está se sentindo inseguro e precisa de seu apoio e não de sua crítica.

Você só vai criar filhos geniosos e inseguros se fizer todas as vontades deles e se tomar sempre as suas dores, culpando as outras pessoas e crianças por tudo o que lhes acontece.

Não estimule atitudes rebeldes do seu filho, interpretando-as como se fossem meras birras. Quando ele se recusa a comer um alimento ou a colocar uma roupinha, por exemplo, imponha-se desde cedo para que, mais tarde, não sofra com um adolescente rebelde dentro de casa.

Estimule a prática de esportes entre seus filhos. Isso é bom para evitar a timidez, rebeldia e falta de apetite, dentre outros probleminhas.

Se você tiver se separado do pai de seu filho, evite, ao máximo, falar mal dele na frente da criança. Lembre-se sempre, quem se separou foi você mas seu ex continua sendo pai de seu filho.

Todo cuidado é pouco com os filhos únicos para que eles não cresçam mimados demais e achando que podem ter tudo só para eles. Crianças nessa situação precisam de mais limites do que as que têm irmãos.

Muita atenção com brinquedos que tenham peças muito pequenas que podem ser engolidas ou provocar algum ferimento nas crianças, principalmente se você tiver vários filhos pequenos.

É um erro ficar esperando que seu filho ou filha venha fazer alguma pergunta sobre sexo para depois explicar. Se ele perceber que você não gosta de falar sobre o assunto, nem vai fazer perguntas e, provavelmente, vai acabar aprendendo tudo através de outras pessoas, o que é bastante arriscado.

Evite tratar o sexo como se fosse algo feio, sujo, vergonhoso ou pecaminoso, mas sim como algo que faz parte da vida de cada um.

Não invente histórias para falar sobre sexo com seus filhos. Nada de cegonhas e repolhos, quando eles tiverem dúvidas, esclareça da maneira mais fácil possível sem ser explícita demais.

Fuja de detalhes e não crie novas chances de perguntas. Dê apenas a informação que a criança quer saber.

Tenha em casa livros que falem sobre como funciona o corpo humano e os órgãos sexuais para que seus filhos possam consultar se tiverem alguma dúvida.
fonte aqui 


Beijos meus!
Luz, paz, amor, fé e esérança!
Rosane!







2 comentários:


  1. Seus recados para os pais foram excelentes.
    Muitos precisão escutar o qe disse.
    com carinho Monica

    ResponderExcluir
  2. é preciso muita sabedoria em casa realmente e essas dicas são perfeitas !!!

    Beijos ") @Nanazudah
    http://meninacajuina.blogspot.com/
    http://gordinhasdointerior.blogspot.com/
    http://opesodopreconceito.blogspot.com/
    http://deliciasdaclarisse.blogspot.com/
    http://descobertasdela.blogspot.com/
    http://minhamusicalidade.blogspot.com/

    ResponderExcluir

"Concedei-nos, Senhor, a serenidade necessária
Para aceitar as coisas que não podemos modificar,
Coragem para modificar aquelas que podemos,
E sabedoria para distinguir umas das outras".

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails