Photobucket

quinta-feira, 12 de maio de 2011

"Perfeições de Deus" Luiz de Granada Escritor espanhol (1504/1558)






Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos "Salmos 19:1.

Perfeições de Deus
Luiz de Granada
Escritor espanhol (1504/1558)

Que é todo esse mundo visível se não um espelho que vós, Senhor, colocastes diante de nossos olhos para que nele contemplássemos vossa formosura?
Porque, assim como no céu vós sereis espelho que veremos as criaturas, assim neste desterro elas serão espelhos para vos conheçamos a vós. Que é todo este mundo visível se não um grande e maravilhoso livro, que vós escrevestes e oferecestes aos olhos de todas as nações do mundo, a gregos e bárbaros, a sábios e ignorantes, para que nele todos estudassem e soubessem quem vós sereis? Que serão todas as criaturas se não pregadores de seu criador, testemunhos de sua nobreza, espelhos de sua formosura, anunciadores de sua glória, alertadores de nossa inércia, estímulos de nosso amor e condenadores de nossa ingratidão? E porque as vossas perfeições, Senhor, eram infinitas e não se podia criar uma só criatura que as representasse, foi necessário que se criassem muitas para que assim, aos pedaços, cada uma por sua vez nos declarasse algo do conjunto. Desta forma, as formosas criaturas pregam vossa formosura; as fortes, vossa fortaleza; as sábias, vossa sabedoria; as resplandecentes, vossa claridade; as doces, vossa suavidade; as bem ordenadas e prevenidas, vossa maravilhosa providência...
Por certo, Senhor, os que essas vozes não ouvem, são surdos; e os que ante tão maravilhosos esplendores não os vêem, são cegos; e aqueles que, vistas todas essas coisas, não as apregoam, são mudos; e os que ante tantos argumentos e testemunhos de todas as criaturas não conhecem a nobreza de seu criador, são insensatos . Parece-me, Senhor, que todas essas faltas estão em nós mesmos, porque entre tantos testemunhos de vossa grandeza, não vos conhecemos. Em que folha de árvore, em que flor do campo, em que verme, por menor que seja, quando bem considerados, não nos mostrariam grandes maravilhas? Que criatura existe nesse mundo, por mais mesquinha que seja, que não se constitua em perene maravilha? Pois, como é que sendo rodeados por todas as partes de vossas maravilhas, ainda não vos conhecemos? Como não vos louvamos e não alardeamos vosso nome? Como nos falta coração compreensível para entender o mestre por suas obras, e olhos claros para notar sua perfeição no que faz ouvidos atentos para ouvir o que diz através dela? Fere os nossos olhos o esplendor de vossas criaturas; deleita nossos entendimentos e formosura delas; e é tão curto nosso entendimento que não se eleva um grau acima para ali surpreender o criador dessa formosura e o dadivoso ser desse deleite.
Somos como as crianças que, quando se lhes põe, ante os olhos, um livro de letras douradas, se perdem na contemplação das mesmas e não se dão conta do significado.

Beijos meus,
Cheios de luz, paz, amor, fé e esperança!
Rosane!


2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Pena que nem todas as pessoas conseguem abrir os olhos pela manha agradecer e enchergar o mundo dessa forma...

    lindo !!!

    Mondibjus ♥

    ResponderExcluir

"Concedei-nos, Senhor, a serenidade necessária
Para aceitar as coisas que não podemos modificar,
Coragem para modificar aquelas que podemos,
E sabedoria para distinguir umas das outras".

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails