quinta-feira, 17 de abril de 2008

Ligamentopalstia

O que quer dizer Ligamentoplastia?
Enxerto de um tendão para substituir o lesionado.
Essa será a cirurgia que eu farei.
Então para me deixar por dentro do que foi que me aconteceu já que estou prestes a fazer essa tal cirurgia fui para Internet e descobri dentre Ns informações, por exemplo o que segue abaixo.


Anatomia do Joelho


O joelho é a articulação intermédia do membro inferior, sendo esta uma articulação composta (constituída por três ossos: fémur, tíbia e rótula) e complexa (possuindo dois meniscos que aumentam a congruência óssea e aumentam a área de distribuição de forças). O complexo articular do joelho apenas possui um grau de liberdade que permite executar movimentos de flexão e extensão. No entanto, quando o joelho se encontra flectido surge um segundo grau de liberdade (grau acessório) que permite os movimentos de rotação.






Fig1 Meniscos(vista superior)








Fig. 2 - Joelho Direito em Extensão(vista posterior)

Sob o ponto de vista mecânico o joelho é uma articulação surpreendente uma vez que possui uma grande estabilidade em extensão máxima e adquire uma grande mobilidade a partir de um determinado ângulo de flexão. Quando o joelho está em flexão, posição de instabilidade, o joelho está sujeito ao máximo a lesões ligamentares e dos meniscos, no entanto, quando este se encontra em extensão está mais vulnerável a fracturas articulares.
Os ligamentos cruzados são estruturas ligadas à estabilidade do joelho e que estão localizados no centro da articulação. O ligamento cruzado anterior (LCA) assim como o posterior (LCP), são extra sinoviais, apesar de intra-articulares.
O ligamento cruzado anterior tem origem no fémur na porção postero-lateral do intercondilo e insere-se anteriormente à tibia. A inserção tibial é bem mais resistente que a fémural.



Fig. 3 - Ligamento Cruzado Anterior (vista anterior)

Este ligamento possui duas bandas: a anteromedial e a posterolateral. A primeira origina-se na porção mais proximal do LCA e insere-se na porção mais antero-medial da sua inserção tibial e a segunda origina-se mais distal em relação à origem femoral e insere-se mais postero-lateral na inserção tibial, esta banda é o componente mais curto e de maior volume do LCA. A banda anteromedial encontra-se laxa na extensão e tensa na flexão a 70º.
O objectivo deste ligamento é resistir ao deslocamento anterior da tibia e à rotação medial do joelho, daí quando há ruptura deste ligamento a tibia se projectrar para a frente do fémur (gaveta anterior).
A cápsula articular do joelho é uma bainha fibrosa que contorna a extermidade inferior do fémur e a extremidade superior da tibia mantendo-as em contacto entre si e formando as paredes não ósseas da cavidade articular. Na sua camada mais profunda a cápsula está recoberta pela membrana sinovial.
As articulações tibio – fémural e patelo – fémural são envolvidas pela cápsula articular, sendo esta reforçada posteriormente pelo ligamento arqueado poplíteo e oblíquo poplíteo e vários músculos; anteriormente pelo tendão do quadricipete e tendão rotuliano; lateral e medialmente pelos ligamentos colaterais e anteromedial e anterolateralmente é reforçada por expansões do vasto medial e do vasto lateral na direcção dos ligamentos colaterais.
«Os ligamentos cruzados estabelecem conexões tão íntimas com a cápsula articular podendo-se dizer que na realidade estes são espessamentos da cápsula articular, e que, como tais são parte integrante dela.» (KAPANGJI, 2000, 5º Edição).
As principais funções dos ligamentos do joelho são: estabilização, controle da cinemática e prevenção dos deslocamentos e rotações anormais que podem causar lesões da superfície articular. O conhecimento das funções dos ligamentos é fundamental para o planeamento cirúrgico e reabilitação. O LCA, como vimos anteriormente, tem a principal função de evitar a gaveta anterior, sendo um estabilizador primário. Ele actua secundariamente na restrição da rotação tibial e em menor grau na angulação varo-valgo (quando o joelho está em extensão). Não possuindo acção na restrição da translação posterior da tíbia.
O joelho apresenta seis tipos movimentos: três translações (antero-posterior, médio - lateral, céfalo-caudal), e sobre estes três eixos ocorrem três rotações (flexo-extensão, rotação interna-externa, varo-valgo), criando um movimento complexo do joelho. A mobilidade do joelho ocorre simultaneamente em mais de um eixo e de um plano.
Histologicamente, os ligamentos são similares a tendões: são bandas de colagénio denso com pouco material celular. Eles são preparados para suportar tensões lineares. Em contraste com os tendões, os ligamentos possuem fibras não tão paralelas e uma quantidade de elastina superior, podendo suportar alongamentos maiores, sem causar danos à sua estrutura. O LCA e LCP apresentam propriedades viscoelásticas, o que permite dissipar a energia, regular o seu comprimento e distribuir a carga aplicada. Alterações na viscoelasticidade podem facilitar o alongamento do enxerto. (SILLEY, 1997)
A resistência do LCA varia conforme a idade. Um estudo feito sobre a resistência deste ligamento em grupos de idades diferentes verificou que um grupo mais jovem com idades compreendidas entre os 20 e os 35anos apresentava uma resistência 50% maior que um outro grupo com idades entre os 40 e 50 anos e três vezes superior que um último grupo com idades compreendidas entre os 60 a 97 anos. As propriedades mecânicas dos ligamentos cruzados do joelho, aumentam com a prática de exercícios físicos, gerando, um aumento de 20% no seu limite de resistência e 10% no seu limite de elasticidade.
fonte de informação - http://www.ligamentoplastia.com/

4 comentários:

  1. Rô,

    Muito bom isso. A gente tem mesmo é que pesquisar tudo para saber o que vai acontecer com a gente. Só lendo é que entendemos. E quando a gente entende, fica tudo mais fácil!...

    Nossa, essa, definitivamente, não foi uma boa notícia, hein? Pensei que vc já tivesse ficado completamente boa da perna! Mas ainda bem que a Medicina está aí, ao nosso alcance, para nos ajudar nesses probleminhas (literalmente, nesses ‘tropeços’ do caminho! rs) Ao mesmo tempo, fico contente em ver como vc está reagindo. Continue assim, firme e forte, com bom-humor, esperança e fé em Deus, que tudo dará certo! Estou torcendo por vc. Sempre devemos procurar encontrar uma lição em tudo o que acontece conosco, portanto, sei que, de alguma forma esse período “de molho” será bom para vc! Pelo menos não vamos ficar sem a vovó mais querida da blogosfera, graças ao Notebook, hein? :) Me avisa quando for o dia da sua cirurgia, tá? Para que eu possa fazer uma vibração positiva por vc!

    Beijos. Que Deus te abençoe e proteja sempre!...

    ResponderExcluir


  2. fique a vontade para publicar o texto sobre o lápis, eu também gostei muito, pena não saber quem é o autor. Desejo que se recupere o mais rapidamente possível. Você é uma pessoa dinâmica, vai conseguir passar por isso da melhor forma possível. desejo que sua cirurgia seja um sucesso.

    Tudo de bom pra você.

    ResponderExcluir
  3. Rô, tenha cuidado contigo, querida, e siga as recomendações dos médicos para uma excelente recuperação. Vai correr tudo bem!!

    Muitos beijinhos com carinho

    ResponderExcluir
  4. E eu, que também achei que você já estava boa disso, minha querida? Aff...que coisa! Mas fique tranquila, tudo vai ficar melhor!
    Fique bem, na medida do possível que eu estarei aqui torcendo pra que vc fique boa logo!

    Um grande beijo!

    ResponderExcluir

"Concedei-nos, Senhor, a serenidade necessária
Para aceitar as coisas que não podemos modificar,
Coragem para modificar aquelas que podemos,
E sabedoria para distinguir umas das outras".

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails