sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Dicas e receitinha da vovó Rô...










Bom , hoje resolvi voltar um pouquinho para o meu lado dona de casa, porque na casa da vovó Rô sempre tem dicas e receitinhas.
Viajando pela Net, descobri esse Site muito e bem elaborado, com coisinhas bem interessantes, para nós donas de casa de primeira qualidade "NOSSA QUE PRETENSÃO".Quer saber qual o Site, então
clique aqui.

Prepare uma refeição sem sujar a cozinha addLoadEvent(iniciaServicos("Conteúdo Organize sua



casa","load_servicos","",""));

Quando for preparar as refeições, mantenha em suas mãos um pano húmido com algumas gotas de detergente. Vá limpando tudo o que sujar: porta de geladeira, porta dos armários, tampa do forno .
Quando você vai fazer uma refeição em primeiro lugar separe os ingredientes que serão usados na receita:
Carnes: Tempere (se for o caso) e coloque na geladeira, dentro de uma vasilha funda tampada. Deixe a pia limpa.
Verduras de folha: Lave em bastante água corrente uma a uma as folhas que você vai usar na comida. Depois ponha de molho em água sanitária dissolvida em água pura na proporção de 1 colher de sopa de água sanitária para cada litro de água. Deixar de molho por 30 minutos. Escorrer bem a água, não enxaguar, leve ao secador de salada antes de temperar ou arrumar na travessa. Deixe de molho em um canto da pia que deve estar bem limpa
Legumes: Ao descascá-los, jogue as cascas imediatamente no lixo, para não dar aquele aspecto feio de sujeira na pia.
Temperos, condimentos e molhos: Coloque dentro de vasilhas pequenas.
Óleo, vinagre, vinho e tudo o que estiver em garrafas ou bisnagas: Coloque em cima de uma bandeja.
Se usar algum ingrediente que está na lata de mantimento, pegue-a com a mão limpa, passe um paninho e guarde imediatamente no local correto.
Utensílios que serão usados
Separe os utensílios necessários ao preparo do prato.
• Panelas: Use apenas as necessárias. Lembre-se que depois terá de lavá-las. Procure usar sempre as mesmas panelas. Por exemplo: se cozinhar legumes, retire-os e aproveite a mesma panela para refogá-los; se usar frigideira passe uma esponja limpa e use-a novamente.
• Panelas anti aderentes: Não coloque no fogo para esquentar por mais de 4 minutos, pois a alta temperatura estraga o revestimento. Nestas panelas só podemos usar colheres de pau, de plástico ou de borracha. Formas de bolo e assadeiras desse material devem ser untadas com um pouco de óleo, facilitando a retirada do assado.
Sua cozinha deve estar limpa. Só travessas, pratos e talheres que estão sendo usados na mesa serão lavados depois.
As panelas, usadas no preparo da refeição, devem ser raspadas com uma colher de borracha e deixadas cheias de água quente com um pingo de detergente. Estas também serão lavadas após a refeição.
Se sujar, vá limpando.
Refeição pronta, cozinha limpa!

Dica dada agora a receitinha.
Como já postei aqui no dia 09/0l/2008, foi o aniversário do meu netinho Mateus, e como sempre o Bolo de Pão de forma é o da vovó RÕ...Meu filho não fará uma grande festa para comemorar o primeiro ano da vida do Mateus, pois eles estão de viagem marcada para Colônia na Alemanha e tudo o que for possível economisar está sendo feito, eta criançada responsável...
Isso me deixa muito orgulhosa, pois aí que vejao os frutos das sementes plantadas!!!
bom chega de confetes e vamos para a receitinha, super simples e rápida, meio económica...






Bolo de Pão de forma

Ingredientes:
2 pães de forma de boa qualidade (não é o sem casca) retirar a casca com a faca, o pão sem casca que existe no mercado é muito seco...
1 lata de molho de tomate refogado (de boa qualidade)
1 lata de atum sólido (de boa qualidade)
1 lata de creme de leite (com soro )
1 vidro de 500grs de Maionese

Modo de fazer:-
Bata todos os ingredientes no liquidificador, formará como se fosse um patê não muito mole não muito grosso.
Em uma refratária retangular ou bandeja, ir montando o bolo assim:-
Passar a maionese colocar as fatias de pão já sem a casca, passar a maionese de novo e passar o liquido batido, outra camada de pão, maionese o liquido, terminar com o liquido e aproveitar passar nas laterais do bolo também. Decorar se quiser.
Levar à geladeira por mais ou menos 24 horas.

DICA DA VOVÓ:- NÃO TENHA DÓ DE USAR A MAIONESE, É ELA QUEM DÁ A HUMIDADE AO PÃO.





QUANDO EU DISSE DE BOA QUALIDADE, SÃO ESSAS MARCAS FAMOSAS DO MERCADO, NÃO SEI SE PODE SER COLOCADO NOME DA MARCA AQUI NO BLOG....RSRSRS....










Fica uma delícia pelo menos aqui em casa todo mundo gosta, porque ele é leve e saboroso.





Se fizerem depois me contem se gostaram!!!!





7 comentários:

  1. Hummm, fiquei interessada nessa receita! Adoro atum! Confesso que o que mais me atraiu foi a facilidade de fazer no liquidificador e levar direto à geladeira! Apesar de não ser lá muito prendada vou experimentar, depois digo o resultado, espero que dê certo! Rsrsrs...

    Um pão que gosto para esse tipo de receita é o pão de leite plus vita, sabe? É um pão bem fofinho, já fiz até lasanha com ele!

    E a maionese uso sempre light, sem colesterol, afinal, todas essas coisas gostosas sempre engordam, não é, infelizmente... Rsrs.

    Beijos e bom final de semana!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi minha vovó preferida!!!!
    Adorei esse post, eu AMO cozinhar e estou sempre experimentando receitas novas! Nessa semana eu aprendi a fazer sushi!!! Bom, para uma primeira vez até que ficou bom, mas preciso aperfeiçoar a técnica! ;)

    Ah, eu só não vou experimentar essa sua receita, porque simplesmente não suporto maionese, acredita? E ali vai um montão, né? Arghhhhhhhh...Mas pra quem gosta, deve ser uma delícia!!!

    Ah, Rô...me desculpe não ter passado aqui antes, é que estava com problemas na internet, então não soube do aniversário do Mateus...de qualquer forma, parabéns atrasado, pra vovó mais feliz do mundo!

    Um grande beijo minha querida, e que você, juntamente com sua família, tenha um final de semana maravilhoso!

    ResponderExcluir
  3. Ro querida, nao vou fazer a receita este fim de semana,por que vamos comer fora, tanto sabado quanto domingo, mas vou fazer sim, sei q as crianças vao gostar!
    Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  4. Ro

    Seu blog está fantástico. Parabéns!

    Um ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  5. Oi, Rô!

    Vim fazer uma visitinha de cortesia e ainda de quebra ganhei uma receita simples de elaborar e deliciosa! Vou tentar fazer qualquer dia desses, depois digo o resultado!

    Tenha um ótimo restinho de domingo e uma semana maravilhosa!

    Beijão!
    Juca

    PS: Desejo muita luz, amor e carinho em 2008, pra você e sua família!

    ResponderExcluir
  6. Oi Rô!!!

    Passei só para desejar boa semana para você... Tudo de bom e seja feliz!

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  7. Vou confessar uma coisa, Rô querida, nem a minha mãe sabe disso... mas, estou detestando cozinhar só para mim.... não que eu não mereça, mas é duro estar sempre sozinha e fazer comida só pra mim, sem ninguém pra dizer que ficou horrível..rsrsrsrrs

    Mas, estou alimentando-me bem ;)

    Beijos

    ResponderExcluir

"Concedei-nos, Senhor, a serenidade necessária
Para aceitar as coisas que não podemos modificar,
Coragem para modificar aquelas que podemos,
E sabedoria para distinguir umas das outras".

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails