terça-feira, 11 de maio de 2010

" - APENAS MEDITANDO E SEMPRE LUTANDO -"

Não sou espirita, mas existem textos que recebo que me fazem meditar e muito. Tenho muito respeito à todas as religiões.

Maravilhoso texto de Caibar Schutel, merecedor de acurada análise e profunda meditação... 
"Regozija-te, pois, se a tua fé vive analisada na intimidade do lar, combatida na oficina de trabalho, fustigada no círculo de amigos, fiscalizada na ribalta social ou testada no catre de sofrimento..."


.NAS  CULMINÂNCIAS  DA  LUTA
Caibar Schutel
Muitas vezes, vivemos normalmente dez longos anos, conquistando patrimônios espirituais, para viver apenas dez minutos fugazes de modo extraordinário e excepcional. São o "clímax da vida", onde somos chamados às contas, na aferição de responsabilidades intransferíveis e que, não raro, percebemos intuitivamente, a derramar lágrimas que pressagiam amargas lutas.
Aprendemos, dia a dia, a pouco e pouco, anos seguidos, o desprendimento de bens transitórios para enfrentarmos a prova do desapego maior em momentos breves; experimentamos, por vários lustros, a repetição, instante a instante, de um dever trivial para testarmos a própria perseverança, no epílogo desse ou daquele problema, aparentemente vulgar, mas de profunda significação em nosso destino; adquirimos forças íntimas vivendo toda uma encarnação a preparar-nos para a demonstração de coragem num minuto grave de testemunho...
Alpinistas da evolução, que destilam suor, de escarpa em escarpa, galgamos a montanha da experiência, adestrando-nos para transpor a garganta que nos escancara o abismo diante da tentação; estudantes comuns, nos currículos da existência, enceleiramos preciosos conhecimentos em cursos laboriosos de observação e trabalho, para superarmos a prova eliminatória, às vezes num só dia de sacrifício...
Estamos sempre, face à face, com a banca examinadora do mundo, pois onde formos aí seremos convocados à confissão de nossa fé e conseqüente valor moral. O minuto que se esvai é a nossa oportunidade valiosa; o lugar onde estamos é o anfiteatro de nossas lições contínuas.
Por isso, caminhar sem Jesus, nos domínios humanos, é sentir que a água não dessedenta, o alimento não sacia, a melodia não eleva, a página não edifica, a flor não perfuma, a luz não aquece... Entretanto, amparados no Cristo, todos somos auto-suficientes, porquanto dispomos de apoio, esclarecimento e fortaleza em qualquer transe aflitivo com que a vida nos surpreenda.
O alento que a certeza da fé raciocinada nos proporciona transcende todas as consolações efêmeras que possamos auferir de vantagens terrenas, de vez que nos faculta trabalhar sem fadiga, ajudar sem esforço, sofrer sem ressentimento e rir engolindo pranto.
Marchemos assim, arrimados nos padrões do Divino Mestre sem que nos creiamos no pretenso direito de reclamar ou maldizer, tumultuar ou censurar.
Desistamos de reivindicações, privilégios, prêmios ou honrarias de superfície, porquanto urge aspirarmos à medalha invisível do dever retamente cumprido que nos brilhe na consciência, à coroa da paz que nos cinja os pensamentos e a carta-branca do livre arbítrio que nos amplie o campo de ação no bem puro.
Regozija-te, pois, se a tua fé vive analisada na intimidade do lar, combatida na oficina de trabalho, fustigada no círculo de amigos, fiscalizada na ribalta social ou testada no catre* de sofrimento... Somente conduzindo a nossa cruz de renúncia às gloríolas do século, com a serenidade da abnegação e com o sorriso da paciência, é que poderemos ser recompensados pelo triunfo sobre nós mesmos, nas rotas da Perfeita Alegria.
(Do livro "Ideal Espírita", Caibar Schutel, Francisco Cândido Xavier, Espíritos Diversos)
* Palavra original: enxêrga
 
 
Um lindo dia para você!
Rosane!
 
 
 

3 comentários:

  1. Olá amiga Rô, sou mãe sim de dois filhos que me dão cabelos brancos e também muitas alegrias.
    Obrigado pela sua visita, desejo a você uma feliz semana.
    Seu blog está cada dia mais lindo.
    Bj
    Manuela

    ResponderExcluir
  2. QUE BENÇÃO! OBRIGADA POR TUDO! VC É MUITO DÓCIL!
    QUE BLOG CHEIO DE CONTEÚDOS!ACALENTA A NOSSA ALMA E ESPÍRITO!QUE BOM ESTAR AQUI!!!
    AMEI,OS DOIS BLOGS! OBRIGADA PELA VISITINHA!TE AGUARDO SEMPRE !
    SE VC PUDER UM DIA, VC ME EXPLICA COMO FUNCIONA O TAL DE SELINHO, EU NÃO FAÇO A MENOR IDÉIA! BJOSSSSSSS E FIQUE COM JESUS SEMPRE!

    ResponderExcluir
  3. NÃO ESQUEÇA DESSE ENDEREÇO -www.cantinhovovomaria.blogspot.com
    Ainda sou nova como blogueira,se não gostar de algo, me dê algumas dicas!gosto muito, a minha primeira ajudadora nisso foi a Ana do blog SEI LÁ MUITAS COISAS, ela me ajudou a dar uma melhorada. tenho pouquinhas seguidoras, mas cada uma tem um grande valor para mim,são como
    jóias que guardo com muito carinho, vc não imagina, como melhorei, estava enfrentando uma depressão horrível, mas tenho melhorado,muitas de vcs contribuíram para meu restabelecimento.
    me sinto tão bem! voltou a vontade de fazer novas coisas,estou fazendo curso de pintura de tela e qdo entro nos blogs de vcs fico maravilhada me enche de idéias!A Cinara e a Tânia Do XÔ DEPRESSão, a Sonia do Cantos e Encantos,a Deusa, a Fatinha e agora vc,enfim ,tantas que tem sido chuvas de bençãos na minha vida! Como seria bom se o mundo fosse habitado por pessoas assim com tão nobre sentimento, pela pessoa humana! eu me sinto amada por todas!
    Um grande abraço para vc!bjos

    ResponderExcluir

"Concedei-nos, Senhor, a serenidade necessária
Para aceitar as coisas que não podemos modificar,
Coragem para modificar aquelas que podemos,
E sabedoria para distinguir umas das outras".

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails